Sabe porque a gente paga 10 vezes mais em um console de videogame no Brasil? A explicação pra isso está nos anos 80. O podcast Primeiro Contato, que eu tô produzindo, vai abordar tudo com muitos detalhes, mas aqui vai um resumo👇👇👇
A reserva de mercado para o setor de informática foi uma política de desenvolvimento econômico estabelecida no Brasil nos anos 70 e oficializada em 1984, durante a ditadura.
A lei impedia a entrada de hardware estrangeiro para que fabricantes nacionais de computadores pudessem se desenvolver de forma justa, sem serem dizimadas pelas gigantes multinacionais. Ela também chutou empresas gringas pra fora, tipo a IBM.
E uma forma de proteger a indústria nascente e incentivar a fabricação nacional era colocando os impostos de importação de peças lá em cima e tornando o processo todo extremamente burocrático (o que já era meio burro pq não se produzia localmente todos os componentes de um micro)
E nada de errado em reservas de mercado: é o caminho normal do desenvolvimento econômico, que aconteceu com todos os países que desenvolveram sua indústria tecnológica, como Alemanha, Coreia e China (inclusive no processo de cópia e engenharia reversa, como rolou no Brasil)
Só que conforme o tempo foi passando, os governos não investiram em pesquisa e desenvolvimento e as universidades (imprescindíveis para o desenvolvimento tecnológico) continuaram sucateadas. Embora a proposta original da reserva fosse importante, sua condução foi ruim.
Com a eleição do Collor, que tinha um discurso liberalista, privatizante, em sintonia com o de Ronald Reagan e Margaret Thatcher, o governo optou por abrir de vez as fronteiras para os importados em vez de defender a indústria nacional de tecnologia. Falências, demissões etc.
Embora agora a pessoa que importava um computador não cometia mais um crime, pouca coisa havia mudado. Os impostos permaneceram praticamente inalterados, na forma de uma alíquota de importação de 45%, então a mais alta em vigor no planeta -- em 1991, perdia apenas para a da URSS.
Somado ao Imposto sobre Produto Industrializado, o IPI, e o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços, o ICMS, o preço de um computador (ou console de videogame) trazido legalmente do exterior passava a custar o dobro ou mais do seu país de origem.
Se isso não parece novidade para você, é porque de lá pra cá, essa realidade não mudou praticamente nada. Então você paga caro em nome de uma política de desenvolvimento tecnológico brasileiro que não existe desde a eleição do Collor :)
Aqui o podcast:

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Rique Sampaio | Ouça Código do Caos 🎧

Rique Sampaio | Ouça Código do Caos 🎧 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @RiqueSampaio

Sep 21, 2023
Ontem foi um dia muito importante para a indústria de games BR: foi o dia em que uma equipe de profissionais desse meio (desenvolvedores, psicólogos, acadêmicos...) conseguiram derrubar a aprovação imediata do Marco Legal dos Games, um PL que foi cooptado por jogos de aposta 👇 Image
Desde que tomou pra si o PL, a indústria bilionária da aposta fez um lobby fodido, pagou assessorias pra vender pautas favoráveis e conseguiu apoio de grandes jornais (Globo, por exemplo, que tem a maior plataforma de betting do país, vem publicando textos favoráveis ao PL).
Enquanto isso, a imprensa de games BR CAGOU pra cobertura do PL, que pode prejudicar muito a indústria de games nacional. É revoltante. Se essa discussão estivesse acontecendo no congresso dos EUA, TODOS os sites estariam cobrindo, inclusive os BR, que usam os americanos de fonte
Read 16 tweets
Jun 27, 2023
Importante a prisão de incels criminosos, mas ñ adianta prender ½ dúzia se outros 500 estão sendo radicalizados em fóruns, grupos fechados ou mesmo a céu aberto, em redes sociais. Não adianta bloquear aplicativo. É preciso combater o mal pela raiz. O q torna esses homens doentes?
Incels são crianças/jovens do sexo masculino extremamente introvertidos, com dificuldade de socialização e possivelmente neurodiversos, que encontram pertencimento em comunidades online. Ao encontrarem pessoas parecidas, com os mesmos gostos e frustrações, se sentem entre amigos.
Têm games como um gosto em comum pq são universos escapistas de fantasia onde eles podem esquecer de suas vidas e suas dores. Fantasias de poder onde eles podem, sozinhos, resolver todos os problemas na base da força e da astúcia. Animes, quadrinhos seguem a msm lógica.
Read 14 tweets
May 25, 2023
Você sabia que muito antes da internet chegar ao Brasil, a gente teve uma rede nos anos 80 que era acessada da TV da sala, locais públicos ou computadores, em que dava pra fazer compras online, bater papo com desconhecidos, acessar jogos, notícias e até uma espécie de LinkedIn? ImageImage
O Videotexto estreou no Brasil no começo dos anos 1980 e era baseado em uma tecnologia francesa de sucesso chamada Minitel. O Minitel foi tão popular na França que, no final dos anos 1990, era usado por quase 50% da população, enquanto a internet não batia os 20%. ImageImage
Em 89 houve até um filme francês, chamado 3614 Code Père Noël (3614 Código Papai Noel) em que um garoto, na tentativa de falar com Papai Noel pelo Minitel, divulga seu endereço a um criminoso que se passava pelo velhinho e acaba tendo que defender sua casa.
Read 25 tweets
May 9, 2023
Nesta quarta faço um "soft launch" do Primeiro Contato 2ª Temporada para apoiadores, q terão acesso com uma semana de antecedência. Vou abrir tb uma assinatura mensal q dará o mesmo acesso antecipado. Mas antes disso, quero compartilhar alguns sentimentos👇 Image
Produzir o PC (Primeiro Contato) é um baita desafio que eu assumo sozinho. É dezenas ou centenas de vezes mais difícil do que produzir um episódio de um podcast convencional. Por uma década eu participei de podcasts quase sem roteiro e pesquisa. O PC é o extremo oposto.
Essa temp, por exemplo, eu comecei a produzir no final de 2021. Desde o começo, a ideia era usar o gancho deixado pelo fim da 1ª e explorar a internet brasileira. Contudo, existiam infinitas abordagens possíveis. Então meu 1º desafio foi entender qual história eu queria contar.
Read 25 tweets
May 8, 2023
Apaixonado por esse vídeo institucional da Telerj durante a Rio 92/Eco 92, conferência mundial de meio ambiente promovida pela ONU que rolou no Rio de Janeiro em 1992. A ideia era mostrar como a estatal havia preparado a infraestrutura de telecomunicações da cidade para o evento.
Impossível não reparar:
- que o logotipo do Uber é quase um plágio do antigo logo da Telerj ImageImage
- nessa diva sedutora Image
Read 6 tweets
Jul 4, 2022
O compromisso do @BIG_Festival com cripto e NFT é tão grande que o evento está divulgando mentira.
Vamos lá: 👇
Na última newsletter deles (assinada por desenvolvedores, jornalistas e consumidores de jogos em todo o Brasil), eles dizem que "No Reino Unido e EUA, 58% dos desenvolvedores de jogos estão começando a usar blockchain" e que "47% começaram a incorporar NFT em seus projetos".
Citam como fonte uma pesquisa feita por uma agência chamada Opinion. Uma rápida busca e vc descobre que ela foi divulgada em nov/21, só que de lá pra cá MUITA coisa aconteceu, incluindo:
- Bitcoin foi ladeira abaixo
- Axie Infinity foi alvo do maior roubo de cripto da história
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(