A Europa criou leis para obrigar as plataformas a apagarem parte do passado virtual de cidadãos. STF discute nesta quarta (30) um caso que pode servir de referência no país. Segue a thread para entender o que é ‘Direito ao Esquecimento’ nesta reportagem 👇gamarevista.com.br/semana/a-inter…
Se você pesquisar o nome de um médico na internet, há chances de topar com uma denúncia ou processo judicial que tenha causado um belo estrago na imagem do profissional. Foi o que aconteceu com uma médica holandesa theguardian.com/technology/201…
Mesmo inocentada em uma ação sobre imperícia, seu nome seguiu aparecendo num site de busca que congregava “maus profissionais” – e que, de tão consultado e compartilhado, acabava privilegiado pelo algoritmo do Google computer.howstuffworks.com/internet/basic…
Se sentindo prejudicada, a médica decidiu recorrer à justiça. Seu advogado defendeu a tese de que a busca do Google estava “julgando” sua cliente. O juiz deu causa ganha e a prática de contestar o direito ao esquecimento tomou a Europa
Agora, qualquer cidadão do bloco europeu pode solicitar que informações “inadequadas, irrelevantes ou excessivas” na internet sumam de plataformas digitais. O direito ao esquecimento virou conquista europeia. E como é no Brasil? www1.folha.uol.com.br/tec/2018/09/go…
Por aqui não há lei específica, apenas jurisprudência – o debate existe desde 2013 e versa sobre duas frentes principais: mecanismos de busca e plataformas, como o Google; e a imprensa conjur.com.br/2019-ago-28/di…
No país, um caso do tipo envolve a Globo e a família de Aída Curi, uma jovem brutalmente assassinada em 1958, cuja vida foi dramatizada na televisão meio século depois. Sua família entrou com recurso no STJ pedindo direito ao esquecimento epoca.globo.com/tecnologia/exp…
O resultado do julgamento trará implicações gerais e deverá orientar decisões de outros tribunais sobre o tema no futuro. Para entender mais da história do direito ao esquecimento, leia nossa reportagem na #Semana_Gama “A internet tá funcionando?” gamarevista.com.br/semana/a-inter…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Nesta semana, Gama discute se levamos a ideia da obsolescência programada para a vida pessoal e se estamos tratando as pessoas — e nós mesmos — como tratamos as coisas gamarevista.uol.com.br/capa/o-que-e-d…
Em um mundo de rápida atualização tecnológica, em que apenas o novo é valorizado, nos adaptamos a uma lógica de excesso e de troca. Veja mais sobre o assunto nessa #Semana_Gama 👇
Tudo indica que sim. Enquanto as pesquisas na saúde evoluem e grandes economias do mundo ostentam seus lucros, por aqui pesquisadores, empresários e pacientes lutam para viabilizar avanços no tema #Semana_Gama gamarevista.uol.com.br/capa/hora-da-m…
Com regulamentação altamente restritiva, Brasil corre o risco de ficar na contramão de um mercado que deve movimentar centenas de bilhões de dólares no mundo gamarevista.uol.com.br/semana/hora-da…
CEO da Indeov, uma empresa que propõe facilitar o acesso a medicamentos com #cannabis no Brasil, Camila Teixeira ressalta que o país ainda tem muito a caminhar para ser relevante no setor gamarevista.uol.com.br/semana/hora-da…
Inspirado no documentário “Democracia em Vertigem” (2019), a produção do @portadosfundos, "Teocracia em Vertigem” acompanha a vida de Jesus e os inimigos e aliados políticos que o filho de Deus fez ao longo dos seus 33 anos, seguindo o estilo mockumentary. youtube.com/c/PortadosFund…
Após mais um comportamento racista no futebol, desta vez vindo dentro do campo, pelo 4º árbitro Sebastian Colţescu que ofendeu o auxiliar Pierre WebÓ, os 22 jogadores da partida de PSG x Istambul Basaksehir deixaram o campo incentivados pelo atleta Demba Ba.
Relembre conteúdos em que o posicionamento dos atletas foi decisivo na defesa de uma causa. A seguir a história de manifestações políticas antirracistas no futebol brasileiro gamarevista.com.br/sociedade/sera…
As samambaias que invadiram os apartamentos de chão de taco em meados de 2010 eram só a porta de entrada para drogas mais pesadas: pileas, filodendros, antúrios, begônias. Plantas que podem valer milhares de reais. Conheça o mundo verde da ostentação 👇 gamarevista.com.br/estilo/a-osten…
A moda da vez entre os millennials é cultivar espécies tropicais raras, muitas, nativas do Brasil - em geral, praticamente impossíveis de encontrar na natureza. São criadas em pequenas quantidades por produtores e colecionadores e circulam de maneira meio restrita pelo mercado
É claro que tamanha raridade vem atrelado a custos altos para obtê-las. E nem todo mundo entende a cena “Tem as pessoas que sabem que pela raridade não dá para ser barato, mas tem gente que dá risada quando falo o valor de algumas plantas” diz Fernando Werney, da Dois Trópicos
#Semana_Gama "Tá livre?"
Amyr Klink, Christian Dunker, mulheres viajantes, líderes religiosos e mais nos ajudam a pensar se somos tão livres quanto poderíamos e o que, afinal, significa liberdade gamarevista.com.br/capa/ta-livre?…
Para Amyr Klink, ser livre não é sair pelo mundo sem rumo, mas escolher um caminho e traçá-lo com maestria e alguns limites gamarevista.com.br/semana/ta-livr…
De Monja Coen ao babalorixá Sidnei Nogueira, representantes de diferentes religiões dividem seus conceitos de liberdade, a partir de suas crenças gamarevista.com.br/semana/ta-livr…