Olá! Algumas pessoas vieram inbox nos perguntar sobre o vírus em visons. Fomos buscar com quem realmente entende do assunto e traduzimos para vocês essa thread incrível e elucidativa do @K_G_Andersen
Segue o fio 🧶😉
As histórias "vírus mutante de vison" têm focado muito nas mutações e não o suficiente no fato de que temos uma epidemia de COVID-19 fora d controle em visons. A decisão das autoridades dinamarquesas de abater sua população é acertada, mas não necessariamente pelas razões dadas.
As mutações específicas - 69del, Y453F, I692V, M1229I (também conhecida como "Cluster 5") - podem ou não ser funcionalmente importantes e podem ou não ter ocorrido em visons (exceto a Y453F, que parece ser uma adaptação específica à proteína ECA2 de vison).
Embora seja importante entender se tais mutações poderiam alterar, por exemplo, a sensibilidade do SARS-CoV-2 à neutralização por anticorpos, esta não é uma questão específica das mutações SARS-CoV-2 em visons -
é uma questão muito mais ampla sobre a capacidade potencial do vírus de escapar da imunidade humoral.
Não sabemos a resposta para essa questão, e não sabemos como isso se relaciona com a eficácia das vacinas futuras. Embora não seja impossível que uma única mutação possa interferir na eficácia da vacina, isso é improvável - mas o que múltiplas mutações podem fazer, não sabemos.
Um alerta sobre este último ponto - muitas vezes tem sido especulado que, devido à taxa evolutiva relativamente baixa de SARS-CoV-2 (em comparação com a gripe, por exemplo), a capacidade do vírus em "escapar" da vacina não deve ser uma preocupação.
Embora isso possa ser potencialmente verdade, não podemos concluir isso sem dados diretos.
Além disso, essas declarações se focam na taxa de substituição de nucleotídeos e não consideram a taxa de recombinação da SARS-CoV-2, que é alta (mas extremamente baixa/zero para gripe - embora o vírus da gripe possa sofrer rearranjo de seus oito segmentos de material genético).
Então, por que temos que eliminar (ou minimizar muito) a epidemia de COVID-19 em visons? Porque deixar o vírus correr livremente através de outro hospedeiro mamífero poderia nos colocar em caminhos evolutivos inesperados. Duas preocupações principais:
1. Ampliação da variedade de hospedeiros do Sars-Cov-2 devido à adaptação. Neste momento, os humanos servem como o reservatório (quase) exclusivo para novas infecções.
Não podemos permitir que o SARS-Cov-2 se estabeleça em outras espécies, como o vison, onde ele poderia potencialmente também saltar para outros animais.
2. Visons são animais criados em fazendas e tipicamente empilhados em gaiolas, criando pressões seletivas diferentes daquelas vistas na população humana.
Por exemplo, poderíamos ver uma seleção para maior transmissibilidade ou para períodos infecciosos mais longos em visons? Possivelmente, e há muitas incógnitas.
Resumindo, em relação ao SARS-CoV-2 em vison, não podemos permitir uma epidemia paralela, pois ela irá alimentar ainda mais a pandemia de COVID-19 e pode nos colocar em caminhos evolutivos inesperados.
Assim, a decisão das autoridades dinamarquesas está correta, mas não (necessariamente*) pelas razões dadas.
*Por que incluir "não necessariamente"? Porque os dados do Cluster 5 não estão disponíveis. Se uma linhagem de SARS-CoV-2 for (a) resultado da evolução em visons, e ...
(b) significativamente resistente à neutralização por anticorpos policlonais, isso exigiria políticas mitigatórias severas devido a mutações específicas.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Thread das máscaras - O retorno (uma vez o invasor apagou e a que acabamos de postar, o twitter fez de forma incompleta).
Ainda está com dúvida que máscara usar? Segue o fio!🧶😉
Estudo publicado na revista “Physics of Fluid” avaliou a eficácia de diferentes tipos de máscaras na contenção de aerossóis, pequenas partículas muito leves que podem permanecer em suspensão por um longo período, se deslocando por longas distâncias.
Estudos apontam para a relevância da transmissão do SARS-CoV2 por gotículas, partículas maiores e + pesadas que podem ser transmitidas por via direta entre indivíduos em contato próximo e s/ máscara por tempo prolongado, e aerossóis, partículas menores q se mantêm em suspensão
Nossa thread dos aerossóis sumiu tbm! Ela é bem importante. Então segue esse fio e entenda como se dá a transmissão da COVID-19 (e por que você deve estar mais atento(a) ao ar do que ao álcool em gel. Vem! 🧶😉
Superfícies, gotículas, aerossol, contato direto? Máscara, álcool em gel, distanciamento físico, aglomeração, ventilação? Quais são as principais vias de transmissão do vírus que causa a COVID-19 e qual a melhor forma de se proteger? Vamos explicar um pouco nessa thread!
Toda vez que tossimos, espirramos ou falamos, emitimos partículas de diversos tamanhos: As maiores, gotículas, as menores aerossóis. Quando uma pessoa está infectada pelo Sars-CoV-2, o vírus se encontra presente nessas partículas, o que pode causar novas contaminações.
Já que o invasor apagou a gente reposta! Até pq o assunto é quente. Entenda a estrutura do SUS para compreender porque é importante defende-lo!
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um pacto social celebrado e construído através da sua promulgação na constituição de 1988. Para que o SUS chegasse à forma como temos hoje, houve muito diálogo entre trabalhadores da saúde e sociedade em como constituir um sistema de saúde (...)
que pudesse atender a mais de 100 milhões de brasileiros e promovesse saúde a todos. O SUS, porém, é muito mais que isso. No SUS se abriga uma gama de mecanismos para promoção da saúde e bem-estar dos brasileiros de modo geral.