Tá cheio de textão na internet falando mal de Trump e dos EUA. Gente que mal conhece o básico de Brasil, de repente, vira analista geopolítico. É precisa fazer um detox ideológico nessa turma. Resolvi ajudar. Vamos lá:
1. Nos EUA pessoas de esquerda são chamadas de LIBERAIS. Por isso, quando dizem que o partido Democrata é o partido dos liberais, isso quer dizer que é o partido da esquerda. Nada a ver com o signficado que "liberal" tem no Brasil e na Europa.
2. O maior presidente da história dos EUA, aquele que acabou com a escravidão – Abraão Lincoln – era do Partido Republicano.
3. A 13a emenda da Constituição americana, aquela que acabou com a escravidão, foi aprovada em 1865 com 100% de apoio do Partido Republicano e apenas 23% de apoio do Partido Democrata.
4. A Ku Klux Klan foi criada em 1865 por membros do Partido Democrata do sul dos Estados Unidos, em oposição ao governo Republicano, para intimidar os negros que tentassem obter poder político.
5. Woodrow Wilson, do Partido Democrata, foi presidente dos EUA de 1913 a 1921 e um dos líderes do Movimento Progressista. Wilson era fã do filme Nasce Uma Nação (The Birth of a Nation), que glorificava a Ku Klux Klan, e que foi exibido na Casa Branca.
Foi durante sua administração que o Bureau do Censo, os Correios e a Casa da Moeda dos EUA começaram a segregar e demitir funcionários negros.
Fonte: Thomas Sowell, Intellectuals and Society, p. 399
6. O advogado americano Madison Grant era ativista ambiental, líder progressista e amigo de Franklin Roosevelt. Madison escreveu O Fim da Grande Raça (The Passing of The Great Race), livro em que denunciava a perda da hegemonia das raças nórdicas.
O livro de Madison Grant foi traduzido para diversas línguas e publicado em vários países, inclusive na Alemanha, onde caiu no gosto de um certo político nacional-socialista. Hitler chamava o livro de sua “bíblia”.
Fonte: Thomas Sowell, Intellectuals and Society, p. 387
7. Os enormes gastos militares do governo americano e seu relacionamento promíscuo com a indústria bélica (o industrial-military complex) foram primeiro denunciados por Dwight Eisenhower, o 34o Presidente dos EUA. Eisenhower era do Partido Republicano.
8. Saul Alinsky foi o grande teórico das organizações de massa da esquerda nos EUA nos anos 70. Seu livro Regras Para Radicais orientou os ativistas radicais de esquerda a migrarem para a política tradicional.
Militantes de grupos extremistas como os Weathermen, os Panteras Negras e o Partido Comunista entraram para o Partido Democrata. Começou a radicalização política dos EUA. As linhas mestras do que acontece na política progressista dos EUA podem ser encontradas no livro de Alinsky.
Aqui vai um conselho dele: “em política, a única coisa imoral é não usar todos os meios disponíveis para chegar ao poder”.
Fonte: Saul Alinsky, Rules for Radicals, p.26
Os EUA são a maior nação da Terra. Seu povo tem o melhor padrão de vida do planeta. Suas forças armadas são, hoje, a única barreira efetiva contra o mergulho em um mundo de destruição, fanatismo religioso e totalitarismo.
Youval Harari, em Homo Deus, explica como o arsenal nuclear americano protegeu o planeta de ser dominado pelo comunismo soviético. Foi graças às bombas atômicas americanas que hippies de todo o mundo puderam fazer protestos e fumar maconha em paz.
Antes de abrir a boca para falar mal de qualquer presidente americano, especialmente Trump, o esquerdista brasileiro deve se sentar com um copo de água com açúcar e um bom livro sobre o Brasil, para conhecer o país onde vive.
O marxismo é um misto de transtorno mental, disfunção cognitiva e religião fundamentalista. Ainda assim, o marxismo é tratado no Ocidente como se fosse uma “filosofia”.
Partidos marxistas disputam as eleições em todas as democracias. Professores marxistas radicais, que declaram abertamente seu ódio ao capitalismo, são contratados e muito bem remunerados pelo Estado.
Mas não existe nenhum país marxista que permita a existência de partidos democráticos. Nenhum país marxista contrata professores democratas ou permite que eles expressem ódio ao marxismo.
Boa parte do mundo é controlado por marxistas. Marxistas são os discípulos de Karl Marx. Marxismo é uma ideologia que mistura ignorância, preconceito e ressentimento, e que foi usada como justificativa para alguns dos crimes mais monstruosos já cometidos contra a humanidade.
Karl Marx era analfabeto em economia. Ele não compreendia o significado de valor e ignorava a influência do tempo, do risco e da inovação.
Marx chamava de “exploração” a recompensa recebida por empreendedores pelas coisas úteis que eles criam e que outras pessoas compram voluntariamente. Ele nunca compreendeu como a riqueza é produzida e por isso concluiu que ela é sempre roubada dos outros.
Um dos erros da modernidade é acreditar que a ideia de direitos humanos nasceu com a Revolução Francesa. Essa ideia é difundida por elites que ignoram o legado das tradições inglesa e americana.
Vamos tentar trazer um pouco de clareza para essa discussão. Segue👇o fio🧵:
Muito antes de 1789, quando eclodiu a primeira revolução na França, liberdades civis já estavam sendo garantidas por leis, documentos e movimentos políticos graduais e legalistas.
Em 1215, na Inglaterra, a Magna Carta foi imposta ao rei João Sem Terra pelos barões feudais.
O documento limitava pela primeira vez o poder do soberano e reconhecia direitos fundamentais dos súditos, garantindo que nenhum homem livre seria preso ou despojado de bens sem julgamento legal.
No dia 26 de fevereiro de 1991 um grupo de 40 terroristas do grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que formavam o “Comando Simon Bolívar”, penetrou no território do estado do Amazonas.
Ao chegar às margens do Rio Traíra os terroristas atacaram de surpresa o acampamento do Destacamento Traíra do Exército Brasileiro, que contava com apenas 17 militares, número muito inferior ao dos atacantes. O ataque começou com tiros de precisão que abateram as duas sentinelas armadas que vigiavam o local. Três militares brasileiros morreram e nove ficaram feridos. Armas, munições e equipamentos foram roubados.
Informações de inteligência indicaram que o ataque foi motivado pela repressão ao garimpo ilegal na região, uma das fontes de financiamento das FARC.
Mais uma vez: só porque um bilionário se diz "de esquerda" isso não significa que ele seja. É ÓBVIO que alguém quem tem patrimônio gigantesco não compartilha das ideias socialistas, que incluem o fim da propriedade privada e a "coletivização".
"Mas quase todos os políticos de esquerda são ricos".