1. Boa tarde, amigos! Hoje é a "super-quarta": serão decididas as taxas de juros básicas no Brasil e nos EUA. Mas, afinal, muita gente não sabe exatamente o que são juros, e especificamente, o que é a "taxa de juros básica"? Bom, primeiro, juros são o "preço do dinheiro".
2. Como no quadro acima, são classificados como remuneração de um fator de produção - igual ao salário remunera o trabalho e o aluguel remunera o espaço. Já os "juros básicos" são a remuneração dos títulos públicos de um país, aqui emitidos pela Secretaria do Tesouro Nacional.
3. A receita ("renda") de um Governo vem da tributação. Mas esta é uma receita empenhada: 96% tem destino definido por lei. Para cobrir seus gastos, os Governos podem fazer 2 coisas: ou emitir dinheiro (isso fica a cargo do Banco Central) ou emitir títulos de dívida pública.
4. Se o Banco Central emitisse mais moeda, isso causaria inflação. Os títulos público são considerados "quase-moeda", porque são intensamente negociados, no chamado MERCADO ABERTO (ou "open market", lembram?): o Banco Central vende e compra esses títulos públicos, diariamente.
5. O Banco Central compra e vende títulos públicos, de um lado, deixando mais ou menos moeda (os Reais, mesmos) no outro, no mercado. Faz isso definindo as metas da Taxa Selic. Quando sobem os juros básicos, os títulos públicos remuneram bem, há menos moeda - e vice-versa.
6. Se a taxa Selic está baixa, há muita liquidez nos mercados (muito "M1", como no quadro). Quando está alta, há pouco dinheiro no mercado (aumenta o "M4", há mais títulos públicos no mercado). Juros altos = dinheiro caro (escasso); juros baixos = dinheiro barato (abundante).
7. Exatamente neste momento, o COPOM (que é composto pelos 9 diretores do Banco Central) acaba de manter a Taxa Básica de Juros, a Taxa Selic, em 2% ao ano. Isso quer dizer que, neste momento, o dinheiro está abundante, no mercado, está "mais barato". br.investing.com/news/economic-…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Fábio Talhari 🇧🇷🇯🇵♌

Fábio Talhari 🇧🇷🇯🇵♌ Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FabioTalhari

3 Sep
1. Há 32 anos, em 1988, o então deputado federal e constituinte Lula discursou e votou contra a Constituição Federal. Aliás, a bancada do PT toda votou contra: Paulo Paim, Benedita da Silva, José Genoíno e outros.
2. Mais tarde, em 1994, o PT votou contra o Plano Real. Acusou-o de "eleitoreiro". Na verdade, como costumam fazer, estavam "sabotando" uma eleição de FHC, a quem faziam oposição, naquela época.
3. Durante o Governo FHC, o PT votou contra todas as privatizações. Conseguiu impedir a privatização da Petrobrás e deixar a "meio-pau" a privatização da Vale. Só não conseguiu impedir a das empresas de telecomunicações - por isso, telefones hoje são baratos, em relação à época.
Read 5 tweets
2 Sep
1. NEGATIVO! As leis que tratam do tema, no Brasil, como o Código de Ética Médica, GARANTEM que toda pessoa tem direito a negar-se a tratamentos, ou seja, todos podem decidir livremente sobre a execução de práticas diagnósticas ou terapêuticas.
2. Especificamente em São Paulo, a Lei 10.241/99 estabelece que qualquer pessoa pode consentir ou recusar, de forma livre, voluntária e esclarecida, com adequada informação, procedimentos diagnósticos ou terapêuticos a serem nele realizados.
3. Segundo o Regulamento Sanitário Internacional (RSI), do qual o Brasil é signatário, os países que fazem parte do grupo devem atender prontamente às recomendações e práticas publicadas pelo documento de emergência, e os governos e autoridades responsáveis devem organizar... (+)
Read 7 tweets
1 Sep
1. Como houve idiotas que questionaram os números, estão aqui. Canadá: PIB se contrai à taxa anualizada de 38,7% no 2º trimestre infomoney.com.br/economia/canad… via @InfoMoney
Read 7 tweets
20 Aug
Como toda pessoa, física ou jurídica, o Estado processa escolhas administrativas ("trade-off"): as decisões tomadas visam objetivos na Economia, mas são restritas pelos limites orçamentários. O "pay-off" são objetivos alcançados, custo de oportunidade é o que não foi realizado.
Os objetivos da política econômica, que são todas as medidas administrativas para o controle e direcionamento de recursos, englobam desde ações macroeconômicas até as microeconômicas.
Há 3 fontes de capital: privado, público e externo. O capital público provém de duas fontes: receita tributária e/ou dívida pública. Quando o custo dos objetivos ultrapassa os limites orçamentários, ou o Estado se endivida mais, ou os contribuintes pagam pela irresponsabilidade.
Read 6 tweets
19 Jun
1. Amigos, já escrevi sobre isso, mas o tema ainda é bastante atual, eis que mostra a marcha histórica do Brasil, desde a eleição de 2002. Não será em um dia, muito menos em um ano e meio que iremos conseguir mudar este país, mas estamos avançando na direção certa, e eu provo.
2. Gradativamente, as ideias do PT estão sendo varridas das cabeças e dos corações dos brasileiros.
3. E nas últimas eleições, isso ficou bem claro. Daí o tamanho desespero, as ilegalidades, as inconstitucionalidade, amplamente praticadas pelos sectários do Partido das Trevas e do socialismo. Porque sabem-se moribundos.
Read 4 tweets
23 Mar
1/4 - Atenção amigos! ALERTA DE DESINFORMAÇÃO! A esquerda e a extrema-imprensa estão aterrorizando a população, por conta da MP 927/2.020. Ela NÃO PREVÊ 4 MESES SEM SALÁRIO PARA NINGUÉM! Pelo contrário, prevê remunerações, sim, durante o período de suspensão dos contratos. Vejam.
2/4 - Atenção amigos! ALERTA DE DESINFORMAÇÃO! A MP 927/2.020 flexibiliza, sim, as possibilidades de concessão de férias (remuneradas) e a colocação dos empregados em home office, por exemplo. As tabelas me foram repassadas pelo meu amigo Júlio Hidalgo.
3/4 - Atenção amigos! ALERTA DE DESINFORMAÇÃO! As suspensões dos contratos de trabalho preveem, sim, sustento dos empregados, pelo período de 4 meses. Não caiam no terrorismo da esquerda! É MENTIRA o que estão veiculando!
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!