1) Recebi a seguinte avaliação de um dirigente de um importante sindicato de servidor público federal: "A pesquisa é boa mas a análise equivocada. Há um grande bloco que vota de forma coesa, não por se aliar ao Governo.
É quase o oposto do que sugere"
2) Continua: "A aliança desse bloco de centro-direita é uma aliança liberal, que detém o controle das ações no parlamento, só permite avançar as propostas oriundas do governo que lhe são palatáveis e rejeita as que não são com absoluta desenvoltura. "
3) Mais: "É a mesma configuração que permitiu a derrubada do Governo Dilma e que se consolidou no Governo Temer. E que agora vai tomando, pouco a pouco, os postos-chave dentro do Governo Bolsonaro, com a conivência dos militares. "
4) Continua: "Nenhuma surpresa nisso também: foi esse mesmo extrato político que manteve o regime militar por mais de duas décadas. Na verdade, com raros e turbulentos interregnos em nossa história republicana é mais do mesmo desde o início. "
5) Finaliza: " Bolsonaro vai abandonando completamente sua agenda de campanha em virtude da incapacidade de sua coalizão técnica e política de produzir algum fato relevante. Nesse ponto, essa coalizão que sempre mandou e desmandou no Brasil o colocará onde for conveniente."
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Bom dia. Enquanto o mundo continua existindo por aqui, cumpro minha promessa e posto o fio sobre Darcy Ribeiro e suas propostas para a educação brasileira. Lá vai:
1) Darcy Ribeiro, sociólogo e antropólogo, foi defensor da escola pública e da educação integral. Costumava dizer que “a crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”, referindo-se às estruturas sociais segregacionistas presentes no Brasil
2) Sua concepção também foi influenciada pelo movimento Escola Nova, assim como Anísio Teixeira. A idealização dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPS), a partir da experiência da Escola Parque, vem desta filiação.
Bom dia. Ontem, perguntei aqui se deveria continuar os fios sobre educadores e, se sim, quais. Vários sugeriram fazer um mix de teóricos. Então, farei um fio sobre Anísio Teixeira e, mais adiante, sobre Darcy Ribeiro e outros. Começando agora.
1) Anísio Teixeira foi o educador com maior influência política no Brasil. Tanto que seu nome está inscrito no mais importante instituto que realiza exames educacionais, o INEP.
2) O educador baiano seguia o liberal igualitarista John Dewey, pedagogo dos EUA que defendia a democracia e a liberdade de pensamento como elementos para a maturação emocional e intelectual das crianças. Dewey imaginava a educação como base central da formação do cidadão.
Bom dia. Como o fio que postei ontem parece que foi útil, continuarei a conversa sobre os conceitos de Paulo Freire que começa agora. Neste fio, vou explorar o conceito de educação bancária e suas derivações. Lá vai:
1) A educação bancária se baseia na convicção que o educando é um copo vazio, incapaz de superar o senso comum marcado por crenças e crendices. Para superar tal condição, necessitaria da oxigenação vinda do conhecimento de fora.
2) Para superar tal condição, necessitaria da oxigenação vinda do conhecimento de fora. Um conhecimento civilizador, que o prepara para um salto para o mundo produtivo, de progresso pessoal e coletivo. Algo como a civilização tirando o selvagem de sua inércia.
Bom dia. Paulo Freire é um desses autores que são muito citados sem grande profundidade. Alguns, citam com ódio, sem nunca ter lido uma linha do que escreveu. Outros, citam frases amorosas como este fosse o centro de sua lavra. Lá vai fio a respeito de seus principais conceitos.
1) Começando sobre a confusão a respeito do conceito de educação popular. Não foi Paulo Freire que o criou. O conceito já aparecia na América Espanhola desde o século XIX. Apareceu em meio à luta pela independência como educação nacional e popular
2) O termo evoluiu para uma concepção mais transformadora com organizações populares e sindicais na Argentina, Peru e Bolívia. Nikolai Severin, que criou as escolas sindicais na Dinamarca, foi uma referência neste período
Fiquei de postar alguns detalhes sobre alternativas pedagógicas para em virtude do IDEB recém-divulgado. Lá vai.
1) Primeiro, até por uma questão de honestidade intelectual, preciso deixar claro que sou freireano e tenho como referência as teses de Lev Vygotsky. Vou explicar brevemente o que isso significa
2) Paulo Freire contestava o que denominava de "educação bancária". Sua crítica se concentrava no papel de instrutor - às vezes, até adestrador - que o professor assumia. O aluno era visto como totalmente ignorante, um papel em branco a ser preenchido pelo saber do professor
Estou impressionado com o impacto das redes sociais no comportamento infanto-juvenil. Já temos pesquisas acumuladas que indicam um imenso estrago.
1) Um dos estragos é a máquina de conformidade que as redes sociais se revelaram. Viés de Conformidade é a atração natural de se repetir o que a maioria está fazendo. Trata-se de uma tendência de aceitação num grupo.
2) Pois bem: hoje, sabemos que uma criança acessa 1000 unidades de informações em uma hora (gastando 3 segundos por publicação). Basta olhar o número de curtidas e saberá o que gerará aceitação