Ainda sobre gente privilegiada que se acha merecedora:
Tem um estudo da universidade da Califórnia com experimentos de como pertencer a uma alta classe social é um preditivo de comportamento antiético.
Um dos testes era uma partida de banco imobiliário um pouco mais realista.
Um dos participantes receberia $2000 no início e $200 a cada rodada, o outro receberia $1000 no começo do jogo e $100 rodada.
O jogador privilegiado também jogaria dois dados para se mover no tabuleiro, enquanto o outro usaria apenas um.
Se movendo duas vezes mais rápido.
Mesmo com o jogo feito para ele vencer, o jogador privilegiado muda drasticamente o comportamento ao longo das rodadas. Assume uma postura mais inflada, ocupa mais espaço, falando alto e comendo mais da comida disponível.
Também faz chacotas quando faz o outro de retardatário.
Ao vencer o jogo, o participante privilegiado reconhece as diferenças, mas diz que sua vitória foi fruto da sua estratégia superior e mérito pessoal.
Reconhecem o padrão no comportamento?
Mas não acaba ai
O mesmo estudo também demonstrou, por exemplo, que motoristas de carros de luxo também são mais propensos a ignorar leis de trânsito e cometer delitos.
Se procurar no Youtube dá pra encontrar algumas reportagens com vídeos dos experimentos.
tldr:
A ideia do rico malvadão não é só estereótipo, estudos demonstram que existe sim um aumento no comportamento antiético em membros de classe social mais altas.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Vendo o @izzynobre discutindo sobre a Bíblia e a questão do aborto, tenho algumas observações trazidas diretamente da Bíblia aqui.
Queria até ver os comentários daquela menina do tiktok com hiperfoco em bíblia.
A única menção na bíblia sobre quando a vida começa está em Gênesis 2:
Para a Bíblia, a vida começa ao respirar. (Gênesis 2.7)
O homem vira um ser vivente quando respira.
Existem algumas menções sobre como a bíblia lida com Aborto.
Êxodo 21(22-23) diz: Se um homem fizer mal para uma mulher grávida e ela abortar,quem fez o mal deve pagar a multa estabelecida pelo marido. Mas caso haja danos graves à saúde da mulher, a pena será "vida pela vida"
É curioso que as pessoas começaram a me seguir porque eu questionava discursos superficiais, mas ficam completamente ofendidas quando toco no discurso raso que ela acredita.
Só para explicar:
A emoção humana é bem mais complexa que 5 manifestações de amor, e nossa preferência por isso muda de acordo com quem é a outra pessoa, de como nos sentimos, da situação, das fases da vida e tudo mais.
Os estudos tentando validar essa ideia realmente sugerem alguma benefício na relação do casal, mas isso costuma acontecer pela simples proposta de ouvir o que o outro está sentindo.
As linguagens não possuem nada a ver com isso diretamente.
Do mesmo jeito que o Uber chegou mostrando como era a iniciativa privada oferecendo soluções, agora ele mostra o problema de deixar tudo na mão das empresas.
A cidade que moro quase não tem mais Uber. Em muitas cidades a dificuldade para encontrar um carro está cada vez maior.
Esse é o problema que a gente tanto faz questão de destacar quando fala sobre privatizar serviços que são essenciais para a população.
Porque quando deixa de ser lucrativo, o serviço simplesmente é reduzido ou desaparece deixando todo mundo na mão.
A salvação do transporte público que entregava água gelada, balinhas, música ambiente e ar condicionado, hoje já não se diferencia muito dos Taxis que as pessoas criticavam antes.
Hoje em dia você recebe olhares de desagrados se pedir para ligar o ar.
Para todo mundo dizendo que tiraram a notícia do contexto, deixa eu explicar como ela funciona e como funciona grande parte da atuação das maluquices bolsonaristas.
Vocês lembram que Bolsonaro implodiu a quarentena com sua live historicamente constrangedora. Fez seus eleitores sabotarem a quarentena, os comerciantes pressionarem os prefeitos e governadores.
Quando o STF decidiu que os estados e municípios tinham autonomia para tratar a pandemia, Bolsonaro se deu bem. Ele ainda podia exercer sua influencia no eleitorado para sabotar a quarentena e ainda colocar a culpa nos governadores e prefeitos por não ter funcionado.