NO AR. Após banimentos, Facebook em português ainda tem ao menos 95 páginas e grupos ativos que divulgaram conspirações QAnon. aosfatos.org/noticias/mesmo…
O Facebook baniu milhares de páginas QAnon de sua plataforma, mas ao menos 95 páginas e grupos em português que publicaram algum conteúdo do movimento conspiratório nos últimos cinco meses seguem na ativa na rede. A maioria (56%) é simpática a Jair Bolsonaro e de direita.
A maior parte — 78 ou 82% — é de grupos públicos, em que qualquer um pode entrar e comentar. O maior deles, Aliança Pelo Brasil, tem cerca de 644 mil integrantes. Os outros 17 endereços da lista são de páginas ou perfis pessoais: desses, o mais popular é o de Olavo de Carvalho.
Com origem nos EUA, o QAnon é um movimento de extrema-direita que promove teorias conspiratórias. O grupo sustenta, entre outras coisas, que existe no mundo uma rede internacional de autoridades e celebridades envolvidas com pedofilia e satanismo.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
FALSO. "Os moradores de rua são mais resistentes à Covid-19", disse @celsorussomanno nesta terça-feira (13). Dados indicam que a mortalidade pela doença entre moradores de rua é superior à média da capital paulista.
@celsorussomanno ✝️ Segundo o @iqciencia, cálculos apontam que a taxa de mortalidade entre quem está em situação de rua era de 164,31 por 100 mil habitantes em setembro. Já a taxa na cidade de São Paulo como um todo era de 162,33 por 100 mil no mesmo período.
📡 Um levantamento do Radar Aos Fatos identificou que ao menos 2.000 publicações que circularam no Twitter e no WhatsApp na última semana questionaram a credibilidade das urnas eletrônicas. Várias delas reciclam peças de desinformação surgidas nas eleições de 2018.
🗳 A análise identificou três peças de desinformação mais populares:
1️⃣ Urnas foram fraudadas e Bolsonaro venceu no 1º turno em 2018;
2️⃣ Só Brasil, Cuba e Venezuela usam urnas eletrônicas;
3️⃣ STF decidiu que o voto impresso é inconstitucional.
AO VIVO. Estamos checando as afirmações dos candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro no #DebateNaBand. Siga os destaques no fio ou leia todas as atualizações aqui 👇🏽 aosfatos.org/noticias/checa…
@MCrivella 🚌 Outras capitais têm passagens mais baratas. Em Campo Grande (MS), a tarifa é de R$ 3,95, de acordo com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito. Já em Recife (PE), a passagem custa R$ 3,45, segundo o governo de Pernambuco.
AO VIVO. Estamos checando as declarações dos candidatos à Prefeitura de São Paulo no #DebateNaBand. Siga os destaques no fio ou leia todas as atualizações aqui 👇🏽 aosfatos.org/noticias/checa…
À época da votação do projeto de lei na Câmara, em maio de 2010, @celsorussomanno, então deputado federal pelo PP, votou a favor da criação da lei, assim como outros 387 parlamentares.
⏳ Foram coletados dados de Facebook, Twitter, YouTube e Instagram entre os dias 1º de junho e 27 de setembro. As conclusões podem ser resumidas em quatro pontos principais, siga o fio:
📊 Em São Paulo, candidatos de partidos com baixa representação no legislativo local, como Patriota, PSL e Psol, são mais populares nas redes sociais do que políticos de siglas estabelecidas na cidade, como PT e PSDB.
NOVIDADE. 📡 Agora é possível monitorar campanhas de desinformação eleitoral pelo Radar Aos Fatos. Acabamos de colocar no ar a mais recente atualização, veja: aosfatos.org/radar/#!/
📡 No Radar Aos Fatos, você acompanha a evolução de conteúdos de baixa qualidade que circulam nas redes sociais e pode agora antecipar tendências de desinformação nas eleições municipais do Rio e de São Paulo. Não sabe como funciona? Segue o fio que a gente te explica. 🧶
1️⃣ Acesse aosfatos.org/radar/#!/ e selecione o tema de interesse, que pode ser a eleição municipal do Rio, a de São Paulo ou a pandemia de coronavírus.