Essa semana o desenho Pica Pau fez 80 anos e eu queria contar mais sobre meu TCC de História.

SIM

Meu TCC da faculdade foi sobre o Pica Pau
~~ a thread~ 🤪
Primeiramente, eu nunca fiz uma thread e só quero aproveitar essa data comemorativa para trazer esse tema a tona. Se flopar tudo bem, só queria deixar um pouco da minha pesquisa num lugar de mais fácil acesso como o Twitter.
Eu sempre achei importante a ideia de não deixar a sua pesquisa mofando na faculdade, e sim, trazer ao público.
Então, o tema do meu TCC foi sobre a representação dos indígenas no desenho do Pica Pau.
Eu sempre ficava imaginando o porquê dos desenhos, filmes e novelas do Brasil nos mostrarem índios bonzinhos, aquela figura ingênua das matas que só pensam na natureza, e no Pica Pau, o índio sempre é o cara mal, que quer roubar ou sacrificar o Pica Pau.
Você deve estar se perguntando qual é a relevância disso. Porque fazer um trabalho com esse tema?
E aí eu te respondo amigo.
As representações são muito importantes para conhecermos mais o que as gerações passadas pensavam sobre alguma coisa.
Ex: os monstros nos mapas de 1500 mostram muito sobre o que passava na cabeça de alguém da época
O oceano já é um local misterioso pra gente, agora imagina para quem acabou de sair da Idade Média.
Alguma coisa mal explicada no mar poderia ser entendido como uma ameaça monstruosa
Então estudar os ep de índios no velho oeste num TCC de História é estudar o período do velho oeste? Também, mas o importante é o período que o desenho foi feito.
O que os americanos do século XX pensavam sobre o índio para terem feito desenhos representando o índio desse jeito?
A relevância dessa pesquisa é mostrar como o índio norte-americano era representado na cultura pop. E como numa pesquisa precisamos demarcar nosso tema a uma coisa específica, escolhi esse desenho.
Vários desenhos já tiveram episódios com índios, como Tom e Jerry ou Pernalonga, mas nenhum teve uma quantidade tão grande como o Pica Pau. Foram ao total 15 episódios.
E o que eu descobri nessa pesquisa?
Primeiro, que o índio no Brasil foi remodelado pela literatura. Foi uma tendência europeia do século XIX ter histórias medievais com heróis de bom caráter e de várias qualidades.
Esses heróis eram os guerreiros de armaduras, a figura memorável+
+de um passado romântico. É comum olhar para o passado com um sentimento de nostalgia
Aqui no Brasil tivemos o Romantismo, e quem foi a nossa figura boa do passado? O índio. Muitas obras trouxeram esse espírito virtuoso na figura dos nossos indígenas, sendo o homem bom e ingênuo.
E o que aconteceu nos EUA? As guerras de conquista dos brancos foram muito mais demoradas do que aqui e uma coisa que sabemos é que quando um povo tem um inimigo de guerra, ele é sempre desumanizado. Foi isso que aconteceu com o índio americano.
A maior parte das histórias escritas teve o índio tratado como vilão da história, roubando, matando e fazendo as coisas que todos julgamos de pessoas más.
É claro, nunca na História devemos generalizar, com o tempo, livros e filmes trouxeram uma imagem melhor dos indígenas +
+mas este estereótipo negativo ficou no imaginário americano por muito tempo, sendo perpetuada também nos filmes. E dos filmes, para os desenhos.

E aí entra o Pica Pau. O desenho foi criado por Walter Lantz, mas não só ele.
Antes dele, Lantz tinha feito outras séries com outros personagens. Eu descobri que diferente da Disney, que tem histórias com animaizinhos fofos como coelhinhos, camundongos e gatinhos, o Walter Lantz preferiu usar nas suas histórias, animais menos casuais.
É até esquisito pensar que em desenhos infantis, ele usava leão-marinho, urso, lobo, urubu, jacaré, raposa, e até pessoas com “caráter duvidoso”, como imigrantes, piratas, ladrões, caloteiros e índios.
Aí é o primeiro ponto da pesquisa que eu notei algo interessante. Do contrário do que eu pensava, o índio não era “o vilão”, e sim um anti-herói. O desenho do Pica Pau é um desenho feito de anti-heróis. É difícil achar alguém que se salve ali.
Todo mundo tá sacaneando alguém. Isso também difere das histórias da Disney, que sempre tem um lado certo e outro errado.
Antes do Pica Pau, Lantz já tinha mostrado índios em outros desenhos, e eles eram os antagonistas do desenho, sempre tentando causar mal aos protagonistas.
E nos primeiros episódios do Pica Pau que tem índios, ele é sim mais “mal”
Quem lembra daquele episódio que o índio Bonga fica atrás do Pé-de-Pano porque gosta da carne de cavalo? Ou daquele que o “pássaro da cabeça vermelha” tem que ser sacrificado para poder haver chuva?
Mas uma coisa curiosa que eu descobri, é que conforme os anos se passavam, algo ia acontecendo. Começamos a ver o lado dos índios também. Há um episódio que o índio tenta caçar o Pica Pau para fazer um cocar, mas não consegue e chora. O que o Pica Pau faz? O ajuda
Sim, o protagonista ajuda o que antes era o “vilão”
No último ep com índios o pequeno Xixi nas Calças quer pegar o Pica Pau para poder provar seu valor
Claro, o Pica Pau o engana e dá o Zeca Urubu disfarçado. Isso também mostra uma relação do protagonista “ajudando” o indiozinho
E o que significa isso tudo? É que em 30 anos, desde 1932 até 1970, a representação foi mudando. O que era mal, começou a tornar mais ameno. E acredito que isso se deva a movimentos políticos que podem ter transformado a opinião popular no começo do século XX.
A Grande Depressão abalou a superioridade dos norte-americanos, mudando a forma que muitos enxergavam os indígenas. As sociedades nativas estavam ganhando mais direito à cidadania e houve muitos debates também sobre o índio ser aceito na sociedade dos EUA ou continuar nas aldeias
E eu acho muito interessante como essa discussão é trazida num episódio que conta a história do Cara de Alce, um índio que atua em filmes de Hollywood e é acostumado com a vida americana, mas quando volta para a aldeia, não consegue se adequar à tribo.
Para poder se casar com a filha do chefe, faz esforços para se provar “índio valente”, buscando o Pica Pau como comida.
Eu consigo enxergar ali, uma representação dos debates sobre “civilização” do índio para a cidade, que transformaram o imaginário norte-americano neste período
E qual é a conclusão que eu tiro disso tudo?
Primeiro, é que desenhos animados são sim uma fonte muito importante para sabermos o que uma sociedade pensa e como eles são usados como propaganda política e cultural, assim como filmes e séries.
E segundo, que Walter Lantz era um homem de seu tempo, e pensava assim como todos os outros. Então muitas vezes ele vai mostrar o índio de maneira negativa, como acontecia em muitos filmes e livros da época.
Mas eu vejo que dar um espaço para o índio e ainda evoluir o jeito que ele foi representado, com episódios mostrando o seu lado e tendo a ajuda do Pica Pau, acredito que tudo isso pode mostrar um interesse do criador do desenho por esse povo.
Fazer esse trabalho foi muito legal para mim. Eu descobri várias curiosidades, como personagens que realmente existiram e que foram colocados nos desenhos, como Wild Bill Hickok e Jane Calamidade
Essa análise eu fiz com muito carinho, e não tem nada melhor que pesquisar sobre um tema interessante e que você realmente goste. Talvez alguns não entendam sobre a importância disso tudo. E não, não fiz essa pesquisa com dinheiro público.
Mas mesmo assim, meu trabalho foi bem aceito pela banca e espero que quem chegou até aqui também goste :)

Pra quem quiser, o trabalho na íntegra está aqui:
docdroid.net/Xnwps0u/tcc-in…
Quem eh essa gente toda aqui 👁️👄👁️
Ai que bom que não flopou KKKKKKK

O primeiro hit a gente nunca esquece
Eu fico muito feliz de muita gente ter se interessado pelo tema e me elogiado, com o tempo vou respondendo os comentários <3

Obrigado por tudo
E agora vou biscoitar 🍪
Vcs devem estar pensando "uau que tema legal, ele deve ter virado um professor top"
Na vdd a pandemia zuou um pouco minha carreira como prof, mas estou me virando
Eu faço umas artes e comecei a tatuar
Pra qm quiser me seguir, tá aí
instagram.com/sampaiotattooo/
Oi gente beleza? Aparentemente estou sendo cancelado por omitir muitas informações sobre os indigenas e as tribos. Se vocês abrirem o tcc, vão ver que usei 9 páginas para falar sobre o desenho, 24 para fazer a análise e 28 escrevendo sobre o período da colonização e sobre tribos
E só ver lá, falei bastante sobre a dominação e sobre os Sioux, que é a tribo que é representada no desenho.
Eu admito, o problema mesmo esta na thread, eu foquei mais na análise do índio no desenho.
E sobre o termo "índio", sim, eu fui numa tribo para consultar.
Eu estava preocupado com isso e tive oportunidade a fazer uma visita à aldeia Tekoa Porã, eu perguntei para uma indígena se teria problemas eu usar a palavra "índio" na pesquisa que eu estava fazendo. E ela me disse "Fazer o que né, foi o nome que eles deram para a gente. +
+ Pelo menos eu não vejo problema."
Eu sei que isso não expressa a opinião de todos. E no decorrer do TCC, eu uso outras palavras como "indígena" ou "nativos".
Mas é isso. Esse trabalho eu fiz a 3 anos e achei interessante trazer pela data de 80 anos do desenho.
Vocês esgotaram o tema no TCC de vocês? É impossível colocar tudo num trabalho de monografia. Se eu pudesse ter oportunidade de ler tudo escritos por autores brancos e indígenas, fazer um compilado analisando todos os desenhos já feitos, seria o trabalho de uma vida.
E isso
Gente, "cancelado" foi só uma maneira de se expressar. Só usei esse termo pois tem pessoas que disseram que eu omiti coisas que está escrito na pesquisa.
Não tô com raiva de ninguém aqui não. O espaço está aberto para todos comentarem.
Só não estou podendo responder todos agora

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Sᴀᴍᴘᴀɪᴏ★

Sᴀᴍᴘᴀɪᴏ★ Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!