Isaac Schrarstzhaupt Profile picture
Doutorando em Epidemiologia - FSP/USP; Coordenador - Rede Análise; Tutor no ICEPi; TEDx speaker; Pessoa com autismo; O sobrenome pronuncia CHUÁRTI ZÁUPITI!
10 subscribers
Jun 27 21 tweets 6 min read
Fala, pessoal! Tudo bem com vocês?

Ando sumido mas continuo analisando semanalmente os dados epidemiológicos e desta vez achei válido trazer aqui uma informação:

Será que estamos vendo o começo de um aumento de casos de covid-19 no Brasil? 🧵 Gráfico do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) mostrando uma linha verde que representa o percentual de positividade de testes para o SARS-CoV-2 (vírus causador da covid-19) nos laboratórios privados do Brasil. Cada pontinho do gráfico representa uma semana. Vemos um destaque feito por mim, na forma de uma seta vermelha, mostrando uma possível mudança de tendência neste dado. Primeiro de tudo: este meu fio não é um alerta e nem uma confirmação de onda, apenas trago uma possibilidade, pois estamos no começo.

Por que estou falando então? Pois esse é o melhor momento para prevenção: ANTES de uma POSSÍVEL ocorrência, ok?

Vamos lá então! +
May 12 7 tweets 2 min read
Uma coisa que não podemos deixar de relembrar praticamente todos os dias é o fato de o RS não ter feito uma matriz de gerenciamento de riscos.

Não tem escapatória: se não fez, é um absurdo.

Se fez, auditou, viu os resultados e não agiu, é mais absurdo ainda. + Basta ver os comentários dos especialistas na área: qualquer auditoria nos locais teria mostrado um risco grande de problemas no caso de enchente.

E aí a gente volta pra matriz:

O cruzamento de impacto extremo com probabilidade possível dá um risco INTOLERÁVEL. + Matriz de gerenciamento de risco onde as colunas mostram o impacto, que pode ser desprezível, marginal, médio, crítico ou extremo, e as linhas mostram a probabilidade de acontecer, com as opções quase certo, provável, possível, pouco provável ou rara. O cruzamento dessas linhas e colunas geram possibilidades de risco, que são trivial, aceitável, moderado, substancial e intolerável.
Apr 13 15 tweets 5 min read
Fala, pessoal!

Tudo bem com vocês? Trouxe o fio do Bluesky pra cá.

Estamos vendo uma situação importante nos vírus respiratórios, que é o fim de uma onda de covid-19 que vem seguida imediatamente pelo aumento de Influenza e VSR.

Vamos ver juntos? 🧵 Gráfico mostrando as notificações de casos de covid-19 no Brasil por semana, a partir da semana 1 de 2024 até a semana 14 de 2024. Há uma queda expressiva nas notificações a partir da semana 10 de 2024, demonstrando o fim de uma onda que se iniciou na semana 6 de 2024. No gráfico de positividade para SARS-CoV-2 do @todospelasaude, podemos perceber:

- passamos por duas ondas de covid-19 bem próximas;
- uma de setembro a novembro de 2023 e;
- outra de janeiro a março de 2024+ Mapa de calor que mostra as ondas de covid-19 através da positividade dos testes para o vírus causador da doença. Conforme a positividade aumenta, as cores vão ficando mais quentes e conseguimos ver as ondas, e também que faixas etárias elas atingem. Nas duas últimas ondas mencionadas no post, vemos que as ondas afetaram principalmente dos 30 anos para cima.
Mar 26 8 tweets 3 min read
Essa fala da Vera é muito triste. Pois ela mostra, além de um desconhecimento do autismo em si, um desconhecimento de grandezas.

Como assim desconhecimentos??

Sigam o mini fio que vou tentar explicar. 🧵+ Quando eu falo em desconhecimento do autismo, é simples: eu tive meu diagnóstico aos 35 anos, justamente por hoje termos um olhar melhor.

Isso quer dizer que até os 35 eu era neurotípico e só dali em diante fiquei no espectro? NÃO, é óbvio que não.

Sinto tudo desde que nasci!+
Dec 5, 2023 16 tweets 3 min read
Oi, pessoal! Tudo bem?

Hoje eu queria vir aqui pra falar de uma tecnologia que vem me ajudando muito com a minha hipersensibilidade auditiva.

Primeiro de tudo: não é publi! (Quem me dera hahaha).

Sigam o fio que vou mostrar como um fone de ouvido me ajuda a tocar o dia: 🧵 Primeiro de tudo os esclarecimentos pois, afinal, aqui é o Twitter, né? Mudou de nome mas as interpretações "diferentes" continuam!

- Eu sou uma pessoa com autismo e o que vou contar faz diferença pra mim. Caso ajude outros, ótimo, mas longe de ser regra;+
Nov 19, 2023 27 tweets 4 min read
Oi, pessoal! Vou trazer alguns pontos importantes nesse fio para todos que querem ajudar a difundir a cultura de prevenção e gestão de riscos.

1. Gestão de riscos e prevenção são feitas ANTES dos eventos acontecerem, portanto trabalham com estimativa e probabilidade. + 2. Além de trabalharmos com estimativa e probabilidade, muitas vezes trabalhamos com estimativa e probabilidade de *sistemas complexos*, portanto lidamos com *processos estocásticos*.

Mas o que é isso tudo?+
Oct 18, 2023 17 tweets 5 min read
Esse tweet da @mellziland (que está perfeito) me encorajou a fazer um fio bem rapidinho aqui pra mostrar justamente isso.

Vamos ver como está a situação da covid-19 com alguns exemplos atuais, com a vigilância que temos hoje? 🧵 Vamos lá então. Este gráfico mostra as internações de pessoas com confirmação de covid-19 na enfermaria (leitos clínicos) do estado de SP.

As barras azuis são os leitos totais e a linha azul escura é quantos desses leitos são ocupados.

Percebem o aumento nos últimos 60 dias?+ Image
Oct 15, 2023 16 tweets 3 min read
CIEVS de Caxias do Sul fez um trabalho importante sobre hesitação vacinal, achando associação entre:
- médicos dizendo que não precisa vacinar criança;
- preocupação dos pais com efeitos colaterais;
- vacinar filho apenas pq é obrigatório

Sigam meu fio com a @mellziland 👇🧶 Nos últimos quatro anos tivemos um aumento de desinformações sobre vacinas somado a uma pandemia de um vírus para o qual não existia vacina, e seu desenvolvimento foi feito durante essa onda de desinformações.

Agora, questionários como esse do CIEVS nos ajudam a entender isso!
Oct 7, 2023 24 tweets 5 min read
Na saúde pública existem inúmeros problemas e recursos limitados e a priorização é uma necessidade!
Mas como priorizar, por exemplo, populações com problemas de cobertura vacinal?
Hoje vamos conhecer o Índice de Necessidades de Vacinação!

Sigam o fio pra entendermos juntos:🧵 Image Este índice (vamos chamá-lo de INV) é um método de priorização que vem para ajudar os gestores públicos na alocação de recursos de vacinação!

O preprint do artigo, do qual tenho a honra de participar, está aqui:

Mas como que isso funciona, afinal? //2medrxiv.org/content/10.110…
Oct 2, 2023 5 tweets 2 min read
Essa onda super clara de covid-19 que estamos vendo (e sentindo) agora já está sendo reportada pelo @todospelasaude (@MarceloBragatte e @andersonfbrito_ ) desde o início de AGOSTO.

Para vocês verem como esse dado de positividade do ITpS é MUITO BOM.+ Quando olhamos os dados de internação hospitalar de confirmados com covid-19 em enfermaria no estado de SP, vemos que no dia 04/08/23 tínhamos uma média de 280 pacientes internados.

Na última atualização dos dados (29/09/23) temos uma média de 528 pacientes internados.+ Image
Sep 29, 2023 8 tweets 2 min read
Oi, pessoal. Estou mais ausente daqui pelo trabalho, mas nessa semana o motivo é outro: estou com covid-19.

Como prezo pela transparência, assim que tive o resultado, conto pra vocês.

Mas como que estou ruim a semana toda e tive o positivo hoje? Aí que vem o ponto desse fio! 🧵 Antes de tudo, minhas medidas de mitigação de risco são:

- Para reduzir risco de doença grave e óbito: todas as doses da vacina em dia, inclusive bivalente;
- Para reduzir risco de infecção: máscara em locais fechados/mal ventilados e preferência por locais abertos.+
Sep 7, 2023 9 tweets 2 min read
Nas chuvas em Petrópolis/RJ em fev/22, o número de óbitos foi de 38 nos primeiros dias para 241 totais.

O número de desaparecidos no RS ainda é grande. Os sobreviventes estão totalmente perdidos, sem casa, sem mantimentos, sem energia.

A gestão de riscos futuros é URGENTE.+ Já falei algumas vezes sobre uma matriz de risco que, de forma simplificada, precisa das seguintes informações, para cada risco apontado:

- Qual a probabilidade dele acontecer;
- Qual o impacto caso aconteça.+
Aug 30, 2023 15 tweets 3 min read
Oi, pessoal! Acaba de sair o último relatório de monitoramento de patógenos respiratórios do @todospelasaude!

Esse relatório é uma das melhores coisas que temos hoje pra entender como está a situação em nossos estados! Vou resumir alguns pontos importantes nos próximos tweets: + Aqui vemos que a positividade para o SARS-CoV-2 (vírus causador da covid-19) aumentou consideravelmente nas últimas quatro semanas.

Lembrando que este relatório utiliza dados de laboratórios privados! +
Jul 28, 2023 12 tweets 4 min read
Eu vi que agora saiu uma matéria falando dos relatórios sigilosos da ABIN falando que a covid-19 era séria e ia matar muita gente.

Lembro que em março de 2020 o @TheInterceptBr fez uma matéria já mostrando um relatório desses:

Vou fazer um fio-desabafo:+intercept.com.br/2020/03/24/cor… O Brasil teve MUITA evidência de falta de ação proposital do governo. Relatórios lá de MARÇO de 2020 mostraram que a projeção era de aumento enorme de casos: + Print de uma página de um relatório da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) de março de 2020, mostrando a projeção de casos de covid-19 no Brasil de acordo com vários cenários e em todos o crescimento era acentuado.
Jul 26, 2023 20 tweets 5 min read
Olá, pessoal!

Vocês viram que de o estado do Paraná decretou emergência zoosanitária devido aos casos de IAAP (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade) pelo vírus H5N1?

Vamos ver como estão as investigações e os casos confirmados no Brasil? //1 Print de tela do painel de investigações sobre a gripe aviária do ministério da agricultura mostrando que foram realizadas 1.591 investigações, coletadas 353 amostras, existem 7 investigações em andamento e foram encontrados 68 focos da doença em aves no Brasil No fio que fiz em 07/06/2023, mostrando o painel do @Mapa_Brasil, tínhamos 25 focos confirmados da doença no Brasil. Todos eram em aves silvestres.

//2
Jun 15, 2023 19 tweets 22 min read
Há alguns dias eu postei um fio falando do ótimo trabalho onde o Bruno Paim e a Marilyn Agranonik calcularam o excesso de óbitos por causas naturais no Brasil em 2020 e 2021.

A @WHO também tem dados de excesso de óbitos, vamos dar uma olhada? 🧵//1 Image Este primeiro gráfico traz os dados de excesso de óbitos do mundo todo.

Percebam que até 31/12/21 foram confirmadas 5.480.000 mortes por covid-19, mas a OMS calculou 14.910.000, ou seja:

9.430.000 óbitos em excesso ALÉM dos confirmados. //2 Image
Jun 13, 2023 20 tweets 23 min read
Olá, pessoal!

Estamos chegando na metade de junho de 2023, uma época já tradicional no aumento de doenças respiratórias no Brasil.

Vamos para algumas reflexões em um fio rapidinho sobre o assunto? 🧵 //1 Image A primeira coisa que é importante lembrar, por mais óbvio que seja:
- Os casos de uma doença que vemos em gráficos são os casos *notificados*, e para ser notificado precisa ser testado em um local que notifica.

Óbvio mas importante, não é? //2
May 30, 2023 29 tweets 26 min read
Bom dia, pessoal!

O Departamento de Economia e Estatística do @governo_rs, nas figuras do Bruno Paim e da Marilyn Agranonik, publicou um estudo MUITO BOM sobre o excesso de óbitos no Brasil no período da pandemia.

Vamos ver juntos nesse fio? 🧵 //1 Image Primeiramente, aqui temos todos os responsáveis e também como referenciar o trabalho. Ao fim do fio eu colocarei o link para que todos possam acessar o estudo e lê-lo de forma integral! //2 Image
Apr 15, 2023 20 tweets 23 min read
Olá, pessoal!

Que tal um fio com os dados atuais da covid-19 para, juntos, entendermos como a situação vem se mostrando?

Vamos lá! 🧵 //1 Image Quando olhamos o gráfico de novos casos de covid-19 notificados por dia no Brasil vemos algumas coisas:
- Depois da atualização semanal, o gráfico não fica comparável ao período da atualização diária;
- As notificações parecem estar estáveis, em torno de 55.000 casos/semana.//2 Image
Apr 3, 2023 9 tweets 3 min read
Pessoal, o Twitter está seguindo um caminho cada vez mais "anti-Twitter", e está bem bagunçado por aqui.

Depois de tentar entender como está funcionando essa bagunça, trago um resuminho muito básico para tentarmos manter o controle do nosso feed.

Mini fio: 🧵//1 A primeira coisa são as abas "Para você" (For you) e "Seguindo" (following).

Na aba "Para você" (For you), os tweets que aparecem são recomendados pelo Twitter. Acredito que a recomendação é baseada na lista de interesses de cada um. //2
Mar 30, 2023 26 tweets 25 min read
Pessoal, uma informação que é importante lembrarmos: antes da pandemia de covid-19, tínhamos uma sazonalidade bem definida de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) no Brasil.

Agora em 2023, como estamos?

Primeiro, vejam a curva do Brasil em 2017, 2018 e 2019: 🧵//1 Aí, quando a pandemia chegou, ela "destruiu" essa sazonalidade, pois a soma de um vírus altamente transmissível com uma população praticamente toda de suscetíveis acabava gerando várias ondas em um ano.

Vejam os anos de 2020 e 2021, como essa curva deixou de ser previsível: //2