Recebemos muitas perguntas sobre quem somos e qual nosso "interesse por trás" de recomendar alguns tipos de máscara e não outros. Explicamos 👇
Somos @biaklimeck, antropóloga, mestra e doutoranda em Saúde Coletiva (IMS/UERJ) e mestranda em Divulgação Científica e Cultural (UNICAMP) e @ralphhol, administrador público (UFF), fotógrafo e gestor de mídias sociais.
Não somos especialistas na atuação do vírus no organismo. Nosso trabalho aqui é de divulgação científica: selecionar as informações a partir de fontes confiáveis. Por isso, cada postagem dá bastante trabalho!
A principal informação que nos motivou a começar este trabalho foi o consenso sobre a importância da transmissão via aerossóis nos principais periódicos internacionais. Ou seja: poderíamos gastar menos com álcool borrifado nas compras e focar mais no contágio pelo ar, certo?
Mas os guias oficiais do governo, dos órgãos e as leis continuavam reproduzindo que totens de álcool em gel na porta dos estabelecimentos eram suficientes. 🤔😷 Descobrimos que máscaras de pano não protegiam adequadamente e começamos a pesquisar.
O trabalho que estamos fazendo é responsabilidade direta do Estado. Contudo, presente ou ausente o poder público, a população pode contribuir ajudando aqueles que estão a seu alcance a se informar sobre a realidade coletiva do vírus.
Não temos conflito de interesses e não vendemos/lucramos com máscaras ou outros equipamentos de proteção individual. Por isso, ajude-nos espalhando as informações. Todas as imagens podem ser baixadas em linktr.ee/qualmascara para compartilhar nas redes sociais e no Whatsapp!
É essencial lembrar que, apesar do projeto ser assinado por nós, a divulgação científica sobre COVID-19 é um trabalho coletivo e aprendemos muito com outros perfis que nos guiam na busca de informações atualizadas e confiáveis. Alguns deles são: @analise_covid19@_evso@vitormori
Reutilização da n95/pff2: Como fazer? Pode lavar? E só uma borrifadinha de álcool para descontaminar? Como organizar? 👇😷
Deixe a máscara descansando em lugar arejado e longe do sol entre três e sete dias, para ser seguro reutilizar. Recomendamos colocar para uso o número de dias que sair de casa e realizar uma rotação entre elas. Exemplo na imagem abaixo!
E até quando pode reutilizar? Depende muito do tempo de uso e da situação.
Sugestões de modelos n95/pff2 fáceis de encontrar a preços acessíveis: 🧵👇
O modelo pff2 é a opção mais segura principalmente para uso em lugares fechados, porque a filtragem e a vedação são excelentes. Tem opções 3M mais em conta do que a Aura, que está difícil de achar, e também outras como Air Safety, KSN, Delta Plus e Descarpack a partir de um real.
Você pode encontrar pela internet, mas também em lojas de produtos hospitalares, lojas de material de construção e lojas de tintas. Elas são descartáveis, mas podem ser seguramente reutilizadas enquanto estiverem íntegras: só não pode jogar álcool nem lavar.