Caos Planejado Profile picture
Oct 3, 2020 24 tweets 8 min read Read on X
Um fio pra te convencer que Tóquio🗼🇯🇵 tem o melhor urbanismo do mundo, com inúmeras práticas para inspirar grandes cidades brasileiras. Vem comigo:
No séc. 18, Tóquio já tinha mais de 1 milhão de habitantes. Ao longo da sua história, a cidade sofreu com terremotos e bombardeios, possuindo hoje uma estrutura urbana complexa e diversa, com diferentes camadas históricas, usos mistos e diferentes tipologias arquitetônicas.
Os episódios destrutivos foram utilizados como oportunidade para abertura de vias largas e espaços públicos via Land Readjustment, transformando a antiga e estreita estrutura viária que, caso fosse mantida, poderia ter sido um gargalo ao seu crescimento urbano.
Lotes pequenos, sendo muito comuns áreas de 60 a 100m2, ausentes dos afastamentos obrigatórios quase unânimes nas legislações brasileiras, geram uma ocupação intensa e eficiente do solo urbano. Na imagem, edifício de 12 andares em Ginza em um terreno com ~50m2.
"Sobras" de áreas entre vielas estreitas, que seriam no máximo um canteiro ajardinado em cidades brasileiras, dão espaço para mini-edificações de ~4m de profundidade que permitem pequenas lojas e restaurantes, neste caso em Omotesando.
Algumas situações são ainda mais radicais: nesta foto podemos ver 2 edifícios tão próximos que parecem apenas 1. O edifício branco, à frente (com outdoor escrito KARE) ocupa uma área que, em cidades brasileiras, seria apenas mais um recuo de jardim mal utilizado.
Apesar da baixa altura de muitos edifícios, são compactos e fazem bom uso do solo. É uma das cidades que + constrói moradia do mundo: enquanto SP constrói ~30 mil unidades/ano, Tóquio constrói ~140 mil, permitindo ampla acessibilidade à moradia.
A cidade continua se transformando em uma velocidade incrível. Mesmo em frente ao Palácio Imperial sobem grandes edifícios, e diversas regiões da cidade passam por um processo de verticalização e ocupação ainda mais intensa do uso do solo.
O carro definitivamente não é prioridade de planejamento. É comum ver edifícios de rendas mais altas com elevadores para carros a fim de fazer bom uso do espaço construído.
Nos espaços públicos é raríssimo ver espaços de estacionamento como conhecemos nas cidades brasileiras: a rua serve, de fato, para uso público. Nesta foto um exemplo de vagas reservadas para carga e descarga em locais específicos -- mas nunca para permanência.
Isso não significa que a cidade não teve um investimento forte em viadutos no passado. Mas eles são extremamente integrados no ambiente urbano, quase sempre com um espaço comercial ocupando as áreas inferiores.
Tendo até exemplos de ruelas "boêmias" junto a elevados, áreas que, em grandes cidades brasileiras, são inóspitas e perigosas.
O espaço público é vivo e humano. O que ocidentais chamam de "espaços compartilhados" (onde diferentes modos de transporte usam a rua) como um ineditismo urbanístico, é praticamente a regra nas ruas de bairro de Tóquio, apenas com marcações de piso para orientar os pedestres.
Com vida e segurança nos espaços públicos, crianças utilizam a cidade em intensidade semelhante aos adultos. Faz parte da cultura crianças andarem sozinhas desde muito pequenas, a partir de 5 ou 6 anos, e praças são utilizadas com frequência para o intervalo das escolas.
A vida urbana permite uma cidade que funciona 24h, com destaque para áreas como Akihabara. A preocupação com "limpeza visual", frequente no Brasil talvez pela herança europeia, como enterramento de fios elétricos ou banimento de propagandas, é incomum: o "caos" define a paisagem
O foco em infraestrutura e espaços públicos é evidente: enquanto terrenos privados tem relativa liberdade para diferentes usos, tipologias e ocupações, o poder público investe em medidas como a requalificação de riachos urbanos...
...serviços de limpeza urbana (a cidade é extremamente limpa e mini-caminhões dão conta de acessar ruas estreitas)...
...a chamada "catedral subterrânea": uma obra de infraestrutura gigantesca para captação de água para mitigação de enchentes...
...e, como não poderia faltar, o cruzamento de pedestres mais movimentado do mundo, em Shibuya.
A rede de metrô é das mais sofisticadas e complexas do mundo, com 2 empresas concorrentes operando de forma interligada. Subsídios operacionais são mínimos. Embora a rede seja ampliada com recursos públicos, o custo é mitigado com desenvolvimento imobiliário ao redor das estações
Este mapa para passageiros, por exemplo, mostra o acesso a diferentes estações em 5 andares de subsolo. Também é possível ver no topo do diagrama que as principais estações são normalmente conectadas com grandes empreendimentos, edifícios à esquerda e à direita da imagem.
E, ao contrário do que normalmente é divulgado, as estações não são abarrotadas de gente o dia todo.
Como complemento à rede, ônibus de tamanhos variados transitam na superfície, em destaque nessa foto para o microônibus que faz rotas de maior capilaridade.
A realidade "caótica" de Tóquio tem muito a ensinar às cidades brasileiras. Para saber mais e ter acesso às referências desse fio, leia a série especial sobre a urbanização de Tóquio aqui: caosplanejado.com/dos-samurais-a…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Caos Planejado

Caos Planejado Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @caosplanejado

Feb 25, 2023
É comum confundir verticalização com densidade. Como os prédios de hoje em dia são mais altos do que os de cem anos atrás, muitas pessoas pensam que as cidades estão cada vez mais densas.
Na verdade, as regiões centrais das metrópoles têm perdido densidade. Isso ocorre por vários motivos, entre eles:
Aumento da renda média. A sociedade de hoje é, em média, mais rica que a do passado. O padrão de vida das famílias melhorou, e elas passaram a demandar imóveis maiores. Ou seja, cada pessoa passou a ocupar uma quantidade maior de metros quadrados na cidade.
Read 8 tweets
Feb 11, 2023
Preparamos uma grande surpresa para vocês! A partir desta segunda-feira, teremos colunistas regulares no Caos Planejado.
A nova seção de Colunistas do Caos Planejado terá como objetivo trazer textos de opinião de especialistas convidados, em um formato mais curto, com frequência regular e liberdade editorial dos colunistas.
O objetivo é fomentar o debate urbanístico em escala nacional, com um quadro de especialistas diversos cobrindo diferentes ângulos da cidade. Estamos inaugurando a seção com 15 nomes fantásticos que toparam estrear este projeto, que planejamos expandir ao longo do tempo.
Read 4 tweets
Sep 24, 2022
Aprendendo com os fracassos de 6 projetos de transporte, segue o fio🧵:
1. Minhocão – São Paulo:
A Via Elevada Presidente João Goulart, mais conhecida como Minhocão, foi inaugurada em 1971. Além de não resolver o problema dos engarrafamentos, o viaduto isolou os bairros Campos Elísios e Santa Ifigênia, acelerando o seu processo de degradação.
Hoje há um movimento para desativar o Minhocão, demolindo-o ou transformando-o em um parque.
Read 13 tweets
Sep 11, 2022
A maioria da população brasileira não possui acesso ao mercado imobiliário formal, segue o fio 🧵:
As cidades brasileiras são excludentes:
A Urbit é uma empresa de inteligência, e parte do nosso trabalho é analisar preços imobiliários, gerando informações para empresas atuantes no mercado. Avaliamos formas de verificar a acessibilidade dos brasileiros ao mercado imobiliário.
Read 8 tweets
Aug 15, 2022
Quem aí é fã de @FriendsTV ??
"Mas Caos, que diabos Friends tem a ver com o urbanismo de Nova York?”
Segue o fio 🧶
Friends é uma série americana
que rodou de 1994 a 2004 e que
se passava em Nova York, mais
especificamente no Greenwich
Village. Nessa foto, vemos o
Washington Square Park, praça
mais emblemática do Village e
que frequentemente aparecia
na série.
Mas é importante lembrar que os
anos 80 e 90 marcaram uma onda do período de declínio e criminalidade em centros urbanos, que estavam desacreditados nos EUA.
Read 10 tweets
Jul 30, 2022
5 projetos que aproveitam pequenos espaços urbanos. Segue o fio🧶
📷 Ema Blom.
O Caffe del Popolo, é uma cafeteria em Córdoba, na Argentina. O projeto faz um excelente uso do vão entre dois prédios, e ainda inclui um banheiro e um depósito nos andares superiores.
📷 Ema Blom.
O Vietnã é famoso por seus edifícios altos e estreitos, conhecidos como casas-tubo. A LVS House, dos arquitetos AD9, com certeza é uma das mais bonitas.
📷 Quang Tran.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(