Dica.

Um dos maiores erros dos dirigentes soviéticos foi achar que só forma consciência política arte com mensagem diretamente política. No mundo capitalista, especialmente a industrial cultural dos EUA, eles entenderam melhor a relação entre consciência e cultura.
Toda produção cultural é parte de uma concepção de mundo e de política, mesmo sem qualquer mensagem política explicita ou direita. Desde o filme mais imbecil até o mais politizado, por exemplo, todos atuam no processo de formação de consciência e no inconsciente.
Não existe isso de "é só ficção" ou "é só entretenimento" e muito menos "vocês problematizam tudo".

E é até estranho falar isso num país onde todo mundo baba o avo de Gramsci e, aparentemente, Freud é um grande sucesso nas faculdades de psicologia.
Para quem não entendeu:

a consciência não é formada apenas por produtos culturais lidos como politizados ou conscientes. A consciência é um produto de relações sociais e consumo de bens culturais onde todos, até o mais "despolitizado" na aparência, ajuda a criar política.
às vezes nem desenhando, a galera entende rs

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Jones Manoel - YouTube: Jones Manoel

Jones Manoel - YouTube: Jones Manoel Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @jonesmanoel_PE

Jun 5
Vivemos numa sociedade de classes. A desigualdade de classes influencia tudo, inclusive o funcionamento das organizações revolucionárias. Mas é possível reduzir o efeito das desigualdades de classe nas organizações. Um exemplo do que fazer e outro do que NÃO FAZER.

👇
Começando com o que fazer. No XVII Congresso Extraordinário da Reconstrução Revolucionária que deu origem ao PCBR, tudo foi COLETIVIZADO: hospedagem, alimentação, passagem. Todos os delegados do congresso ficaram hospedados no mesmo espaço (ENFF), tiveram a mesma alimentação

👇
e as passagens foram centralizadas e NINGUÉM deixou de ir ao congresso por falta de dinheiro. Até coisas "menores", como roupa de frio, teve ação coletiva. Não importou o nível de renda de cada militante. Criamos as CONDIÇÕES MATERIAIS para todos participarem do Congresso.

👇
Read 7 tweets
Jun 3
Elitismo, racismo e covardia: o caso de Luis Felipe Miguel

Já se passaram quatro anos desde que Caetano Veloso me citou em um programa de relevante audiência na TV. Quando isso aconteceu, um monte de acadêmicos majoritariamente brancos, classe média e do sudeste, Image
partiram para o ataque. Foi, basicamente, pânico moral, acusações, xingamentos, tentativas de me comparar com Olavo de Carvalho e taxar eu e Domenico Losurdo de "neostalinistas" e "autoritários". Luis Felipe Miguel e Leonardo Avritzer foram os autores dos maiores chiliques.

👇
Hoje, em 2024, Miguel voltou a me atacar. Repare na lógica da coisa. Sou colocado ao lado de Olavo de Carvalho e Karnal, mas meu rosto não aparece. Tem milhares de fotos minhas na internet. Ele ESCOLHEU uma sem camisa e com uma arte onde o foco é meu BRAÇO, PEITO e abdômen.

👇
Read 12 tweets
May 13
Como já disse em vários vídeos, a questão central, frente a religiosidade do nosso povo, é interpelar como trabalhador, como classe, como explorado, e não como sujeito religioso. E até as referências religiosas são usadas para fortalecer o sentido de classe. Explico.

👇
Você está fazendo uma fala para um grupo de trabalhadores religiosos e cita, por exemplo, a famosa frase bíblica dizendo que "não se pode servir a dois senhores" e usa isso para tratar de interesses de classes antagônicas. A referência bíblica captura atenção para uma reflexão
👇
política e não religiosa. Ou então cita Jesus contra os mercadores do templo para destacar o caráter de classe de burgueses da fé. Usar essas referências religiosas como pontes de diálogo, deslocando-se para fora da religião, é instrumento didático e comunicativo produtivo.

👇
Read 14 tweets
May 12
Fascismo, liberalismo e os otários

O Globo e Folha de São Paulo soltaram o comando para unificar todo discurso da extrema-direita. A ideia é colocar a culpa da maior tragédia da história do Rio Grande do Sul no Governo Dilma. Logo, no PT, em Lula, etc. A operação é simples. Image
Um título sensacionalista na matéria (a maioria vai ficar só no título mesmo), começa a circular nos grupos de zap, toda extrema-direita direita vai repetir. Em seguida, talvez na segunda ou na terça, vão pegar alguma mentira lateral do fascismo nacional para desmentir.
Aí começam a reclamar de Fake News e terá amplo destaque alguma fala boa de um jornalista da Globo News - inclusive criticando o bolsonarismo e as "fake news", para dar uma ideia de pluralidade, é claro.
Read 10 tweets
Apr 14
Como operar de maneira errada uma boa ideia!

A fuga de cérebros é um problema gigantesco para o Brasil e todos os países dependentes. É um problema gravíssimo desde uma perspectiva econômica, política, tecnológica e de soberania nacional. Vamos falar do problema em si primeiro. Image
Os centros do imperialismo, como Estados Unidos e União Europeia, por sua posição de destaque na produção tecnológica mundial, são em si polos de atração de cientistas e pesquisadores do mundo todo (melhores salários, estrutura, condições de vida, maior prestígio etc.)

👇
Esses países, com destaque para os EUA, têm estratégias múltiplas de captação de talentos no mundo todo. É quase impossível um pesquisador brasileiro, por exemplo, realizar uma pesquisa de potencial valor patenteável e não receber um convite para trabalhar nos EUA.

👇
Read 15 tweets
Mar 26
Até onde estou informado, o escrito mais sistemático que Marielle Franco deixou com suas ideias é a sua dissertação de mestrado. Na pesquisa, Marielle faz um debate sobre NEOLIBERALISMO, Estado penal e as UPPs. Na reflexão de Marielle, fica claro que no fundamento de toda

👇
política de segurança pública temos um projeto de sociedade e de economia política. A dissertação de Marielle, muito bem fundamentada, mostra como não resolvemos o problema da segurança - e construímos outro paradigma de política no setor - sem um projeto político-econômico.

👇
Um projeto político-econômico alternativo ao neoliberalismo, baseado no interesse e na organização das classes trabalhadoras. Tudo isso está lá, escrito; ideias de Marielle. Me incomoda muito como alguns tratam sua figura como um símbolo sem lembrar das suas ideias.

👇
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(