Juliane Furno Profile picture
Sep 30, 2020 14 tweets 3 min read Read on X
Hoje o STF julga a possibilidade de a Petrobrás vender algumas das suas refinarias sem passar pelo aval do Congresso Nacional. A alienação do controle estatal sobre as Refinarias em questão atenta contra a soberania nacional e tem impactos econômico. Segue o fio (1/14)
1. Em primeiro lugar a medida é uma afronta a democracia. A Petrobrás foi criada - em 1953 - como desejo da maior manifestação popular da nossa história que teve como marca a pauta da soberania. A privatização das refinarias - portanto - deveria passar no crivo do debate (2/14)
2. Isso vai na contramão do que tem feito o resto do mundo. As grandes petrolíferas procuram, cada vez, mais serem empresa integradas, verticalizadas. Precisam controlar desde a atividade de Exploração e Produção (E&P) até o refino. Do poço ao posto ou do poço ao poste (3/14)
Somente assim as grandes petrolíferas não ficam vulneráveis as oscilações do preço internacional. Se o preço da extração cair muito, o déficit na produção é compensado no refino, por exemplo. Ou seja, a empresa pode ter déficit numa área e mesmo assim ter lucro no agregado (4/14)
3. A venda do controle das principais refinarias do Brasil vai ter um impacto apenas “ilusório” na redução da dívida da empresa. Por um lado ela recebe um alto valor na venda, e – por outro – perde capacidade de receber a renda dessa atividade no futuro. (5/14)
Segundo o INEEP, de 20018 a 2019 as refiarias "RLAM" e "Rnest" geraram mais de R$ 5 bi de receita operacional para a Petrobras. Ou seja, as refinarias são lucrativas, rendem caixa a Petrobrás que gera dividendos à União. (6/14)
4. A Petrobrás é obrigada a atender todas as regiões do Brasil, porque não é estatal e não movida por lucro, necessariamente. A alienação do controle das refinarias pode gerar desabastecimento, porque empresas privadas ofertam suas mercadorias apenas onde é mais rentável. (7/14)
5. Se privatizadas as refinarias o Brasil perde possibilidade de utilização da Petrobrás como um instrumento da política industrial e econômica. Hoje, é possível reduzir a margem de lucro no refino se essa for uma decisão de baratear o custo das demais empresas. (8/14)
As empresas usam petróleo como matéria prima e/ou combustíveis. Reduzir seu custo pode ser uma forma de estimular setores econômicos e gerar empregos. Isso não é possível com controle privado. Essa alienação significa mais submissão as estratégias empresariais privadas (9/14)
6. O preço tende a se elevar para o consumir final, assim como todos os demais setores que foram privatizados sob o argumento de aumentar a “concorrência” para assim reduzir o “preço”. Vejam o exemplo da telefonia e da energia elétrica. (10/14)
7. Além disso, o mercado de petróleo – por exemplo – é oligopolista. Deixará de ser um mercado de monopólio (de fato) público para ser praticamente um monopólio privado. Esse não é um mercado de ampla concorrência. (11/14)
8. A Petrobrás não tem mais monopólio no refino desde 1997. O setor está aberto. No entanto nenhuma empresa privada apresentou nenhum projeto de construção de refinarias novas, embora a gente precise. O setor privado não está vocacionado para isso (12/14)
Isso porque construir uma Refinaria significa um grande volume de investimentos com retornos de longo prazo No entanto, depois que o Estado fez tudo as empresas querem o controle. Agora que a cadeia está montada e todos os custos foram amortecidos elas querem (13/14)
9. A privatização do refino passará a decisão privada o controle sobre o ativo mais estratégico na geopolítica atual que é o Petróleo. Inúmeras guerras e golpes de Estado já foram operados pelo controle desse “Ouro Negro”. Vamos entregar de bandeja? (14/14) #Petrobrásfica

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Juliane Furno

Juliane Furno Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @julianefurno

Dec 1, 2023
GOVERNO LULA NÃO É NEOLIBERAL

Cansada de discussões supéfulas e desrespeito nessa rede, mas aqui vão meus dois segundos de prosa.
1. Quem toma “neoliberalismo” no abstrato da teoria comete o primeiro erro: as definições são produto da realidade concreta. Ainda que os (1)
Neoliberais tenha criado a ideia de “políticas sociais focalizadas” como o bolsa família, no Brasil o programa adquire caráter distinto. A idéia dos neoliberais é SUBSTITUIR as políticas universais pelas focalizadas. Nos governos Lula o bolsa família caminhou CONJUNTAMENTE (2)
Com o fortalecimento das políticas universais, em especial ampliando a educação pública, a saúde, recuperando os gastos com seguridade social ao atrelar os aeis benefícios ao salário mínimo que CRESCEU 76% em termos REAIS (descontada a inflação) (3)
Read 15 tweets
Oct 27, 2022
O Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON/Unicamp) escreveu uma nota comparando o poder de compra do salário mínimo nos governos Lula e Bolsonaro (segue o fio 🧵) Image
A política de reajuste do salário mínimo é um dos principais determinantes da condição de vida da maioria da população brasileira. Na última Pesquisa da PNAD contínua, quase 70% da população auferia um salário mínimo ou menos como renda domiciliar per capita.
Além disso, o piso dos benefícios do sistema de pensões e aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o salário mínimo. Assim, 59,4% dos beneficiários do Regime Geral, ou quase 19 milhões de aposentados e pensionistas, recebem salário mínimo.
Read 10 tweets
Sep 19, 2022
O RISCO DE ACHAR QUE O OUTRO LADO NÃO JOGA: tenho visto aqui algumas ponderações sobre a expansão, também privada, do ensino superior. O argumento é que esses estudantes, pela composição dos currículos , viraram neoliberais e bolsonaristas (🧵)
O erro, na minha opiniao, dessa associação é, em primeiro lugar, que ela pressupoem que nosso trabalho militante não é o de disputar esses estudantes, mas de interditar seu acesso. Segundo, parece que tudo isso sao erros do PT, como se o outro lado nao jogasse
Parece que antes do ProUni e Fies nós estávamos a beira do socialismo, e foram os monopolios privados que “despolitizaram” e “endireitaram os estudantes”. Os estudantes das excelentes universidade privadas e mesmo das públicas também votaram em bolsonaro
Read 5 tweets
Sep 18, 2022
O mais importante é que o FIES e o Prouni nunca “substituiram” os investimentos e ampliação no ensino superior público. Aqui tem curto e longo prazo. Temos que ofertar vagas para os filhos da classe trabalhadora HOJE, ao mesmo tempo em que ampliamos o ensino público. 🧵
A construção de universidades e a sua ampliação levam tempo. O REUNI é esse planejamento de longo prazo. Mas foi muito importante o Pouni e o Fies porque meus colegas do julinho acessaram a universidade assim. A palavra é contraditório, no melhor sentido do termo.
A contradição ocorre porque os grupos privados se assentam nessa desoneração de tributos, mas essas são as contradições do capitalismo subdesenvolvido e o do Brasil onde ensino superior sempre foi privilégio da classe média.
Read 4 tweets
Sep 16, 2022
FIO MOTIVACIONAL

Queria compartilhar algumas coisas da minha trajetória após a aprovação no concurso da UERJ e espero que possa contribuir para incentivar intelectuais militantes, que vieram da escola pública e precisaram trabalhar a também sonharem esse sonho.
Eu estudei no ensino médio e fundamental em escola pública. Meus pais não fizeram universidade, não tive uma educação regada a incentivos acadêmicos tipo livros em casa a disposição nem pessoas próximas falando sobre ensino superior
Virei militante no ensino médio no colégio “Julinho” em Porto Alegre e, por causa disso, ampliei meus horizontes e passei a ter referência política em intelectuais e querer ser como eles, por isso resolvi me dedicar muito para fazer vestibular.
Read 10 tweets
Jan 9, 2022
Esse vídeo bem didático do Gil do Vigor trás muitos elementos interessantes para reflexão. Em primeiro lugar ele, acertadamente, diz que Taxa de Juros não deve ser o único mecanismo para conter a inflação, sugerindo que é importante conhecer suas causas. Segue o fio 🧵
Ocorre que desde a instalação do “tripé macroeconômico” com metas de inflação, a taxa juros foi eleita como único instrumento para forçar a inflação para a meta a despeito do seu impacto sobre o Produto e o Emprego. Debato isso aquo:
Alem disso, o Gil sugere haver várias causas para a inflacao, dando destaque ao elemento político e as expectativas de inflação. Sobre a inflação e suas diversas causas também já fizemos um vídeo que está nesse link:
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(