jardelito Profile picture
Sep 18, 2020 28 tweets 23 min read Read on X
18/09/2020 – Aniversário de 70 anos da TV brasileira!
Conheça um pouco dessa história! #TV70Anos 📺
Em 18 de Setembro de 1950 era inaugurada a TV Tupi, canal 4 de São Paulo, primeira emissora de televisão do Brasil e a segunda da América Latina. Instalada pelo empresário Assis Chateaubriand, tornou-se ao longo dos anos o mais importante meio de comunicação do país.
Nos primeiros anos, elencos vindos do rádio criavam os primeiros programas da TV. Já em 1950, estreava o primeiro humorístico: “Rancho Alegre” com Mazzaroppi. Dentre os principais nomes da época, Cassiano Gabus Mendes, Ivon Cury, Lima Duarte, Vida Alves e Wálter Forster.
Na década de 60, destacam-se os Festivais Musicais da Record, a presença feminina aos domingos com Dercy Gonçalves, Bibi Ferreira e Hebe Camargo, além das primeiras telenovelas, em especial “Beto Rockfeller”, “O Ébrio” e “O Sheik de Agadir”.
O jornalismo começa a alcançar o seu protagonismo, com o lançamento das primeiras edições do “Jornal Nacional” e a importância histórica do “Repórter Esso”, que marcou uma geração por suas transmissões dinâmicas e populares.
Ainda nos anos 60, surgem os primeiros programas de auditório, comandados por Silvio Santos, Chacrinha, Moacyr Franco, Renato Corte Real e Enrico Simonetti. Surgem também os humorísticos "A Praça da Alegria", "A Família Trapo" e "Chico Anysio Show", grandes audiências da época.
Na década de 70, a inauguração da TV à cores na transmissão da Festa da Uva de Caxias do Sul, o lançamento do “Fantástico” e a novela “Irmãos Coragem”. Nessa época, destaque também para o programa Flávio Cavalcanti, na TV Tupi, e J. Silvestre com o sucesso de “O Céu é o Limite”.
Em 1972, o último capítulo de “Selva de Pedra”, com Regina Duarte, registra a maior audiência da história da televisão brasileira. Foram 100 pontos de IBOPE, recorde absoluto até hoje.
As transmissões esportivas ganham sua relevância, em especial a transmissão da Copa do Mundo no México, em 1970, com o Tricampeonato da Seleção Brasileira. A música e a literatura nacional também ganham destaque com o “Globo de Ouro”, "Som Brasil" e o “Sítio do Picapau Amarelo”.
Na década de 80, o histórico “TV Mulher”, as novelas “Roque Santeiro” e “Vale Tudo”, a inauguração da TV Manchete e do SBT e a consolidação do júri na televisão com Chacrinha nas tardes de Sábado da Globo e Silvio Santos aos domingos no SBT com o “Show de Calouros”.
Também nos anos 80, Hebe Camargo vai para o SBT e Jô Soares estreia o “Jô Soares Onze e Meia”. Na Band, o sucesso do “Clube do Bolinha”. Destaque para “Os Trapalhões”, “A Escolinha do Professor Raimundo”, “Viva a Noite” com Gugu e “Perdidos na Noite” e “Domingão do Faustão”.
Ainda nos anos 80 e início dos anos 90, surge o sucesso dos programas infantis, com o “Clube da Criança” na TV Manchete, “Show Maravilha” e “Bozo” no SBT, “Balão Mágico”, “Castelo Rá-Tim-Bum” e “TV Colosso”. Destaque para as novelas “Tieta” e “O Salvador da Pátria”.
Nos anos 90, surge a MTV Brasil, trazendo programas jovens para a televisão. Xuxa consolida-se com “Xou da Xuxa”. No SBT, destaque para o “Aqui Agora”, “Bom Dia & Cia” com Eliana e “Programa Livre”, com Serginho Groisman, além de Angélica. Na Globo, a “TV Pirata” é sucesso.
Ainda em 90, Raul Gil consolida-se nas tardes de Sábado e Ana Maria Braga ascende como apresentadora, ambos na Record. No SBT, o sucesso do “Passa ou Repassa” e “A Porta da Esperança”. Na Globo, a dramaturgia de “O Rei do Gado”, e na Band, surge Luciano Huck com o “H”.
Os anos 90 ainda protagonizariam a guerra de audiência entre Gugu Liberato, com o “Domingo Legal” no SBT e Faustão com o “Domingão do Faustão” na Globo. Ainda nos anos 90, estreia o “Ratinho Livre”, na Record, líder isolado de audiência e o “Fantasia” agita as tardes.
Sucessos dos anos 90, as novelas “Pantanal” da já extinta TV Manchete e “Chiquititas”, versão brasileira produzida pelo SBT conquistam elevados índices de audiência. Na Globo, o dinamismo do “Você Decide” conquista o público. O "Vídeo Show" é sucesso nas tardes da Globo.
No início dos anos 2000, uma onda de contratações pela Globo. Em menos de dois anos contrata Ana Maria Braga, Jô Soares, Serginho Groisman e Luciano Huck. Destaque para a estreia dos reality shows “A Casa dos Artistas” e “Big Brother Brasil” e do programa "Show do Milhão".
Na primeira década do novo século, a consolidação da MTV Brasil, marcando uma geração. As novelas “Mulheres Apaixonadas”, “Laços de Família”, “Chocolate com Pimenta” e “América” se destacam. O “Linha Direta” é sucesso nas noites de quinta-feira na Globo.
Nos anos 2000, os programas humorísticos voltam com força total, em especial com “Sai de Baixo”, nas noites de domingo, “A Grande Família” e “Os Normais”. O reality show “No Limite” na Globo, se destaca. Na RedeTV! surge o “Pânico na TV”, sucesso entre os jovens.
No final dos anos 10 e início dos anos 20, o sucesso do “CQC” nas noites de segunda-feira da Band. Estreia “A Fazenda” na Record. Gugu Liberato deixa o SBT depois de 35 anos e assina com a Record. Pouco tempo depois, Hebe Camargo também deixa a emissora e assina com a RedeTV!.
No jornalismo, Fátima Bernardes deixa a bancada do Jornal Nacional depois de 14 anos para lançar um projeto próprio. Também na Globo, a novela “Avenida Brasil” entra para a história como uma das maiores produção de dramaturgia, com recordes de audiência. Xuxa assina com a Record.
Nos últimos anos, a interatividade entre TV e internet cresce e a participação do público torna-se cada vez mais importante. A aposta em seriados vem se tornando cada vez mais presente, mediante serviços de streaming.
Com uma história tão rica, a TV aparece hoje consolidada. Um meio de massa tão importante, e que leva o poder da comunicação ao Brasil. Mesmo com a pandemia, reinventa-se todos os dias, esperando, claro, dias melhores. Viva a TV do Brasil!
A política do Brasil passou pela TV. Na redemocratização, a cobertura da morte de Tancredo Neves, das Diretas Já! e das primeiras eleições diretas entraram para a história. Na mesma época, surge o "Roda Viva", maior programa de entrevistas da TV brasileira.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with jardelito

jardelito Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(