Andressa Pellanda Profile picture
Sep 20, 2020 10 tweets 2 min read Read on X
Paulo Freire tá vendo você defendendo agenda liberal e festejando aniversário dele, como se uma coisa fosse coerente com a outra. Há muito mais de Escola Sem Partido nas agendas do liberalismo na educação do que supõe seu vão twitt.
"Quem começa a entender o amor, a explicá-lo, a qualificá-lo e quantificá-lo, já não está amando". Paulo Freire, sobre políticas educacionais baseadas em resultados.
"Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." Paulo Freire, sobre reduzir educação a aprendizagem ou a um tablet.
"Não é na resignação, mas na rebeldia em face das injustiças que nos afirmaremos." Paulo Freire, quando vê você falando em "dialogar com o governo Bolsonaro".
"Importante na escola não é só estudar, é também criar laços de amizade e convivência." Paulo Freire, sobre "aceleração de aprendizagem".
"Que é mesmo a minha neutralidade senão a maneira cômoda, talvez, mas hipócrita, de esconder minha opção ou meu medo de acusar a injustiça? 'Lavar as mãos' em face da opressão é reforçar o poder do opressor, é optar por ele." Paulo Freire, sobre "não é político, é técnico".
"Descobri que o analfabetismo era uma castração dos homens e das mulheres, uma proibição que a sociedade organizada impunha às classes populares." Paulo Freire, sobre focalização na primeira infância, só porque é investimento e não gasto.
"Se há algo que os educandos brasileiros precisam saber é que a luta em favor do respeito aos educadores e à educação inclui que a briga por salários menos imorais é um dever
irrecusável e não só um direito deles." Paulo Freire, sobre "professores preguiçosos".
"Uma das formas de luta contra o desrespeito dos poderes públicos pela educação (...) é a nossa recusa a transformar nossa atividade docente em puro bico" Paulo Freire em "o problema da educação é gestão, não é gasto".
"Não basta saber ler mecanicamente 'Eva viu a uva'. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir uvas e quem lucra com esse trabalho.” Paulo Freire, sobre todas as anteriores.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Andressa Pellanda

Andressa Pellanda Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @andressapelland

Aug 29
Tive a pior consulta médica da minha história. Me senti muito desrespeitada.

Durante a consulta médica com um neurologista (bem formado, experiente, atende em todos os grandes hospitais de SP), ao chegar no consultório e não ser recebida nem com boa tarde, tentei relatar meu histórico clínico, mas o médico me interrompia constantemente, questionando a relevância das informações em relação à minha queixa atual e não me deixando concluir.
Durante o exame físico, ele se levantou da cadeira, arrumou o cabelo no espelho, ajeitou o jaleco longamente e, depois de eu interrompê-lo, perguntando o que eu deveria fazer, me pediu para sentar em um sofá ao lado. Quando começou o exame físico, ele me ridicularizou em tom de deboche por ter errado ao colocar o dedo que deveria ser ponta do nariz, mas na bochecha, seguindo sua orientação, dizendo: "Sem errar, hein!", com risos sarcásticos.
Levei vários exames anteriores, incluindo radiografias e ressonâncias da coluna e cranio, mas ele apenas deu uma olhada superficial. Enquanto eu tentava tirar os exames do envelope, para facilitar que ele olhasse, ele me pressionava, perguntando impacientemente: "O que mais você quer que eu veja?".
Read 13 tweets
Feb 15
Saiu o artigo síntese meu e de @DanielCara no Policy Insights deste mês, sobre Modelos de Filantropia na Educação, em que argumentamos como a nova filantropia utilizou o discurso do "direito de aprender" para influenciar o legislativo e a gestão pública em todos os níveis federais, aproveitando a reativação de espaços formais de participação e o movimento de "renovação política". + resources.norrag.org/resource/839/p…Image
Vários países e regiões ao redor do mundo têm experimentado processos crescentes de privatização nas reformas educacionais (Verger et al., 2016). No caso da América Latina, a região tem liderado rankings regionais com a maior participação educacional privada e o maior crescimento nas últimas décadas (UNESCO-UIS, 2016, conforme citado em Moschetti et al., 2019). A região também tem visto processos mais complexos, multifacetados e endógenos e exógenos (Ball, 2009; Ball & Youdell, 2008). +
Moschetti et al. (2019) revisaram recentemente essas políticas e processos entre 1990 e 2016. Ao fazê-lo, categorizaram os "caminhos" pelos quais a privatização educacional avançou no continente. No Brasil, descobriram que a privatização avançou por meio de reformas incrementais, com o surgimento da "nova gestão pública" e a concepção da educação como um serviço acompanhado por altas taxas de desigualdade territorial (Pellanda & Cara, 2020). +
Read 11 tweets
Dec 6, 2023
Mendonça Filho (relator do PL 5230/2023, elaborado pelo MEC para o Ensino Médio), para quem tinha dúvidas, já mostrou 100% a que veio:
- Citou e elogiou o trabalho daquelas fundações empresariais e demais entidades que construíram o NEM; +
- Citou que a consulta pública do MEC não teve validade científica na consulta aos estudantes - ou seja, não está nem com a Ubes, nem com o MEC; +
- Mencionou que vai reinserir o notório saber no texto - ou seja, não está com os professores;
- É contra o espanhol obrigatório - ignorando que estamos na América Latina e aceitando suposta pressão de embaixadas da França e da Itália que seriam supostamente contra (!) +
Read 9 tweets
Jul 10, 2023
Ao vivo
RESULTADOS DO RELATORIO DE MONITORAMENTO DOS ODS LANCADO AGORA AQUI NO FORUM POLITICO DE ALTO NIVEL 2023 DA ONU/NY
(Recorte da educação ODS 4):
- O progresso em direção à educação de qualidade já era mais lento do que o necessário antes da pandemia, mas a COVID-19 teve… https://t.co/VkBb2vJ5Bntwitter.com/i/web/status/1…
Apesar da aspiração de conclusão universal do ensino médio, apenas um em cada seis países pretende atingir essa meta até 2030 com base em suas metas nacionais. Mesmo que essas metas sejam atingidas, estima-se que 84 milhões de crianças e jovens ainda estarão fora da escola até… https://t.co/AtLOFHBtbJtwitter.com/i/web/status/1…
O acesso a instalações escolares básicas é essencial para ambientes de aprendizado seguros e propícios, mas 1 em cada 4 escolas primárias em todo o mundo carece de serviços básicos como eletricidade, água, saneamento e instalações para lavar as mãos.

O acesso a computadores,… twitter.com/i/web/status/1…
Read 5 tweets
Jul 10, 2023
"A não ser que ajamos agora, a Agenda 2030 se tornará um epitáfio para um mundo que poderia ter existido." Essa é a mensagem de @antonioguterres no relatório de meio período, lançado agora aqui na sede da ONU em NY onde acompanhamos presencialmente o Fórum Político de Alto Nível.
@antonioguterres O relatorio pode ser baixado aqui. Trago abaixo neste fio os principais pontos gerais e da educação. unstats.un.org/sdgs/report/20…
@antonioguterres Não deixar ninguém para trás. Esse princípio definidor da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Mas na metade do caminho para 2030, essa promessa está em perigo. É necessária uma mudança fundamental – em compromisso, solidariedade, financiamento e ação – para colocar o… twitter.com/i/web/status/1…
Read 11 tweets
May 1, 2023
Matéria do Fantástico de ontem abriu os olhos de uma galera. Em 2020, quando veio a pandemia e com ela o avanço da plataformização da educação, mostramos os perigos do avanço de tal privatização, sem nenhuma regulação. Acharam que éramos doidos extremistas. +
Agora, com a aprovação de uma política de educação digital bem capenga, a entrada desses grupos nas escolas só vai avançar. E com recurso público. Passou da hora de agir e regular o setor privado na educação, das redes, da Internet, e fora dela.
Para quem quiser conhecer essa lei cheia de significantes vazios e porta escancarada para privatização, aqui: planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato…
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(