Isaac Schrarstzhaupt Profile picture
Oct 4, 2020 12 tweets 9 min read Read on X
Oi, pessoal! Queria trazer uns dados de Porto Alegre para mostrar a vocês como a evidência anedótica pode atrapalhar nossas observações. Parece que estamos "liberando geral" mas os casos estão caindo, né? Sigam o fio! //1
Nessas imagens temos o R efetivo para Porto Alegre, mostrando que tanto para Covid-19 quanto para SRAG temos um R efetivo flertando com o 1, mas com uma média abaixo de 1 nos últimos dias, o que faz a epidemia diminuir. //2
Além de todas as medidas que aprendemos ao longo dos meses (máscaras, distanciamento, higiene) que ajudam nessa queda, vejam a porcentagem de pessoas em isolamento social. Vejam que ele está menor do que em Abril, mas longe também do período pré epidemia. //3
Vejam só a quantidade de passageiros de ônibus no período pré epidemia comparado com o momento atual (outubro/2020). O número vem crescendo mas nem de longe chega a como era antes. //4
Eu devo estar chato falando isso, mas expliquei já como uma diferença de 1,6% na taxa de crescimento diária reduziu os mortos no Brasil do 1.400.000 projetado pelo Imperial College para os 120.000 ocorridos no final de Agosto. Está aqui: //5
Ao olhar número da circulação de veículos, veremos que este sim está quase igual ao período anterior. Mas não temos como saber a distância que estes veículos trafegam, correto? Podemos então analisar os dados de acidentes de trânsito diários e ver que estão bem menores. //6
Como muitas vezes usamos o pensamento focado e não o difuso para chegar a conclusões, ao enxergarmos o trânsito "normal" achamos que "voltou tudo ao normal e os dados estão caindo", o que pode levar a uma falsa ideia de imunidade coletiva. //7
Explico bem a diferença entre os modos de pensar (focado e difuso) e como isso altera nosso entendimento sobre a pandemia aqui neste fio: //8
Em resumo: A pandemia NÃO acabou, e cada reabertura que propusermos irá agir para AUMENTAR o R efetivo, e não diminuí-lo, pois serão mais suscetíveis "na roda". Se os casos estão caindo, é sinal de que tem muita gente lutando contra, ficando em casa e se cuidando. //fim
Dados de R efetivo: @obscovid19br // Dados de isolamento de POA: @saudepoa

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Isaac Schrarstzhaupt

Isaac Schrarstzhaupt Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @schrarstzhaupt

May 12
Uma coisa que não podemos deixar de relembrar praticamente todos os dias é o fato de o RS não ter feito uma matriz de gerenciamento de riscos.

Não tem escapatória: se não fez, é um absurdo.

Se fez, auditou, viu os resultados e não agiu, é mais absurdo ainda. +
Basta ver os comentários dos especialistas na área: qualquer auditoria nos locais teria mostrado um risco grande de problemas no caso de enchente.

E aí a gente volta pra matriz:

O cruzamento de impacto extremo com probabilidade possível dá um risco INTOLERÁVEL. + Matriz de gerenciamento de risco onde as colunas mostram o impacto, que pode ser desprezível, marginal, médio, crítico ou extremo, e as linhas mostram a probabilidade de acontecer, com as opções quase certo, provável, possível, pouco provável ou rara. O cruzamento dessas linhas e colunas geram possibilidades de risco, que são trivial, aceitável, moderado, substancial e intolerável.
Agora me digam: quem não sabia que a probabilidade de uma enchente dessas era “possível”?

Quem não sabia que o impacto caso acontecesse seria “extremo”?

Então não dá pra ficar escondido atrás de “não tinha como saber” ou “nunca aconteceu antes”.

Lembrem-se dessa matriz. Matriz de gerenciamento de risco onde as colunas mostram o impacto, que pode ser desprezível, marginal, médio, crítico ou extremo, e as linhas mostram a probabilidade de acontecer, com as opções quase certo, provável, possível, pouco provável ou rara. O cruzamento dessas linhas e colunas geram possibilidades de risco, que são trivial, aceitável, moderado, substancial e intolerável.
Read 7 tweets
Apr 13
Fala, pessoal!

Tudo bem com vocês? Trouxe o fio do Bluesky pra cá.

Estamos vendo uma situação importante nos vírus respiratórios, que é o fim de uma onda de covid-19 que vem seguida imediatamente pelo aumento de Influenza e VSR.

Vamos ver juntos? 🧵 Gráfico mostrando as notificações de casos de covid-19 no Brasil por semana, a partir da semana 1 de 2024 até a semana 14 de 2024. Há uma queda expressiva nas notificações a partir da semana 10 de 2024, demonstrando o fim de uma onda que se iniciou na semana 6 de 2024.
No gráfico de positividade para SARS-CoV-2 do @todospelasaude, podemos perceber:

- passamos por duas ondas de covid-19 bem próximas;
- uma de setembro a novembro de 2023 e;
- outra de janeiro a março de 2024+ Mapa de calor que mostra as ondas de covid-19 através da positividade dos testes para o vírus causador da doença. Conforme a positividade aumenta, as cores vão ficando mais quentes e conseguimos ver as ondas, e também que faixas etárias elas atingem. Nas duas últimas ondas mencionadas no post, vemos que as ondas afetaram principalmente dos 30 anos para cima.
Mas, ao mesmo tempo que vemos queda na covid-19, as doenças respiratórias continuam afetando a população!

Isso acontece pois agora a covid-19 está sendo "substituída".

Temos aumentos de positividade para o VSR (Vírus Sincicial Respiratório) e também para Influenza:+ Gráfico de linhas mostrando a positividade para covid-19, vírus sincicial respiratório e Influenza. Vemos que a covid-19 vem caindo há sete semanas e a influenza e o VSR vem subindo neste mesmo período.
Read 15 tweets
Mar 26
Essa fala da Vera é muito triste. Pois ela mostra, além de um desconhecimento do autismo em si, um desconhecimento de grandezas.

Como assim desconhecimentos??

Sigam o mini fio que vou tentar explicar. 🧵+
Quando eu falo em desconhecimento do autismo, é simples: eu tive meu diagnóstico aos 35 anos, justamente por hoje termos um olhar melhor.

Isso quer dizer que até os 35 eu era neurotípico e só dali em diante fiquei no espectro? NÃO, é óbvio que não.

Sinto tudo desde que nasci!+
Eu sempre tive todas as características associadas, e antes do diagnóstico eu vivia uma vida bem pior pois era “encaixado” à força na normalidade.

O diagnóstico (correto e bem feito) de autismo não é um diagnóstico de gripe, onde a pessoa não tinha e passa a ter.!+
Read 8 tweets
Dec 5, 2023
Oi, pessoal! Tudo bem?

Hoje eu queria vir aqui pra falar de uma tecnologia que vem me ajudando muito com a minha hipersensibilidade auditiva.

Primeiro de tudo: não é publi! (Quem me dera hahaha).

Sigam o fio que vou mostrar como um fone de ouvido me ajuda a tocar o dia: 🧵
Primeiro de tudo os esclarecimentos pois, afinal, aqui é o Twitter, né? Mudou de nome mas as interpretações "diferentes" continuam!

- Eu sou uma pessoa com autismo e o que vou contar faz diferença pra mim. Caso ajude outros, ótimo, mas longe de ser regra;+
- Os equipamentos são CAROS e infelizmente o preço não é adequado;
- Não use fones de ouvido por um período prolongado, nosso corpo não foi feito para isso;
- A higienização dos fones de ouvido é muito importante para evitar microorganismos;

Dito isso, vamos lá!+
Read 16 tweets
Nov 19, 2023
Oi, pessoal! Vou trazer alguns pontos importantes nesse fio para todos que querem ajudar a difundir a cultura de prevenção e gestão de riscos.

1. Gestão de riscos e prevenção são feitas ANTES dos eventos acontecerem, portanto trabalham com estimativa e probabilidade. +
2. Além de trabalharmos com estimativa e probabilidade, muitas vezes trabalhamos com estimativa e probabilidade de *sistemas complexos*, portanto lidamos com *processos estocásticos*.

Mas o que é isso tudo?+
Simplificando: Um sistema pode ser complexo ou “complicado”:

Um sistema “complicado” é aquele que pode ter MUITAS partes mas temos controle de todas elas.

Exemplo:+ Esquema de peças de uma aeronave Legacy 500 da Embraer, mostrando a lista de peças que vai na aeronave junto de um “esqueleto” da aeronave com as indicações. É uma lista gigante.
Read 27 tweets
Oct 18, 2023
Esse tweet da @mellziland (que está perfeito) me encorajou a fazer um fio bem rapidinho aqui pra mostrar justamente isso.

Vamos ver como está a situação da covid-19 com alguns exemplos atuais, com a vigilância que temos hoje? 🧵
Vamos lá então. Este gráfico mostra as internações de pessoas com confirmação de covid-19 na enfermaria (leitos clínicos) do estado de SP.

As barras azuis são os leitos totais e a linha azul escura é quantos desses leitos são ocupados.

Percebem o aumento nos últimos 60 dias?+ Image
Vamos detalhar esse aumento:

- Dia 07/08/23, a média era de 282 pessoas internadas em enfermaria no estado de SP com confirmação de covid-19. + Image
Read 17 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(