A #ENBR3 é uma holding controlada pela EDP Energias de Portugal (51% de participação), um conglomerado com portfólio diversificado e integrado que tem como atividades principais a Geração, Distribuição, Transmissão (GTD) e Comercialização de energia elétrica.
A empresa iniciou as atividades no Brasil ainda em 1996, atuando no segmento de distribuição, depois partindo para a comercialização. Em um momento posterior, deu um passo “atrás” na cadeia, investindo em ativos de geração e, mais recentemente, transmissão.
Geração: possuí 2,9 GW de capacidade instalada, sendo 6 UHEs (2,2GWh) + 1 UTE (0,7GW). As concessões dos ativos vencem a partir de 2033, com exceção da Energest (198MW) que vence em 2025.
Distribuição: possuí dois ativos, a EDP SP (1,9M de clientes) e a EDP ES (1,6M de clientes). Esse segmento foi responsável por aproximadamente 50% das receitas operacionais da #ENBR3 em 2019.
Transmissão: possuí 6 projetos totalizando 1.441km, 316km já em operação. Espera-se que as receitas com transmissão aumentem na ordem de 5x ao final da construção das linhas.
Além disso a empresa também atua no segmento de comercialização (EDP Comercializadora) e na prestação de serviços voltados para gestão e eficiência energética (EDP Grid) + geração de energia fotovoltaica para geração distribuída (EDP Smart).
Além dos ativos próprios, a EDP ainda possuí participação de 28,77% do capital social da Celesc, que também atua nos segmentos de GTD.
ESG: a #ENBR3 publica relatório anual com suas iniciativas de sustentabilidade; tem compromisso com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU; há 14 anos é presença no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 e é listada no segmento do Novo Mercado.
A #ENBR3 tem uma visão estratégica no ciclo 2019-2023 baseada em: (i) crescimento; (ii) otimização dos ativos; (iii) manutenção do balanço sólido e perfil de baixo risco; (iv) eficiência e digitalização do negócio e (v) remuneração atraente aos acionistas.