O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu a paralisação imediata do processo de compra de 20 mil litros de retardante de fogo, pelo Ibama e Ministério do Meio Ambiente (MMA), em processo de urgência e sem realização de licitação pública.
Mais ainda, solicitou a interrupção de qualquer lançamento do produto, até que a corte analise o caso.
O pedido do MP de Contas se baseia em reportagem publicada nesta terça-feira, 13, pelo Estadão, a qual revelou que, sob a orientação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles,
o Ibama elaborou um contrato em regime de urgência para comprar o produto e usar em áreas de queimadas do Pantanal, no Mato Grosso. Esse produto químico, que é misturado à água e lançado por aviões sobre a vegetação, tem a propriedade de aumentar a capacidade de retenção do fogo.
Os técnicos do Ibama, porém, são taxativos ao recomendar “a suspensão do consumo de água, pesca, caça e consumo de frutas e vegetais na região exposta ao produto pelo prazo de 40 dias”, por causa dos riscos de contaminação.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
O plástico descartável está presente em quase todos os aspectos da nossa vida: desde o copo de café que você compra para beber a caminho do trabalho ao canudo para tomar água de coco – sem contar nas fibras dos lenços umedecidos e nos fragmentos de glitter da maquiagem.
Uma parte deles é compostável, o que significa que não apenas é decomposto por micróbios, como também pode ser transformado – juntamente com alimentos e outros resíduos orgânicos – em adubo.
Complementado...
Qualquer engenheiro florestal ou trilheiro que já saiu de de noite ou de madrugada já viu uma teia grande.
Parabéns @Michelotto8legs e @ObsNaturalistas pelo trabalho incrível.
Tenho uma história de quando era estagiária da Eng. Florestal com teia de aranha
🧶
Quando eu era estagiária fui ver a área do meu projeto na empresa. E passei descuidada por uma teia de aranha, isso mesmo enfiei a cara na teia de aranha. Eu estava de capacete ( O EPI clássico do Engenheiro Florestal junto com a perneira e a botina).
No dia seguinte percebi que a teia tinha grudado no meu capacete direitinho com o formato intacto (dia inteiro no campo a poeira grudou na teia que estava no capacete).
Achei legal e deixei o capacete assim mesmo.
"Boi Bombeiro"
Vem entender qual o problema da afirmação da ministra.
Segue o fio 🧶
Essa foi a afirmação da ministra:
"Aconteceu o desastre porque nós tínhamos muita matéria orgânica seca que, talvez, se nós tivéssemos um pouco mais de gado no Pantanal, isso teria sido um desastre até menor do que nós tivemos este ano", afirmou Tereza Cristina
As queimadas no Pantanal não tem uma causa única. Mas podemos elencar algumas causas, como a seca fora do comum causada pelo desmatamento e pelo aquecimento global, o desmonte dos órgãos de proteção ambiental e queimas realizadas por proprietários rurais.
Vem entender porque não se deve comparar os incêndios florestais da Califórnia com os do Pantanal.
1-São localizações diferentes o que influencia no clima.
Pantanal esta entre a linha do Equador e o trópico de Capricórnio já a Califórnia esta totalmente acima do trópico de Câncer
2- São ecossistemas florestais diferentes.
O Pantanal é uma das maiores planícies alagadas do mundo. Possui um sistema único de fluxos de inundações e sofre influência de 3 biomas: Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia.
3 - A Califórnia possui suas famosas florestas de coníferas que fazem parte da floresta temperada.
Em fala em evento da ONU, Bolsonaro ressaltou que a "exploração racional e sustentável" dos recursos naturais brasileiros é uma prioridade do governo federal
que o Brasil tem o direito soberano de utilizar essas riquezas em prol da sociedade, citando a Convenção sobre Diversidade Biológica.
Risco sobre manguezais pode crescer sem resoluções de proteção, como as que o Conama derrubou esta semana; Justiça reverteu decisão, mas ecossistema vê permanente ameaça de atividade da carcinicultura, que é incentivada por Bolsonaro
A decisão do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) de derrubar resoluções que protegiam manguezais e delimitavam a área permitida para a sua exploração pode ampliar um problema que vem avançando: