Alberto Brandão Profile picture
Apr 27, 2023 6 tweets 1 min read
Faz quase um ano que meus cartões são clonados com frequência.

Nunca soube de onde era, mas hoje eu descobri.

Cuidado com o site da Nike, é de lá que o cartão está vazando.

Na thread eu explico o que fiz para saber: Faz pelo menos dois anos que meus cartões são clonados pelo menos a cada 3 meses.

Sempre cancelei os cartões e tomei muito cuidado onde usava, mas sempre acabavam clonando.

Da última vez passei alguns dias revisando toda minha segurança, mas não descobri muita coisa.
Mar 18, 2023 7 tweets 2 min read
Pessoal,

Alertem as pessoas menos acostumadas com golpes de internet.

O Instagram está cheio de promoções falsas e golpes envolvendo essas promoções.

A isca da vez são promoções de páscoa.

Aqui tem algumas coisas que você pode ensinar para ajudar: 1. Se o preço estiver muito abaixo da média, desconfie. Não existe mágica.

2. Se abriu direto pelo instagram, copie o endereço e entre pelo navegador comum.

3. Verifique o endereço. Muitas vezes são parecidos com os sites oficiais, mas um detalhe muda tudo.
Feb 9, 2023 9 tweets 3 min read
As 5 linguagens do amor não existem.

É curioso que as pessoas começaram a me seguir porque eu questionava discursos superficiais, mas ficam completamente ofendidas quando toco no discurso raso que ela acredita. Só para explicar:

A emoção humana é bem mais complexa que 5 manifestações de amor, e nossa preferência por isso muda de acordo com quem é a outra pessoa, de como nos sentimos, da situação, das fases da vida e tudo mais.
Nov 24, 2021 4 tweets 1 min read
Do mesmo jeito que o Uber chegou mostrando como era a iniciativa privada oferecendo soluções, agora ele mostra o problema de deixar tudo na mão das empresas.

A cidade que moro quase não tem mais Uber. Em muitas cidades a dificuldade para encontrar um carro está cada vez maior. Esse é o problema que a gente tanto faz questão de destacar quando fala sobre privatizar serviços que são essenciais para a população.

Porque quando deixa de ser lucrativo, o serviço simplesmente é reduzido ou desaparece deixando todo mundo na mão.
Sep 21, 2020 8 tweets 2 min read
Ainda sobre gente privilegiada que se acha merecedora:

Tem um estudo da universidade da Califórnia com experimentos de como pertencer a uma alta classe social é um preditivo de comportamento antiético.

Um dos testes era uma partida de banco imobiliário um pouco mais realista. Um dos participantes receberia $2000 no início e $200 a cada rodada, o outro receberia $1000 no começo do jogo e $100 rodada.

O jogador privilegiado também jogaria dois dados para se mover no tabuleiro, enquanto o outro usaria apenas um.

Se movendo duas vezes mais rápido.
Jul 16, 2020 9 tweets 2 min read
Para todo mundo dizendo que tiraram a notícia do contexto, deixa eu explicar como ela funciona e como funciona grande parte da atuação das maluquices bolsonaristas.

Segue o fio. Vocês lembram que Bolsonaro implodiu a quarentena com sua live historicamente constrangedora. Fez seus eleitores sabotarem a quarentena, os comerciantes pressionarem os prefeitos e governadores.
May 20, 2020 7 tweets 2 min read
Toda vez que um economista lança um modelo economista desses que não dura uma semana, mas serve de argumento para governadores e prefeitos tomarem decisões quanto a condução do coronavírus, isso vai custar a vida de milhares de pessoas. Um "erro no modelo" que "precisa ser reajustado" não são números numa planilha, são vidas no necrotério.

Não tenho problema algum com modelos, mas é importante desencorajar prefeitos e governadores de adotá-los, porque o "tentativa" e erro aqui significa gente morrendo.
May 7, 2020 5 tweets 1 min read
Bolsonaro foi ao STF com o slogan "economia é vida"

Na reunião, representantes da industria, Paulo Guedes e o presidente falaram sobre como a industria está no pior momento desde 1995.

Mas uma fala deixa a intenção cruel da visita muito mais visível. Segundo o representante da industria, elas (que não pararam por serem consideradas essenciais) deixaram de produzir não pela proibição, mas pela FALTA DE DEMANDA.

Resta a eles brigar para que existam incentivos de que a população volte às ruas para que exista consumo.

O ponto é
Apr 27, 2020 11 tweets 2 min read
Uma das narrativas que vejo muita gente comprar, é que um impeachment em meio essa crise prejudicaria ainda mais o país.

Mas eu tendo a não concordar.

1. A maior crise no momento é a pandemia do novo coronavírus, agravada pela postura e conflitos que Bolsonaro insiste em criar 2. A economia já não estava boa antes da pandemia. O desemprego, PIB, dólar eram problemas claros já no segundo mês do ano.
Mar 25, 2020 14 tweets 4 min read
Tem um monte de gente usando Japão como exemplo pra dizer que as medidas são extremas e que lá eles estão com melhores números mesmo sem fechar tudo.

Isso talvez não seja tão simples assim, segue o fio. Além do distanciamento físico comum entre os Japoneses sendo um forte traço cultural, existe um outro costume que pode explicar bastante a redução no número de contágios.

Vejam as fotos a seguir:
Mar 20, 2020 6 tweets 1 min read
Pessoal, papo sério aqui.

Apoiem os pequenos comércios da sua região.

A gente tá mirando para uma crise econômica que, pelo menos da minha geração, nunca vimos antes.

O isolamento do coronavírus é só um plano de fundo para um problema muito maior que ainda vai bater forte. Se vocês acompanharam, viram que a bolsa está derretendo. Isso não significa só que os faria limers estão derretendo dinheiro (eu sei, também me divirto), mas que empresas no mundo todo estão encolhendo e vão reduzir pessoal, rever orçamento, fechar lojas ou falir completamente.
Mar 19, 2020 7 tweets 2 min read
Pra quem acha que a China criou o coronavírus para se beneficiar economicamente ou para quem tem um amigo não muito inteligente que está acreditando nessa história, ficam aqui alguns links provando que isso é maluquice.

Abaixo um curto fio explicando. - Teste já demonstraram que o COVID-19 não foi produzido em laboratório, o vírus surgiu de forma natural.

www1.folha.uol.com.br/equilibrioesau…
Mar 10, 2020 4 tweets 2 min read
As pessoas não entendem escala e não entendem risco.

A baixa taxa de mortalidade do COVID-19 (3,4%) é um dos maiores problemas que ele traz. Se a taxa de mortalidade é alta, um vírus mata os hospedeiros antes de conseguirem se espalhar. Baixa taxa de mortalidade e facilidade de contágio, expansão rápida. Aí o problema aqui se torna a escala.

Uma mortalidade de 3.4% parece baixa, mas não é tão simples. Aqui, todo startupeiro deveria saber essa teoria de cabeça.
Feb 8, 2020 10 tweets 2 min read
Existe na mídia uma diferença que muita gente não sabe, mas que é vital para um mundo onde muita gente está produzindo alguma forma de conteúdo entender o que está fazendo.

A diferença entre reproduzir um discurso e criticar um discurso é tênue. Se eu chamo um banco pra dar a visão dele no meu livro e não adiciono nenhuma desconstrução crítica de onde aquele discurso está errado, eu estou apenas reproduzindo um discurso.
Feb 3, 2020 12 tweets 3 min read
Lendo alguns comentários ali, preciso deixar um pouco claro como é ser pobre e algumas coisas que as pessoas não entendem normalmente.

Vem no fio. Por muitos e muitos anos morei num bairro pobre 40km de onde eu trabalhava. Enfrentava 1 hora de ônibus todo dia e precisava andar de 15 a 30 minutos até o ponto de ônibus.

O caminho era com trechos em asfalto, mas com calçadas que viravam barro vermelho do nada.
Jan 16, 2020 10 tweets 3 min read
Vender órgão vai servir para matar pobre e salvar rico.

Com a oferta e o mercado os preços vai cair, o que for pago para o pobre não será suficiente para tirar ele da pobreza.

super.abril.com.br/blog/contando-… O dinheiro representa uma clara vantagem na relação de poder. Mesmo que não seja interessante para a pessoa vender seu órgão, um patrão pode exercer força o suficiente para convencer o funcionário vender um órgão.

Humanos agem contra os próprios interesses o tempo todo.
Jan 16, 2020 5 tweets 1 min read
Existe uma ideia no mercado de inovação que é chamado "Ikea Effect", a noção de que se o consumidor comprar um produto parcialmente pronto e aplicar um pouco de esforço para terminá-lo, ele entende o resultado como mais valioso, enxergando certo mérito próprio no produto final. Consigo ver claramente algum gênio tentando fazer o que o startupeiro brasileiro adora fazer. Pegar uma ideia (que é popular mas bem abstrata) e aplicar no literal em uma área completamente não relacionada.
Sep 2, 2019 8 tweets 2 min read
Eu estava assistindo agora no site da band o @cozinhapesadelo, o primeiro episódio que saiu na semana passada.

Mais do que o mundo dos restaurantes o programa mostrou uma face MUITO comum do pequeno empresário que mistura vida pessoal, negócio e sonhos. O proprietário sofre da síndrome de pequeno poder, acha que ser dono significa fazer o que quiser com todo mundo. Interfere inclusive nas decisões técnicas (não deixa a cozinheira usar nada além de sal, por exemplo).
Aug 5, 2019 8 tweets 2 min read
O @neiltyson (que quando o assunto é física eu gosto bastante) fez um post infeliz assim como inúmeros que já vi ele fazer. Todos com a intenção de sustentar o personagem dele como uma extremamente racional.

O problema é que aqui o cientista cai numa falácia extremamente boba. Reduzir uma causa (legitima 40 pessoas foram assassinadas em um único evento) comparando com outras mortes, na tentativa de deslegitimar sua importância ignora inúmeras questões, reduzindo o argumento apenas à emoção.
Jul 23, 2019 13 tweets 3 min read
[Thread]13o NÃO É 1/12 DO SEU SALÁRIO E ELE NÃO SERÁ MAIS ALTO SEM O BENEFÍCIO.

Uma das tentativas de reduzir a importância do 13o salário está em dizer que ele é simplesmente a divisão de 1/12 recortada ao longo do ano para pagar tudo junto na época de natal.

mas... veja bem: Teoricamente, o patrão já faria o cálculo de quanto vai te pagar removendo esse valor para poder pagar o 13o no fim do ano. Essa teoria faria sentido se a natureza do valor pago como salário não fosse regido por uma lei que os empresários gostam bastante. A lei de mercado.
Jun 12, 2019 6 tweets 3 min read
Vou contar para vocês a história mais absurda do mundo das startups. Peguem a pipoca.

No patronato do @startupdareal tem o criador do app @GoleiroAluguel, @samusrt. O app serve para pessoas que precisam de um goleiro para suas partidas de futebol chamarem um por lá. Quando um usuário não segue as regras ou é mal avaliado, sua conta é suspensa e ele receber uma notificação padronizada.

Pois bem.

Começaram a chegar reclamações de um goleiro que usava golpes de karate para defender as bolas e aparentava ser "uma pessoa desequilibrada"