Rudá Ricci Profile picture
Sociólogo, trabalho com educação e gestão participativa. Presido o Instituto Cultiva
Valcilon Silva Profile picture Alisson Mattos Profile picture Fábio P. Maganha Profile picture mmarra Profile picture NORDESTINA🇧🇷🇵🇸 Profile picture 10 added to My Authors
May 2 9 tweets 3 min read
Bom dia. Farei um breve fio com 8 ideias centrais sobre o fascismo apresentado por Adorno numa palestra aos estudantes austríacos em 1967. Lá vai: 1) SOBRE A PROPAGANDA COMO ALMA DO FASCIMO: A base do fascismo é a propaganda. Ela em si mesma. Não serve para disseminar uma ideologia, já que a sua é demasiadamente pobre, e mais para tornar as massas engajadas.
Apr 26 13 tweets 5 min read
Bom dia. Mais uma vez, uma ou outra notícia tratada de maneira sensacionalista estimula pânico no campo progressista. Quem lida com Direito dificilmente admite que a lei se subordina à política. Por este motivo, não compreende o jogo e o uso político da lei. Vamos ao fio: 1) O que Bolsonaro fez ao publicar seu decreto de perdão (não é indulto)? Usou a lei. Ponto. Nada mais que isso. Um decreto inócuo tecnicamente, já que ainda há a possibilidade dos embargos de declaração por parte da defesa. Então, por qual motivo o fez?
Apr 17 21 tweets 8 min read
Bom dia. Farei um pequeno fio sobre os motivos para analistas políticos apanharem neste 2022. É sempre assim. Lá vai: 1) Há dois fatores para este ano ter mais malhação de analista político que nos outros anos: vivemos sob um governo fascista e estamos enredados no famoso viés de confirmação. Falarei brevemente de cada um.
Apr 15 11 tweets 4 min read
Bom dia. Infelizmente, não posso concordar com Marilena Chauí - que eu tanto admiro - que disse que o governo Bolsonaro e o bolsonarismo não são totalitários, mas autoritários. Estes são conceitos básicos da ciência política. Vou explicar a diferença. Lá vai: Image 1) O autoritarismo é desmobilizador. O fascismo, ao contrário, é mobilizador. Faz toda a diferença. À título de ilustração, o regime militar de 1964 odiava qualquer aglomeração. Suas políticas adoravam gritar o "circulando" para que grupinhos de mais de 3 pessoas se dispersassem Image
Apr 9 27 tweets 7 min read
Bom dia. Venho citando a Geringonça portuguesa como exemplo que poderíamos seguir no Brasil. Na verdade, trata-se de uma tensa aliança do PS com a esquerda. Uma tensão permanente, mas muito importante. Lá vai fio: 1) A experiência da “geringonça” marcou acordos do PS com partidos de esquerda entre 2015-2019. O nome foi dado pelo então líder do CDS Paulo Portas, numa nítida ironia contra este acordo. Eu estava em Portugal quando António Costa anunciou o acordo.
Apr 3 5 tweets 2 min read
O último Balaio do Kotscho parece ter sido escrito por um jovem às vésperas do Exame do Enem. Pede pressa para Lula oficializar a campanha. Naovejo motivo para isso. Por vários motivos. Explico: 1) Assim que oficializar a campanha, Lula e Alckmin serão objeto de matérias "investigativas" da grande imprensa e alvo de toda sorte de vazamento de "dossiês".
Apr 2 7 tweets 3 min read
Lá vai o resumo da análise de conjuntura que fiz ontem no canal do Instituto Cultiva no Youtube: 1) A terceira via está implodindo. Moro e Dória fizeram tanta besteira que acabaram na panela. Ciro vai no caminho, dado que a polarização Lula-Bolsonaro se consolida.
Mar 3 9 tweets 3 min read
Bom dia. Dado o grau de animosidade que é estampada nas redes sociais sobre a guerra na Ucrânia, resolvi fazer um fio para esclarecer o que está abaixo da superfície no debate que envolve a esquerda brasileira a respeito deste tema. Lá vai: 1) A guerra da Ucrânia vem gerando um debate na esquerda brasileira que grande parte dos jovens militantes ou simpatizantes não está entendendo. Na esquerda, essa guerra também se refere às diferenças históricas entre pró-soviéticos e os críticos ao "socialismo real existente".
Feb 27 4 tweets 2 min read
O Eurasianismo russo

É impressionante a influência de Alexander Dugin no governo Putin.
Emplacou dois pupilos no governo: Pâmela Zaricullin e Valery Korovin. Quando criou o Partido Eurasiano, seu conceito de "ordem mundial multipolar" foi à política externa de Putin. O conceito está no seu livro "Fundamentos da Geopolítica".

Putin passou a falar em Novorossiya, Nova Rússia, termo empregado por Dugin.

Dugin participou de negociações na guerra da Chechênia. Foi enviado à Turquia para tentar afastar o país da Otan.
Feb 27 12 tweets 4 min read
Bom dia. Ontem, fiz várias postagens sobre a guinada violenta de Putin. Minha intenção foi dar um “freio de arrumação” numa discussão estapafúrdia que identificava no ato de Putin um elemento de ataque ou contenção de Biden. Farei um fio-resumo sobre a discussão que relacionada: 1) Durante minhas postagens (mistura de provocação e ironia) surgiram teses exóticas para se contrapor às minhas observações. Percebi muita confusão a respeito dessa história do que para mim é um descontrole e erro grosseiro de Putin. Vou resumir algumas teses:
Feb 25 11 tweets 3 min read
Bom dia. Postarei, em seguida, as propostas gerais para a educação brasileira elaboradas pelo grupo Unidade na Diversidade. Lá vai: FOCO
Educação emancipadora, fortalecimento da educação pública, aumento do controle da sociedade sobre as políticas educacionais brasileiros, retomada dos planos de educação em todos os níveis com ampla participação das comunidades educativas, defesa do ensino laico e público
Feb 23 25 tweets 6 min read
Boa tarde. Afirmei que continuaria publicando o esforço do grupo Unidade na Diversidade para apresentar uma contribuição ao debate para um Projeto para o Brasil, pela esquerda. Postarei, em seguida, o diagnóstico que fazemos sobre o Brasil. Lá vai: Image 1. O Brasil vive, no amanhecer da terceira década do século XXI, a mais grave crise do sistema capitalista e de seu processo agressivo de reprodução e acumulação.
Feb 18 10 tweets 4 min read
Bolsonaro, o Jair, visitou o presidente da Hungria, de extrema-direita. Deu tapinha na barriga do "companheiro" e disse que têm muito em comum. Isso já sabemos. Vale a pena um fio sobre o que é a extrema-direita mundial. Lá vai: 1) Na Europa, a extrema-direita se organiza em partidos que tomam entre 13% e 26% das cadeiras do parlamento nacional dos seus países. Como se percebe nos mapas abaixo, formam um cinturão europeia e já se pode falar numa rede continental que o Jair tenta se vincular.
Jan 22 20 tweets 6 min read
Cantalice, o importante dirigente petista do RJ, não concordou comigo sobre o perfil social-liberal do discurso de Lula na entrevista com os jornalistas independentes. Achei melhor explicitar minha opinião. Lá vai: 1) Lula, em sua entrevista à mídia independente, esboçou as bases de um programa social-liberal. Chegou a dizer que seu governo será de centro e que buscará, se for necessário, até forças de centro-direita para compor.
Nada mais nítido em termos de suas intenções.
Jan 22 13 tweets 5 min read
Bom dia. Anos atrás, uma equipe de jornalistas comandada por Dany Starling produziu o 15 minutos #sqn onde eu entrevistava algumas lideranças sociais ou personalidades que queríamos explorar mais suas ideias e perfis. Vou postar algumas dessas entrevistas. Espero que apreciem: 1) Em julho de 2014, entrevistamos o espanhol Javier Toret, que estudou - e militou - nas grandes manifestações espanholas de 2011 e anos seguintes. Toret trabalhou com Manuel Castells e esteve diversas vezes no Brasil. Acesse aqui:
Jan 21 4 tweets 1 min read
Estou impressionado com o encadeamento das ações de Lula.
Raramente eu vi algo tão articulado:

A) Dá a entrevista à imprensa independente e anuncia o governo de centro B) o Centrão aceita conversar com Lula

C) Randolfe anuncia apoio
Jan 20 5 tweets 1 min read
Não imaginava que a minha observação sobre a fala de Lula gerasse tanta polêmica. Como ocorreu, vou explicitar minha posição pessoal (que já verbalizar em muitas lives): 1) Eu não vou encher a vida do Lula. Não farei oposição a ele nesta campanha. Acho que ele é o candidato viável e que abrirá espaços para a esquerda e para movimentos populares.
Jan 20 4 tweets 1 min read
O que uma constatação gera, não? Venho afirmando há meses que Lula está ao centro, mas muitos petistas fanáticos achavam que era provocação de minha parte. Ontem, Lula disse com todas as letras que estão centro. Seria possível um perfil como a candidatura de 1989? Evidente que sim. Mas, Lula é outro político. Continua o mais importante político do país, mas deu essa guinada ao centro. Somos o sétimo país mais desigual deste planeta r a massa do eleitorado quer mudança.
Jan 19 19 tweets 6 min read
Bom dia. Recebi de Frei Betto:
Mensagem do filho do poeta Thiago de Mello
Passei três semanas no Amazonas, viajando sozinho. Se é que é possível dizer que viajei sozinho, pois sempre estive acompanhado de gente que me quer bem, amigos e familiares que encontrei pelo caminho (...) Image (...) Gente que amo e que me constitui. Fui com dois propósitos nessa imersão solitária. O primeiro, visitar meu pai. Estar com ele por alguns momentos, já ciente da situação de saúde e cuidados na qual ele se encontrava. (...) Image
Jan 17 9 tweets 4 min read
Boa noite. Prometi postar aqui a sequência de slides sobre iniciativas do campo popular e de esquerda que estão ocorrendo para construir um projeto político para o Brasil, alguns deles focados na contribuição à campanha de Lula. Vamos lá: 1) O primeiro deles é o Projeto Brasil Popular da frente já conhecida que envolve PT, PCdoB, Consulta Popular, MST etc. São 32 grupos temáticos criados há dois anos. No site (projetobrasilpopular.org) é possível encontrar cadernos, por tema, com a produção acumulada
Jan 15 10 tweets 4 min read
Boa tarde. Os liberais costumam afirmar que a esquerda brasileira viaja na maionese e adoece de politicismo. Acontece que os próprios liberais não ficam nem um pouco longe disso. Aliás, ultrapassam a esquerda em muito. Vejam os delírios de Bolívar Lamounier neste livro (fio): Lamounier sugere que entre 1993-1994 o Brasil viveu um "interregno parlamentarista" !!!. Sugere que o presidente Itamar Franco teria atribuído a FHC uma posição equivalente à de primeiro-ministro.