Além de fundar uma das maiores empresas do planeta, Jack Ma também controla a fintech Ant Group, controladora do serviço de pagamentos Alipay - a startup de tecnologia mais valiosa do mundo (mais usada que cartão de crédito na China).
Nada mal!
Em 2020, o Ant Group projetou levantar pelo menos US$ 34,4 bilhões em capital na maior oferta pública inicial de ações já realizada na história.
Em outubro, discursando em Shangai pra uma plateia influente, Ma lançou um ataque público aos bancos e reguladores financeiros do país.
O rosto mais conhecido da ascensão econômica chinesa defendeu a necessidade de uma ampla reforma do sistema financeiro. hk.appledaily.com/opinion/202011…
Para Jack Ma, o sistema regulatório chinês estava sufocando a inovação, e os bancos do país tinham uma mentalidade tão atrasada que ainda se comportavam como "casas de penhores". scmp.com/economy/china-…
Pequim reagiu com fúria.
Em novembro, Ma foi convocado pelas autoridades para um interrogatório.
Seu IPO, que antes havia recebido sinal verde do governo, foi rejeitado pelo órgão fiscalizador de títulos da China.
Os reguladores também instruíram o Ant Group a reestruturar suas operações para aderir às novas "regras anti-monopólio", reduzindo bilhões de dólares de seu valor de mercado.
Hoje, os jornais noticiam que há dois meses Jack Ma não é mais visto em público e que está aparentemente desaparecido.
Ma deixou de ser um símbolo do sucesso econômico chinês para se transformar em uma ameaça ao governo central. br.reuters.com/article/idUSKB…
A China vive numa encruzilhada.
Enquanto concentra o maior número de bilionários do planeta, cada vez mais poderosos e indispensáveis para o sucesso econômico do país, abriga também a liderança política mais autoritária desde a morte de Mao, em 1976.
A fritura pública de Jack Ma é um recado de Pequim ao mundo. Quem ousar questionar a autoridade de sua burocracia será limado.
O fundador do Alibaba e do Alipay descobriu isso da pior maneira possível.
A China tem dono. E seu nome é Xi Jinping.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Nesse final de semana haverá eleições na Alemanha.
Eu preparei essa thread sobre a Alternativa para a Alemanha, para que, daqui a um tempo, você não seja pego de surpresa sobre quem manda na AfD:
Em abril de 2024, a justiça da República Tcheca anunciou o congelamento dos bens de dois homens acusados de dirigir uma operação de influência para a Rússia na Europa. Os seus nomes eram Viktor Medvedchuk e Artem Marchevsky.
Se você acha que a Rússia não é uma ameaça à segurança mundial, e que todas as acusações recentes contra Moscou não passam de propaganda, russofobia ou histeria, você definitivamente precisa se informar melhor.
Aqui embaixo, revelo por que você está errado:
Nessa semana, publiquei essa thread, em que conto como a inteligência de diferentes nações europeias detecta a ambição russa de atacar países membros da OTAN nos próximos anos – o que poderia provocar uma guerra aberta na Europa.
Nela, disse que a principal ambição política de Vladimir Putin é a restauração dos territórios perdidos na dissolução da União Soviética. cambridge.org/core/journals/…
Putin lamenta repetidas vezes a derrocada da condição imperial russa, e chama a dissolução da União Soviética de “maior tragédia geopolítica do século”. nbcnews.com/id/wbna7632057
Ele entende que esse foi um processo de “desintegração da Rússia histórica sob o nome de União Soviética”. reuters.com/world/europe/p…
Abandonar a Ucrânia não é uma opção para a Europa. O risco de realizar esse movimento é a história se repetir e outros países europeus serem engolidos pela ambição de um ditador imperialista.
Qual a chance disso acontecer e por que isso é tão importante?
Conto aqui embaixo:
Nesse final de semana, numa entrevista para a Economist, Zelensky acusou Moscou de trabalhar na formação de 10 a 15 divisões militares, com mais de 100 mil soldados, com a intenção de enviá-los à Bielorrússia para atacar um país-membro da OTAN.
Você provavelmente já sabe o que é o TikTok, então não preciso perder muito tempo explicando.
Mas de forma resumida: o TikTok nasceu em 2016, como um app para gravar e compartilhar vídeos com sincronização labial. Nada muito revolucionário, mas sucesso imediato.
O conteúdo evoluiu bastante desde então – das dancinhas às análises políticas.
No passado, ele só existia na versão chinesa, chamada Douyin (抖音). Até hoje o Douyin é o aplicativo disponível na China.
Sim, são dois apps. Douyin e TikTok pertencem à mesma empresa, são praticamente a mesma coisa, mas os seus conteúdos são completamente diferentes.
O TikTok que você conhece é bloqueado na China.
Douyin e TikTok são da chinesa ByteDance.
A ByteDance foi fundada pelo chinês Zhang Yiming. Em 2024, Yiming virou o homem mais rico da China. bbc.com/news/articles/…