Helena Soares Profile picture
Nov 25, 2020 11 tweets 3 min read Read on X
Como se consegue uma vacina contra o SARS-CoV-2 num ano em vez de dez anos? - Uma breve explicação (1/9)
O processo de desenvolvimento de vacinas não apresenta a mesma dificuldade para todos os vírus. Há casos, como o do sarampo e da rubéola, em que o processo é mais linear. Recorre-se a vírus no estado inativado ou atenuado, ou a fragmentos (proteínas) dos vírus. (2/9)
Outros são mais desafiantes. É o caso de vírus que (i) sofrem muitas mutações (HIV-1 e o vírus da gripe), que (ii) se escondem e ficam adormecidos até serem reativados (HIV-1 e herpes), e/ou (iii) com fraca imunogenicidade. Por reunir estas três características, (3/9)
é que o desenvolvimento de uma vacina para o HIV-1 se tem revelado tão desafiante apesar de anos de pesquisa. Pelo que se sabe até agora, o vírus SARS-CoV-2 responsável pela pandemia COVID-19 tem uma taxa de mutação modesta e bastante imunogenicidade, (4/9)
o que o torna num bom candidato ao desenvolvimento de uma vacina. O facto de se terem desenvolvido várias vacinas, num curto intervalo de tempo, deve-se não só a estas características, mas também ao facto de se terem transferido tecnologias que foram sendo aprimoradas (5/9)
nas últimas décadas no desenvolvimento de vacinas para o HIV-1. Para além disso, o desenvolvimento de vacinas para o SARS-CoV-2 beneficiou também de todo o trabalho de investigação que foi feito em 2003/2004 aquando do surto pelo vírus SARS. (6/9)
Nessa altura os cientistas identificaram o melhor antigénio a proteína “spike” para induzir a produção de anticorpos protetores. Graças ao esforço da comunidade científica o “spike” do SARS-CoV-2 foi sequenciado em tempo recorde permitindo o desenvolvimento célere de candidatos
a vacinas. Por último houve uma simplificação da burocracia no processo de avaliação das vacinas, sem, no entanto, comprometer o seu rigor, e a par de um enorme investimento financeiro pelas companhias farmacêuticas. A vacina não começou a ser desenvolvida há 10 meses...
O seu desenvolvimento teve início há ~15 anos quando se identificou o antigénio que a ser usado nas vacinas dos vírus da família SARS. Começaram também nessa altura, a serem testadas as formulações que estão a neste momento a ser usadas pelos principais candidatos a vacinas.
Um muito obrigada à @mserranocorreia pela edição do texto original. O texto neste thread sofreu ainda mais uns cortes.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Helena Soares

Helena Soares Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @HIP_SoaresLab

Jun 19, 2021
🇵🇹: Com o avanço da vacinação acho que seria inevitável. Nos últimos dias, várias pessoas me têm perguntado se a toma da vacina resulta em testes de diagnóstico ao SARS-CoV-2 positivos. A resposta é não, quer se trate de testes moleculares (pcr) ou de antigénio (1/n).
E a primeira razão para isso é que a vacina (qualquer uma das que estão disponíveis) só usa um fragmento do vírus: a proteína "spike" (ou, espícula em português) e os testes de diagnóstico detectam outras partes do vírus que não estão contidas na vacina (2/n).
A segunda razão, prende-se com a via de administração da vacina (parentérica), com a dose e com o facto de todas as vacinas serem não replicativas. Conjuntamente, estas razões tornam altamente improvável a detecção de componentes da vacina nas vias áereas superiores (3/n).
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(