bea almeida 🦀 Profile picture
Oct 2, 2020 12 tweets 4 min read Read on X
Em parceria com o Laboratório de Biologia de Crustáceos - UFPE e o Laboratório de Carcinologia da UFRGS, venho apresentar o camarãozinho que está muito famoso na internet devido a homenagem ao Chico Science: 𝘊𝘩𝘪𝘤𝘰𝘴𝘤𝘪𝘦𝘯𝘤𝘦𝘢 𝘱𝘦𝘳𝘯𝘢𝘮𝘣𝘶𝘤𝘦𝘯𝘤𝘪𝘴.

Segue o fio 👇
Este trabalho faz parte do projeto de pós-doutorado do Dr. Gabriel Bochini (UFPE) sob supervisão do Prof. Alexandre Almeida (UFPE), o objetivo foi fazer um levantamento das espécies de camarões em Pernambuco entre 2017 e 2019.
Foram feitas amostragens em 2 áreas, uma delas impactada pela presença do porto de Suape e uma área de preservação ambiental, a Praia de Carneiros. Foram utilizados substratos artificiais que ficavam submersos por 3 meses, estes eram colocados e retirados com mergulho autônomo.
Durante a coleta, o novo camarão chamou atenção por conta do seu padrão de coloração, e após a análise de sua morfologia no laboratório ficou claro que se tratava de algo diferente dos demais gêneros de camarões da infraordem Stenopodidea já conhecidos na literatura.
A Dra. Andressa Cunha (UFPE), na época doutoranda, participou das coletas e ajudou neste processo de descoberta, colaborando na análise dos espécimes, descrição morfológica e ilustrações.
Surgiu então o questionamento sobre o posicionamento filogenético deste novo gênero em relação aos demais representantes da infraordem, e então a Profa. Mariana Terossi (UFRGS), que trabalha com dados moleculares no estudo da taxonomia, foi convidada a fazer parte desta equipe.
Com o uso dos dados moleculares foi possível confirmar que se tratava de um gênero novo por meio de comparação com dados já disponíveis das espécies ao redor do mundo, além de permitir a discussão sobre o posicionamento filogenético do novo gênero
Chicosciencea foi incluído na família Macromaxillocarididae, cuja ressurreição foi proposta neste estudo a partir de dados morfológicos, moleculares e ecológicos. Os gêneros que incluímos nesta família são de águas rasas, sendo que outros gêneros podem ocorrer em águas profundas.
A alusão a Chico Science para o nome do gênero foi sugerida por um dos autores (Alexandre) como homenagem a uma importante figura da cultura pernambucana, e o nome foi aceito instantaneamente por todos. O nome específico se refere à localidade-tipo (Pernambuco).
A espécie é rara (nos três anos foram amostrados apenas 7 indivíduos), assim como muitos Stenopodidea, e sua localidade-tipo foi bastante afetada pelo derramamento de petróleo que ocorreu na costa brasileira em 2019.
Esse é um trabalho importante, não só pela descoberta de um novo gênero e espécie para o Brasil, mas por contribuir com conhecimento da fauna marinha, constantemente ameaçada por impactos ambientais.
Além disso, com essa descoberta a espécie pode receber a devida atenção e proteção por parte dos órgãos ambientais, contribuindo para a conservação da mesma. Também é fornecido um checklist com as 92 espécies válidas da infraordem. Esta pesquisa foi financiada pelo CNPq e FACEPE.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with bea almeida 🦀

bea almeida 🦀 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @_ohcrab

May 2, 2022
eu sei que virou meme e que biólogo explicando é sinônimo de ranço no tt, mas deixa eu fazer meu trabalho, por favorzinho?! 🥺
lagostas são sencientes, ou seja, possuem a capacidade de ter sentimentos, como dor, fome, sede, etc.

segue o fio #CrustaThread
⚠️gente, eu não estou aqui para cagar regra, beleza?! O que eu vou dissertar é sobre alguns estudos e eu tenho plena noção da importância dos catadores de caranguejo e dos pescadores artesanais. Eu estou aqui só pela Ciência, ok?! ⚠️
no vídeo vemos uma lagosta Procambarus clarkii (id pelo @craylipe) que é um crustáceo decápode (crustas que tem 10 pernas) nativa do nordeste do México e sul dos EUA, introduzida em todos os continentes, exceto Antártica e Oceania, sendo a lagosta mais menina solta do mundo 🧚‍♀️
Read 44 tweets
Mar 4, 2021
quando digo que crustáceos são incríveis eu não estou brincando!

bolsistas da CAPES do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Mecatrônicos da Universidade de Brasília (UnB) fizeram uma máscara com fibra de crustáceos que inativa o vírus da COVID-19.

#CrustaThread #BioThreadBr
a máscara foi feita a partir de um nanofilme da fibra da casca dos crustáceos, chamada de quitosana, muito utilizado na farmacologia para emagrecimento, cicatrização e auxilia no colesterol.
por isso, a máscara consegue ter ação antimicrobiana e é mais capaz de filtrar o vírus!
a máscara recebeu o nome de Vesta, a qual tem 3 camadas para auxiliar contra partículas sólidas, aerossóis, oleosas e líquidas, atuando até 95% contra o COVID-19.
Read 11 tweets
Mar 2, 2021
como já relatei antes, eu estou na pindaíba 🥺

para me ajudar a @Janadelfavero, autora do livro infantil Suvaco Cão, ofereceu 10% das vendas de MARÇO para o Oh, Crab!, o que vai me ajudar bastante!

vou deixar o link aqui para que vocês possam colaborar:
…ndosoceanicos.lojavirtualnuvem.com.br/produtos/ ImageImage
o RT ajuda horrores também, tá?! 👉👈
quem quiser doar de livre espontânea pressão, meu pix é ohcrabbio@gmail.com 😳

ainda estou preparando coisinhas para os apoiadores; quero fazer isso real oficial 🥺
Read 4 tweets
Feb 21, 2021
anitta não é a única que tem o ** decorado 👁👄👁

vamos conhecer uma linda história de amor entre o caranguejo arlequim (Lissocarcinus orbicularis) e o pepino do mar #BioThreadBr #CrustaThread

🎥 @/sidneytheshark
cerca de 10% dos Portunidae (família dos siris) apresentam associação com outros bichinhos, incluindo o gênero Lissocarcinus.

de 9 espécies de Lissocarcinus 3 são conhecidos como simbiontes de equinodermos e corais.
o caranguejo arlequim, Lissocarcinus orbicularis, é simbionte obrigatório de pepino do mar, geralmente encontrado na cavidade an4l ou no tegumento.

não há estudos que demonstrem que L. orbiscularis cause mal ao hospedeiro, por isso são considerados comensais.
Read 14 tweets
Jan 18, 2021
vamos falar do bichinho mais importante da Antártica: o krill!

uma #BioThreadBr utilizando cenas do filme Happy Feet 2
o krill pertence a ordem Euphausiacea é só são chamados de krill quando estão em coletivos, eles sozinhos são chamados de eufausiáceos (mas vamos chamar de krill para ficar mais fácil, tá?!)
o corpinho do krill é bem parecido com o de camarão, porém a carapaça não envolve as brânquias, portanto, são expostas e eles podem apresentar fotóforos, órgão que pode emitir luz, ou seja, algumas espécies são bioluminescentes - uma provável adaptação para reprodução.
Read 11 tweets
Nov 23, 2020
Hoje é dia de transformação, bb!
Os crustáceos fazem parte do Filo Arthropoda, e bem como todo artrópode, eles realizam ecdise ou muda, como você preferir falar.

Você já se perguntou como ele consegue crescer? Vem comigo que eu vou explicar tudinho nessa #BioThreadBr
Esse processo apresenta algumas etapas e é controlado por 2 hormônios: a ecdisona, ela vai promover a muda/ecdise, e o hormônio inibidor da muda, também conhecido como HIM.

Esse processo de muda também pode ocorrer por influência de fatores exógenos, como temperatura.
Pra começo de conversa temos que ter em mente um crustacinho com seu exoesqueleto desmineralizado, todo molinho e frágil, sem comer, ficando escondido para evitar riscos e expandindo seu tamanho por meio de água e ar, crescendo de tamanho.
Read 17 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(