Analisando o método Bolsonaro de mentira e comunicação sobre a situação de caos no Amapá. No vídeo divulgado mais cedo ele consegue mascarar elementos principais da história pra atender a sua narrativa, e com isso agradar a sua base. #sosoamapa (+)
Ele começa o vídeo puxando pra si o mérito das ações quando diz que o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, foi cuidar do caso após determinação sua. Pra sua base não importa quanto tempo levou ou se não fez mais do que a obrigação, o importante é que ele "agiu". (+)
Depois ele diz que os transformadores são da empresa estadual de energia elétrica, quando é uma MENTIRA. Em nota do próprio Ministério (não precisa ir longe) eles dizem que ele é da LMTE - Linhas de Macapá Transmissória de Energia. (+)
Segundo fato relevante de 2017, a LMTE é uma sociedade anônima de capital aberto, que foi constituída em 7 de julho de 2008 e está estabelecida no Rio de Janeiro. É uma concessionária controlada diretamente pela Isolux Energia e Participações S.A. (+)
Depois ele cita que o Exército e a Marinha foram "acionados e reestabeleceram a energia em pontos estratégicos". O que ele quer dizer com isso, quando omite a Eletronorte? Dar créditos apenas para ações das Forças Armadas como sendo o braço eficiente do Estado. (+)
Ele só cita a Eletronorte quando fala que "geradores termoelétricos" da empresa foram acionados para suprir a necessidade de energia. Concorda comigo que no popular isso é muito menos relevante que a fala anterior? (+)
Mas quando você lê a nota oficial do MME sobre o reestabelecimento da energia, quem participou dos esforços? O próprio MME, o ONS, a ANEEL, a Eletronorte, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e a LMTE. Percebe? (+)
Aqui nessa thread vamos reunir a ficha técnica dos episódios que farão parte da nossa cobertura sobre a disputa pela prefeitura em TODAS as capitais do país.
Já que 21,9% dos que votaram na enquete não sabem o que é o #SegueOFio, acho que é uma boa oportunidade para fazer uma thread explicando do que se trata, e aproveitando para agradecer TODOS que ajudaram em 2019 a tornar esse formato um dos mais colaborativos da Podosfera. :)
O #SegueOFio é o formato do MIDCast onde threads do Twitter viram episódios de no máximo 8 minutos.
Ele surgiu da união de dois fatores:
> A busca do @erro500 por um formato mais curto;
> E a oferta de vasto conteúdo de qualidade que acabava se "perdendo" por aqui;
Pra execução disso foi criado um roteiro padrão encaixando a thread, e sempre com uma pessoa narrando.
Ah, é sempre bom lembrar que o conteúdo reproduzido nesse formato SEMPRE possui a autorização prévia do autor ou autora, mediante explicação de como funciona o #SegueOFio. 😉