Boa noite, pessoal! Aqui é a @Mariana_Sanches, correspondente da @bbcbrasil em Washington, e vou trazer os principais pontos do primeiro debate entre o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden, que disputam a presidência dos EUA.👇 #Debates2020
Começamos pelas regras:
Com moderação de Chris Wallace, da Fox News, o debate vai durar 90 min (sem intervalos!) com divisão em tópicos: histórico dos candidatos, Suprema Corte, pandemia de covid-19, economia, justiça racial e violência nas cidades e a lisura das eleições.
E se você sente que precisa se atualizar um pouco mais nesses tópicos do debate, dá uma olhada neste fio que preparamos mais cedo com links para várias reportagens sobre os assuntos principais das eleições:
Debate começa quente, c/ discussão sobre a indicação da juíza conservadora Amy Barrett por Trump para a Suprema Corte, no lugar da progressista Ruth Ginsburg. Há 4 anos, os republicanos bloquearam Obama de fazer indicação ao Tribunal e defenderam q o povo fosse ouvido na eleição
Trump sobre indicação de Barrett: "eleições tem consequências, ganhamos o senado e a Casa Branca e temos uma indicada fenomenal. Temos muito tempo, até para fazer (votação no Senado) depois da eleição, terei muito tempo depois disso. Os democratas nem pensariam em fazer diferente
Biden: "O povo americano tem direito a voz. Deveríamos esperar e ver qual o resultado será. Eu não tenho nada contra a juíza, parece uma pessoa bacana, mas o presidente está lutando na Suprema Corte contra o ObamaCare. Ñ é apropriado fazer isso antes das eleições"
Na sequência, Trump defendeu seu direito de indicar Barrett dizendo q "eu não fui eleito por 3 anos, eu fui eleito para 4 anos". E afirmou que os democratas defendem acabar c/ planos de saúde privados, uma proposta de Bernie Sanders que Biden não apoia.
O moderador Wallace esclareceu que a Suprema Corte vai decidir uma semana após a eleição o futuro do ObamaCare, que Trump pede para ser extinto. O presidente se irritou: "Estou debatendo c/ ele, não com vc. Mas não estou surpreso".
Biden garantiu que quer expandir o ObamaCare e q não importa o q já foi proposto pelos democratas. "Agora o partido sou eu". A discussão ficou confusa e tensa, com Biden chamando o presidente de "mentiroso", "esse homem não sabe o que está falando" e "você vai calar a boca?"
O tema é máscaras. Trump, q se recusou a usar por meses, tirou uma máscara do bolso interno de seu terno: "Eu tenho uma máscara aqui, e eu coloco em qualquer momento em que isso for necessário. Eu não uso como ele, que usa em qualquer momento, uma máscara enorme".
Biden sobre máscaras:"O CDC disse q podemos salvar 100 mil vidas se usarmos máscaras, nenhuma pessoa séria diz o contrário". Olhando para as câmeras, Biden diz: "Ele não está preocupado com você. Ele foi totalmente irresponsável com distanciamento social e máscara". #Debates2020
Há 2 dias,o NYTimes mostrou q Trump passou anos s/ pagar imposto e pagou só US$750 em 2017. Trump ñ questiona os dados."Eu ñ quero pagar imposto, antes de chegar aqui (presidência) eu era um empresário. Ele (Biden) passou essa lei (de corte de impostos) q nos deu esse privilégio
Relembre o caso aqui 👇
Donald Trump: como o autodeclarado bilionário pode ter passado 10 anos sem pagar imposto de renda bbc.com/portuguese/int…
Biden: "Mostre seu imposto de renda". Trump é o único presidente nas últimas décadas a se recusar a mostrar. Biden: "Ele paga menos imposto do que a professora da escola paga. Vou eliminar o Tax Cuts e dar pra quem merece", sobre lei q adm. Obama passou p/ aliviar crise de 2008
Trump acusa o filho de Biden de ter negócios corruptos no exterior. Biden perde a paciência, grita e chama o presidente de "palhaço". "Me deixe responder! Meu filho não fez nada de errado. Esse homem é um desacreditado. É difícil falar qualquer coisa com esse palhaço".
Biden: "Se entramos no assunto de famílias, e eu não quero fazer isso, poderemos falar a noite toda (sobre a família de Trump). Ele não quer falar sobre o que você (povo americano) precisa".
Trump acusa o filho de Biden de ter negócios corruptos no exterior. Biden perde a paciência, grita e chama o presidente de "palhaço". "Me deixe responder! Meu filho não fez nada de errado. Esse homem é um desacreditado. É difícil falar qualquer coisa com esse palhaço".
Trump diz q a violência nas ruas em protesto vem da esquerda e não condena supremacistas brancos. "Quem vc quer que eu condene?" Trump tem dito que democratas apoiem violência, fim da polícia e podem destruir os subúrbios americanos, eleitores centrais na disputa
Biden:"Sou oposto a tirar dinheiro da polícia. Ele não sabe o q e é um subúrbio a menos que erre o caminho. Já tornei claro q violências devem ser investigadas e denunciadas. A ex-assessora dele disse que caos e saques o ajudam. O que ele faz, ele só põe gasolina no fogo"
Trump pergunta quem é a assessora. Biden diz Kellyanne Conway. Trump: "eu não acredito que ela falou isso". Mas ela realmente disse. A frase está aqui nessa reportagem, que explica tb a disputa em torno da violência e dos subúrbios: bbc.com/portuguese/int…
Biden tenta constranger Trump por ter supostamente chamado veteranos de guerra feridos ou mortos de 'perdedores' e 'otários' e cita o filho Beau, q serviu no Iraque, como herói. Trump diz q não conhece Beau, mas conhece Hunter, dispensado da Marinha por usar cocaína
Biden diz q como milhões de pessoas, o filho tem um problema com dependência química que ele já tratou e superou
E o 🇧🇷 desembarcou no debate. Biden diz: "A Amazônia Brasileira está sendo destruída. Vamos pegar US$20 bilhões e dizer: 'aqui está, pare de destruir a floresta'". A menção ñ é só crítica ao tratamento de Trump ao ambiente, mas à sua amizade c/ Bolsonaro: bbc.com/portuguese/int…
Trump volta a falar em fraude massiva c/ votos por correio. E diz que resultado sobre pode levar meses pra sair. E ñ se comprometeu a ñ declarar vitória antes da hora: "Eu espero que seja uma eleição honesta, mas se eu ver dezenas de milhares de votos fraudados, não vou".
Biden diz q concordará c/ resultados e q Trump tb vai pq depois q os votos forem contados é o fim do jogo. E diz q, se for eleito, será o presidente de republicanos e democratas #Debates2020
Foram 90 minutos intensos, mas agora acabou, pessoal. Obrigada pela companhia e não deixe de registrar aqui o que achou do debate. Em algumas horas teremos a reportagem completa em texto, na bbcbrasil.com, e no nosso canal do Youtube. Até já! #Debate2020
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Ciro Gomes abre o debate fazendo pergunta a Lula sobre concentração de riqueza no Brasil durante o governo do petista.
"É isso que o senhor deseja repetir?"
Lula responde dizendo que seu governo tirou brasileiros da pobreza.
Ciro diz que se afastou do governo do PT por causa das "contradições" e que Lula "falseia" informações do seu governo. :"Gerou a tragédia do Bolsnoaro", disse o pedetista. "Por que ele foi foi eleito depois do PT?
Em 2018, grande parte dos executivos da Faria Lima votou em Bolsonaro.
Depois de 4 anos de governo, será que algo mudou nas posições do mercado financeiro?
"80% da Faria Lima votaria no Bolsonaro", diz o economista Renato Breia
Para ele, o voto no atual presidente é motivado, em parte, por uma avaliação negativa do mercado quanto à gestão econômica nos governos do PT bbc.com/portuguese/bra…
Para Breia, o governo Bolsonaro também cometeu erros na gestão da economia e se mostrou “irresponsável fiscalmente” em algumas ocasiões
Ele diz, porém, que um governo Lula seria ainda mais nocivo, lembrando que o ex-presidente prometeu acabar com o “teto de gastos”
João, um homem negro de 23 anos, foi condenado a 9 anos de prisão por um assalto ocorrido em 2018, em SP.
Ele foi abordado pela PM porque corria (da chuva) na madrugada e foi reconhecido por uma foto enviada no WhatsApp.
João só foi inocentado após escrever carta ao STF. 🧵👇
Na carta, João escreveu:
"Aos excelentíssimos senhores ministros [...]
Peço que meu processo seja revisado porque estou sendo punido por algo que não cometi. Para uma possível condenação tudo deve ser claro como a luz. Condenação exige certeza, e não 'alta probabilidade"
Os policiais procuravam pelos responsáveis por um assalto na periferia de SP.
Segundo João, ele voltava de uma balada, correndo na chuva para chegar rápido em casa, quando foi parado pela PM.
Há 70 anos, morria a mítica primeira-dama argentina Eva Perón
Mas você sabia que o corpo dela teve um destino extraordinário e macabro, antes de ser sepultado na Recoleta, em Buenos Aires? 👇🧶
Evita morreu aos 33 anos em razão de um câncer do colo do útero
Mas Perón, seu marido, queria que ela fosse embalsamada e que seus restos mortais descansassem num mausoléu faraônico que seria construído. Um anatomista espanhol iniciou o trabalho de conservação horas após a morte
Como o mausoléu não ficou pronto, o corpo permaneceu por anos na maior central sindical da Argentina.
Os planos tomaram um rumo inesperado em 1955, quando Perón foi derrubado por um golpe militar e teve que sair do país, deixando o corpo pra trás
Recife, 1962 - evangélicos se reúnem num dos mais significativos movimentos de engajamento social de lideranças progressistas cristãs na América Latina.
Um evento de 8 dias que, depois, a ditadura militar no Brasil tentou apagar - hoje, poucos sabem da existência dele. 🧵👇
O tema era "Cristo e o Processo Revolucionário Brasileiro", com o intuito de discutir a responsabilidade das igrejas diante das mudanças políticas e sociais enfrentadas na época.
Alguns pontos discutidos:
• Movimentos sociais e estudantis
• Reformas de base
• Reforma agrária
Comunistas? Segundo pesquisador Marcus de Matos, as pautas estavam próximas à esquerda, mas os integrantes não se diziam comunistas.
Muitos se identificavam com uma corrente que defendia "ouvir a crítica ao capitalismo, mas encontrar a resposta do cristianismo a essas questões"
Denúncias envolvendo garimpeiros, estupro de uma menina indígena e desaparecimento dos moradores de aldeia colocaram a campanha #CADEOSYANOMAMI nos Trending Topics do Twitter nesta semana.
Veja o que se sabe até agora 🧶
Em 25 de abril, o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kwana (Condisi-YY), Júnior Hekukari, divulgou um vídeo dizendo ter recebido a informação de que uma menina de 11 ou 12 anos teria morrido na comunidade de Aracaçá após ser estuprada por garimpeiros
Então, nos dias 27 e 28 de abril, uma comitiva de órgãos federais visitou a aldeia para apurar a denúncia. Após a expedição, foi divulgado um vídeo que mostrava parte da aldeia queimada e sem a presença dos moradores