Nelson Barbosa Profile picture
Sep 28, 2020 29 tweets 5 min read Read on X
1/ Coluna importante do Pastore, pelo o que reconhece, pelo o que propõe como solução e, sobretudo, pelo o que demonstra desconhecer ou não concordar. Vamos por partes

economia.estadao.com.br/noticias/geral…
2/ Em primeiro lugar, Pastore corretamente aponta que a deterioração fiscal começou em 2012. Isto é importante, pois vários “pastoretes” ainda insistem que a política fiscal piorou a partir de 2006.
3/ Já apontei que 2012 foi o ano decisivo, quando a situação interna mudou e, entre ajustar a política fiscal e fazer reformas, o governo decidiu manter as metas fiscais e usar operações não recorrentes...
4/ ... apostando que a situação melhoraria rapidamente, como ocorreu em 2008-10. A situação não melhorou e o choque de 2012 provou ser bem maior e longo do que o de 2009. Agora a divergência.
5/ Como sempre, Pastore dá a entender que, diante das mudanças de tendência em 2012, a saída deveria ter sido arrocho fiscal e reformas, para continuar “entregando” resultado primário, mesmo sob recessão.
6/ Em contraste, eu e alguns outros economistas defendíamos que a resposta deveria ter sido flexibilização fiscal, para acomodar o choque, com reformas de longo prazo (previdência, tributária, etc), para garantir a estabilização.
7/ O resultado foi flexibilização fiscal envergonhada –mantendo meta de primário com operações não recorrentes- e quase nenhuma reforma. Em 2012 houve Funpresp, fim do piso da poupança e da guerra dos portos e... parou!
8/ Minha divergência com Pastore nisto está na insistência dele em achar que, seja na expansão ou na recessão, arrocho fiscal resolve tudo. É aquela piada do cara que só tem martelo, logo tudo se parece com prego.
9/ Mas nisto Pastore não está sozinho, ele “apenas” reproduz o argumento da austeridade expansionista e fada da confiança, um mantra antigo (vejam Hoover vs Roosevelt em 1932) que quase destruiu o Euro em 2011-12, por exemplo...
10/ em 2011, Trichet declarou: “As regards the economy, the idea that austerity measures could trigger stagnation is incorrect”
in.reuters.com/article/idINIn…
11/ Segundo Trichet: “I firmly believe that in the current circumstances, confidence-inspiring policies will foster and not hamper economic recovery, because confidence is the key factor today.”
12/ Com a saída de Trichet e entrada de Draghi, felizmente o ECB mudou de posição e prometeu fazer “whatever it takes” para salvar o Euro. A ação evitou o pior, mas não resolveu o problema por que política monetária não pode tudo.
13/ Mas vamos ao momento Trichet de Pastore, sobre o teto Temer: “Se tudo ocorresse como planejado, o aumento da arrecadação vindo do crescimento econômico transformaria os déficits em superávits, e a relação dívida/PIB voltaria a cair.”
14/ E Pastore continua: “Mas antes que o ciclo de reformas necessárias fosse concluído, fomos atingidos pela pandemia, o que obrigou o Brasil a elevar os gastos primários, com a relação dívida/PIB saltando 10 pontos porcentuais”
15/ Mas faço uma pausa para mostrar a contradição de Pastore:

Para ele a política econômica de 2017-19 estava certa, o problema foi o Covid-19. Porém, ao analisar 2012-16, Pastore não dá o mesmo peso para fatores exógenos, que foram muitos.
16/ Este tipo de análise “dois pesos, duas medidas” de Pastore e cia revela seu viés político (“é tudo culpa do Petê”) e ideológico (“fatores externos só prejudicam a estratégica com a qual eu concordo”). Mas vamos em frente:
17/ A coluna de Pastore é importante ao dizer que:
Estava tudo dando certo em 2017-19, apesar de a economia ter crescido, em média, apenas 1,1% aa
Pois os resultados só apareceriam quando acabasse o ciclo de reformas, logo ali .. no infinito.
18/ Não existe melhor exemplo da visão de “ajuste fiscal permanente”, baseado em “reformas estruturais de longo prazo”, sendo o longo prazo definido tautologicamente como período de tempo para os resultados aparecerem.
19/ Outro importante é que Pastore parece condenar medidas temporárias para manter o teto Temer, mas acaba endossando a estratégia Guedes de “quebrar o piso” baseado na hipótese de “crowding out” total.
20/ Nas palavras de Pastore: “Se na busca do crescimento econômico o governo aumentar os gastos, furando o teto, acentuará a depreciação cambial e reduzirá a eficácia da política monetária.”
21/ E chegamos no ponto principal: em 2017-18 a política econômica seguiu a visão de Pastore, o juro caiu e... o crescimento não decolou! Para Pastore isto ocorreu por que o ciclo de reformas não foi completado. Mas pode ser outra coisa.
21/ Pode ser resultado de consolidação fiscal prematura, que matou a recuperação da economia em 2017-18. Assim voltamos ao debate de 2012. Diante de um choque recessivo, como o de 2012, 2014-15 e o de agora, o que fazer com a política fiscal?
23/ Aprofundar a recessão com política contracionista em uma versão moderna do “Mellonismo” que quase destruiu os EUA nos anos 1930. Ou flexibilizar a política fiscal para acomodar o choque?
24/ E para não cair no sofismo dos “pastoretes” (Pastore é melhor que seus seguidores e não faz isso), a opção de flexibilização fiscal no curto prazo não impede (e pode até ajudar) a realização de reformas de longo prazo.
25/ Traduzindo para o Brasil de hoje, flexibilização fiscal transparente e bem focada pode recuperar o crescimento da economia e ajudar, em vez de impedir, a aprovação da reforma tributária, administrativa, etc.
26/ No resto do mundo, depois do fiasco da austeridade expansionista em recuperar o crescimento pós crise de 2008, o debate macroeconômico já mudou para como a política fiscal pode ser acionada, mesmo no mainstream.
27/ No Brasil ainda estamos presos em um “monetarismo de museu”, baseados em propostas mais ideológicas do que econômicas.

No mais, o artigo de Pastore está correto em dizer que o risco aparece em algum lugar, no câmbio ou na curva...
28/ Mas faltou dizer que o risco também não é eliminado por política fiscal que impede ou atrasa a recuperação da economia, enquanto esperamos os efeitos das reformas de longo prazo. Sem crescimento não há reequilíbrio fiscal e, como disse Keynes... (imagem abaixo)

FIM
*outro ponto importante

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Nelson Barbosa

Nelson Barbosa Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @nelsonhbarbosa

May 1, 2022
1/Me surpreendi com a coluna do Samuel de hoje e fui verificar os dados.

De fato o investimento privado cresceu, mas ainda não compensou a queda ocorrida pós Lava Jato.

Segue um fio curto

www1.folha.uol.com.br/colunas/samuel…
2/Como diz Samuel, é preciso ver os números a preços constantes, para não confundir encarecimento do investimento com aumento do investimento.

O gráfico abaixo apresenta os dados a preços de 1995. O investimento subiu de 16,5% do PIB, em 2017, para 20,6% do PIB, em 2021, mas...
3/Samuel esqueceu de dizer que 16,5% foi o “vale” pós destruição da Operação Lava Jato.

No período 2010-13, pré Lava Jato, o investimento foi de 22,3% do PIB.

O número de 2021 foi, portanto, 1,7 pp inferior ao do período 2010-13

E se descontar o efeito plataforma...
Read 5 tweets
Mar 29, 2022
1/ Lá vamos nós... não consegue cumprir meta de resultado, arrecadação ou gasto?

Que tal criar mais uma meta fiscal para a variável que o governo tem menos controle direto?

Essa é a nova "jenialidade" em discussão.

Qual é o problema? Vamos por partes...
g1.globo.com/economia/de-ol…
2/Toda regra fiscal deve conter cenário de dívida pública e resultado fiscal (primário, corrente, operacional, nominal, estrutural, etc).

Mas meta de dívida pública é mais complicado, pois ela depende de juro e crescimento (r menos g), além de variações cambiais e esqueletos.
3/Colocar meta de dívida como gatilho para medidas automáticas de receita (tarifaço ou desoneração) e gasto (shutdown ou festa do centrão) é convidar problema.

Imagina uma variação súbita da dívida causada por choque cambial, ou por decisão do supremo.
Read 16 tweets
Dec 29, 2021
Pois é, o patinho feio virou cisne

"O professor da Universidade de São Paulo (USP) José Pastore afirma que a sanção da prorrogação da desoneração ainda neste ano é importante para não comprometer os planos de investimentos das empresas no ano que vem."
g1.globo.com/politica/notic…
Há 10 anos: mudança da base de contribuição patronal ao INSS, da folha para o faturamento, inicialmente com desoneração. Na nova realidade do mundo do trabalho, esse é o caminho para evitar o fim do emprego formal. E em vez de debater o fim do sistema...

g1.globo.com/politica/notic…
... seria mais útil discutir a elevação gradual da alíquota sobre o faturamento, de modo a aumentar os recursos para previdência social. Para quem acha que isso é coisa só do Brasil, segue o que o Japão fez em 2019 (depois de medida similar em 2014).

efe.com/efe/english/bu…
Read 5 tweets
Oct 21, 2021
Crônica de uma crise anunciada

Regra fiscal problemática
+
Recusa em corrigir regra fiscal problemática enquanto havia tempo
=
Acúmulo de pressões econômicas e sociais que, quando explodem, geram saída desorganizada da regra fiscal problemática

project-syndicate.org/commentary/bra…
E antes do texto acima, no Brasil, lá em 2016, também havia pessoas que diziam que o teto Temer criaria mais problema do que solução

www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/0…
Aqui uma análise mais longa, de 2019, do problema das três regras fiscais sem intrumentos adequados para cumprir qualquer uma delas

diplomatique.org.br/o-problema-das…
Read 4 tweets
May 27, 2021
1/ Aqui um exemplo do raciocínio de que o governo não quebra na sua própria moeda (questão contábil e correta).

Mas também é preciso avaliar o que acontece quando o governo "não quebra" monetizando toda sua dívida (questão econômica e mais incerta).

Dica: condições iniciais...
2/... E expectativas importam

Monetização da dívida pública pode dar em

Nada: quando a demanda por liquidez é infinita (armadilha da liquidez com juro zero).

Mais crescimento do que inflação: quando a economia está bem abaixo do potencial.

....
3/...

Mais inflação do que crescimento: quando não há tantos recursos ociosos na economia

Hiperinflação: quando a expectativa de monetização gera corrida para ativos reais ou externos (câmbio), de modo auto-realizavel.

O debate é sobre qual caso é mais provável (economia).
Read 5 tweets
May 26, 2021
Sobre tamanho do Estado do Bem Estar e nível de renda:

"There is no clear net GDP cost of high tax-based social spending on GDP, despite a tradition of assuming that such costs are large."

Do Peter Lindert, no NBER
rhttps://www.nber.org/papers/w9869
E o Lindert escreveu um livro sobre isso (por que tamanho de carga tributária e rede de proteção social é escolha política sem efeito negativo sobre nivel de renda)

Spoiler: democracias controlam excessos, para um lado ou para o outro.
Ops! O link direito nber.org/papers/w9869
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(