Comecei minha gestão como chefe do Departamento de Relações Internacionais da UERJ pedindo a docentes e estudantes suas avaliações das aulas online em 2020. Destaco principais aspectos positivos e negativos, acredito que serão úteis também para outras universidades.
Pontos positivos:
- Recursos didáticos das plataformas digitais
- Possibilidade de gravar aulas e (re)vê-las em vários horários
- Slides e outros materiais escritos para fixar principais tópicos das aulas
- Atividades assíncronas
Pontos negativos:
- Problemas de conexão à Internet
- Dificuldades de comunicação (falas rápidas demais, áudio inadequado, pouca participação)
- Excesso de atividades assíncronas, sobrecarregando alunos
- Questões de saúde mental (ansiedade, estresse) agravadas pela pandemia
Sugestões para melhorar aulas online:
- Gravar e compartilhar aulas
- Programas e slides com roteiros detalhados das aulas
- Buscar equilíbrio entre aulas e atividades assíncronas
- Iniciativas da universidade para apoiar saúde mental na pandemia
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh