Helena Soares Profile picture
Studying tissue-specific T-cell immune responses in Humans @nova_medschool. Previously @RockefellerUniv and @institutpasteur
Jun 19, 2021 4 tweets 1 min read
🇵🇹: Com o avanço da vacinação acho que seria inevitável. Nos últimos dias, várias pessoas me têm perguntado se a toma da vacina resulta em testes de diagnóstico ao SARS-CoV-2 positivos. A resposta é não, quer se trate de testes moleculares (pcr) ou de antigénio (1/n). E a primeira razão para isso é que a vacina (qualquer uma das que estão disponíveis) só usa um fragmento do vírus: a proteína "spike" (ou, espícula em português) e os testes de diagnóstico detectam outras partes do vírus que não estão contidas na vacina (2/n).
Nov 25, 2020 11 tweets 3 min read
Como se consegue uma vacina contra o SARS-CoV-2 num ano em vez de dez anos? - Uma breve explicação (1/9) O processo de desenvolvimento de vacinas não apresenta a mesma dificuldade para todos os vírus. Há casos, como o do sarampo e da rubéola, em que o processo é mais linear. Recorre-se a vírus no estado inativado ou atenuado, ou a fragmentos (proteínas) dos vírus. (2/9)