Parece repetitivo falar disso mas considero importante debater. Com o que a divulgação científica deve se preocupar em 2021?
Segue o 🧶
Eu já tinha falado disso anteriormente aqui nesse fio, mas gostaria de complementar com um projeto que venho sugerindo.
Tivemos um 2020 duro e com um crescimento absurdo de movimentos negacionistas. Movimentos estes que cresceram empurrados por guerras ideológicas e políticas. Isso fez com que tivéssemos que lutar arduamente contra as fake news geradas pelo negacionismo.
Esse ano não será diferente. Temos sim que nos preocupar com esse movimento negacionista e mais do que isso, nos preocupar com o pensamento científico sendo utilizado para descredibilizar a ciência e tbm com a veiculação de resultados de pesquisas como verdades absolutas.
A má interpretação da ciência tem provocado maiores danos do que o negacionismo. O charlatanismo científico é presente na sociedade há muito tempo. De água alcalina até hipóxia provocada pelo uso da máscara, a ciência tá aí sendo erroneamente utilizada e convencendo muita gente.
Mas não conseguimos combater tudo de uma vez. Temos que entender o momento e gerar estratégias adequadas à necessidade do momento. Qual o nosso maior problema agora? Movimento antivacina. Então, vamos falar de estratégias para usar a ciência a favor da Ciência?
A minha ideia inicial que quis debater aqui com divulgadores diversos é de nos unirmos com o mesmo propósito. Isso pressupõe de criarmos estratégias conjuntas para encher as redes de informações científicas relevantes pro momento e que cheguem a todo tipo de público.
Criei um grupo no Telegram que não tem membros ainda para quem tiver algum interesse em colaborar com estratégias de divulgação.
Qualquer um que queira colaborar está convidado a entrar.

t.me/joinchat/FbYY0…
Seria importante a colaboração de gente de várias áreas para podermos gerar um grupo forte e bem diverso. A intenção é promover um projeto de educação científica para a população. Usar a divulgação científica estratégica para combater a pseudociência e o negacionismo.
Nesse primeiro momento, o debate iria ser todo direcionado para estratégias de promoção da vacinação da população. Isso é urgente. Mas também temos outros pontos importantes, como promover a continuação dos cuidados de prevenção mesmo após a vacina.
Esses são passos importantes para pensar em fim de pandemia.
1. Promover a aceitação da vacina para que tenhamos cobertura vacinal e a população fique imunizada.
2. Promover a continuidade de distanciamento social e uso de máscaras até conseguirmos uma boa redução na transmissão.
Vejo que não adianta muito a gente só explicar a ciência do porquê você deve se vacinar, do porquê você deve usar máscara. A gente tem que tentar normalizar o pensamento científico da coisa. Usar dados de outras pandemias, dados de planos de imunização, erradicação de doenças.
Convencer por meio do pensamento científico lógico, que é do que a pseudociência vive. O movimento político tem dado espaço à isso e não podemos esquecer que isso também deve ser avaliado nessa divulgação científica estratégica.
Para se ter uma noção de como o movimento político influencia nas discussões científicas, o Scientific Self Isolation da @Laut_br analisou a desinformação sobre COVID-19 nos debates das redes. Aqui você encontra a publicação do relatório.👇🏼

laut.org.br/scientific-sel…
O relatório analisa, por exemplo, o quanto o Brasil anda isolado em algumas discussões. Enquanto o mundo fala de outras coisas porque a Ciência já comprovou não serem eficientes no combate da COVID-19, o Brasil tá discutindo sozinho ainda o tema. Olha o Brasil aí!
Brasil perde tempo discutindo Ivermectina que foi uma discussão que ocorreu em poucos países e ainda tá discutindo cloroquina e azitromicina que não são discussões atuais na maioria dos países já que não houve comprovação cientifica de eficácia no combate ao vírus.
Perder tempo com discussões de dados científicos pouco relevantes, nos deixa pra trás e a prova disso está na falta de plano de imunização. Estamos atrás e ainda temos um movimento negacionista e pseudocientífico para combater.
Por isso, convido vocês a participarem do debate de estratégias para usar a ciência no combate à pandemia. A gente ainda pode salvar o Brasil da desinformação. A hora é agora, com estratégias de educação científica, unindo os esforços de todos. Bora colaborar com suas ideias?
@mellziland @wasimvacinas @oatila @obscovid19br @analise_covid19 @luizacaires3 @CExercicio @TemCiencia @grupo_infovid @TaschnerNatalia @cienciausp @UPVacina
Podem ir marcando quem vocês acham que pode ter interesse de entrar nessa empreitada!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Letícia Sarturi

Letícia Sarturi Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!