Clube escolher um modelo de jogo definido e ir atrás de um treinador para implementá-lo não é o q penso ser o melhor. Todos os modelos são usados em uma partida.... é importante escolher um profissional que domine todos eles...um treinador especializado em um modelo+++
...torna-se previsível ao adversário. Futebol é como xadrez, vc tem uma idéia mas tudo q vai fazer na partida depende do movimento adversário tbm. O melhor treinador é aquele preparado para vários cenários e q tenha leitura e raciocínio cirúrgicos. Jamais vi uma equipe campeã+
que não fosse excelente com e sem a bola. Treinadores inteligentes pensam na posse, q para ter a posse é preciso ter uma equipe que a recupere com rapidez. Não se mantém o que não se tem, ou seja, precisa ser muito forte na marcação p conquistar a posse. Mantê-la vem depois+
Clubes com excelente estrutura q contratam e demitem 6 rodadas depois. Q tentam atender uma ideologia imposta por pessoas q não vivem o futebol no campo e seus problemas. Vejam Ceni, se impõe em algumas partidas e aplica futebol reativo em outras (FOR x CAM)..venceu.
O treinador ideal tem estratégia maleável, adaptável e não é vaidoso a ponto de querer deixar um “legado” antes de pensar no que é melhor p o clube. Quem mais se aproxima desse perfil é Sampaoli atualmente. JJ no brilhante trabalho de 2019 foi obrigado a rever+++
idéias ao ter Diego lesionado e Rafinha com dificuldades na segunda linha... mesma linha de Gérson no início do seu trabalho. Mudou, foi rápido, leitura cirúrgica.
O modelo inicial dele era com Rafinha, Diego e Gérson na linha dos meias. É importante ter alternativas, e++
principalmente a MONTAGEM. Atletas versáteis com características que atendem ao que o futebol pede. Técnica, força e velocidade. Isso é o mais importante. A inteligência na construção de elenco.

O melhor modelo de jogo é ter sua equipe preparada para usar todos os que existem.
Tínhamos um padrão e um modelo mto sólido na Copa. Veio Roberto Martínez, um camaleão tático, mudou peças, tirou Mertens, colocou Fellaini,,, lateralizou Lukaku tirando a referência e venceu. Brasil em 82, Itália fez a leitura e anulou. Inúmeros exemplos.
Portanto não tem q escolher um modelo e ir atrás do treinador. É preciso escolher um treinador que domine o conhecimento tático em toda sua plenitude. Engessado em um modelo é presa fácil.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Toninho Cecílio

Toninho Cecílio Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!