Juliane Furno Profile picture
Sep 28, 2020 6 tweets 2 min read Read on X
{SOBRE A POLÊMICA DA INCLINAÇÃO DA CURVA DE JUROS NO LONGO PRAZO]
Em primeiro lugar isso não tem apenas relações com a situação fiscal do país e está ocorrendo no mundo todo. Em segundo lugar, mesmo com o prêmio de risco mais elevado (1/6)
uk.reuters.com/article/idUKL5…
o custo de tesouraria (financiamento) com para o Tesouro Nacional são os mais baixos da nossa história! ou seja, ainda assim essa elevação na curva de juros de LP não está encarecendo sobremaneira o custo da dívida inteira. valor.globo.com/financas/notic… (2/6)
O que está havendo é uma mudança no perfil do endividamento, com uma maior preferência por títulos pré-fixados de curto prazo. Mudança na composição não significa "dificuldade" de financiamento. Nós não vamos quebrar. (3/6)
"O custo médio de emissão de nova dívida interna federal nos 12 meses até julho foi de 5,1%, em comparação com quase 7% no final do ano passado e mais de 14% quatro anos atrás." Além disso, a elevação dos juros não vale para o estoque de dívida, só para lançamentos novos (4/6)
O câmbio não vai explodir por hora e os estrangeiros sempre foram bastante minoria entre os detentores de títulos da dívida brasileira. Felizmente nós temos capacidade de manejo macroeconômico, principalmente por conta das reservas cambiais (5/6)
Por fim, para voltar a aproximar as duas taxas de juros, de curto e de longo prazo, o Banco Central poderia agir na compra desses títulos no mercado primário, como o FED nos EUA fez. (obviamente para isso precisaríamos de uma PEC) (6/6)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Juliane Furno

Juliane Furno Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @julianefurno

Dec 1, 2023
GOVERNO LULA NÃO É NEOLIBERAL

Cansada de discussões supéfulas e desrespeito nessa rede, mas aqui vão meus dois segundos de prosa.
1. Quem toma “neoliberalismo” no abstrato da teoria comete o primeiro erro: as definições são produto da realidade concreta. Ainda que os (1)
Neoliberais tenha criado a ideia de “políticas sociais focalizadas” como o bolsa família, no Brasil o programa adquire caráter distinto. A idéia dos neoliberais é SUBSTITUIR as políticas universais pelas focalizadas. Nos governos Lula o bolsa família caminhou CONJUNTAMENTE (2)
Com o fortalecimento das políticas universais, em especial ampliando a educação pública, a saúde, recuperando os gastos com seguridade social ao atrelar os aeis benefícios ao salário mínimo que CRESCEU 76% em termos REAIS (descontada a inflação) (3)
Read 15 tweets
Oct 27, 2022
O Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON/Unicamp) escreveu uma nota comparando o poder de compra do salário mínimo nos governos Lula e Bolsonaro (segue o fio 🧵) Image
A política de reajuste do salário mínimo é um dos principais determinantes da condição de vida da maioria da população brasileira. Na última Pesquisa da PNAD contínua, quase 70% da população auferia um salário mínimo ou menos como renda domiciliar per capita.
Além disso, o piso dos benefícios do sistema de pensões e aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o salário mínimo. Assim, 59,4% dos beneficiários do Regime Geral, ou quase 19 milhões de aposentados e pensionistas, recebem salário mínimo.
Read 10 tweets
Sep 19, 2022
O RISCO DE ACHAR QUE O OUTRO LADO NÃO JOGA: tenho visto aqui algumas ponderações sobre a expansão, também privada, do ensino superior. O argumento é que esses estudantes, pela composição dos currículos , viraram neoliberais e bolsonaristas (🧵)
O erro, na minha opiniao, dessa associação é, em primeiro lugar, que ela pressupoem que nosso trabalho militante não é o de disputar esses estudantes, mas de interditar seu acesso. Segundo, parece que tudo isso sao erros do PT, como se o outro lado nao jogasse
Parece que antes do ProUni e Fies nós estávamos a beira do socialismo, e foram os monopolios privados que “despolitizaram” e “endireitaram os estudantes”. Os estudantes das excelentes universidade privadas e mesmo das públicas também votaram em bolsonaro
Read 5 tweets
Sep 18, 2022
O mais importante é que o FIES e o Prouni nunca “substituiram” os investimentos e ampliação no ensino superior público. Aqui tem curto e longo prazo. Temos que ofertar vagas para os filhos da classe trabalhadora HOJE, ao mesmo tempo em que ampliamos o ensino público. 🧵
A construção de universidades e a sua ampliação levam tempo. O REUNI é esse planejamento de longo prazo. Mas foi muito importante o Pouni e o Fies porque meus colegas do julinho acessaram a universidade assim. A palavra é contraditório, no melhor sentido do termo.
A contradição ocorre porque os grupos privados se assentam nessa desoneração de tributos, mas essas são as contradições do capitalismo subdesenvolvido e o do Brasil onde ensino superior sempre foi privilégio da classe média.
Read 4 tweets
Sep 16, 2022
FIO MOTIVACIONAL

Queria compartilhar algumas coisas da minha trajetória após a aprovação no concurso da UERJ e espero que possa contribuir para incentivar intelectuais militantes, que vieram da escola pública e precisaram trabalhar a também sonharem esse sonho.
Eu estudei no ensino médio e fundamental em escola pública. Meus pais não fizeram universidade, não tive uma educação regada a incentivos acadêmicos tipo livros em casa a disposição nem pessoas próximas falando sobre ensino superior
Virei militante no ensino médio no colégio “Julinho” em Porto Alegre e, por causa disso, ampliei meus horizontes e passei a ter referência política em intelectuais e querer ser como eles, por isso resolvi me dedicar muito para fazer vestibular.
Read 10 tweets
Jan 9, 2022
Esse vídeo bem didático do Gil do Vigor trás muitos elementos interessantes para reflexão. Em primeiro lugar ele, acertadamente, diz que Taxa de Juros não deve ser o único mecanismo para conter a inflação, sugerindo que é importante conhecer suas causas. Segue o fio 🧵
Ocorre que desde a instalação do “tripé macroeconômico” com metas de inflação, a taxa juros foi eleita como único instrumento para forçar a inflação para a meta a despeito do seu impacto sobre o Produto e o Emprego. Debato isso aquo:
Alem disso, o Gil sugere haver várias causas para a inflacao, dando destaque ao elemento político e as expectativas de inflação. Sobre a inflação e suas diversas causas também já fizemos um vídeo que está nesse link:
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(