Está se falando mto da saída da Ford do Brasil e, como sempre neste país, estão usando o fato de uma crise mundial dessa montadora p/uso politiqueiro. Apoiadores do Bolsonaro culpando Doria. Anti-Bolsonaro colocando a culpa no cara. Mas ngm realmente tentou entender o caso.
O fato é q a Ford enfrenta uma seríssima crise MUNDIAL. O prob dessa montadora não é só no Brasil. Ela tem um custo gigantesco e perde share of market ano após ano. A decisão de sair do Brasil não foi, portanto, por culpa de crise de confiança nesse ou naquele político.
Ao mesmo tempo, a ANFAVEA vem reclamando mto dos custos de produção no Brasil. Sim, o famoso CUSTO BRASIL, q nenhum governo consegue resolver. Passou ditadura, Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lulladrão 2x, Dilma 2x, Temer e, agora, Bolsonaro. Nada de resolver esse problema.
A questão do Custo Brasil passa pela desoneração de folha de pagamento, necessidade de mudanças ou extinção da antiquada CLT, reforma trabalhista mais profunda, reforma tributária, entre outras questões que dependem de uma parceria Executivo e Legislativo. O q obviamente não há.
Além disso, a Ford pretente reduzir a produção de carros a combustão e passar a produzir mais carros elétricos. Não pq é boazinha com o meio ambiente, mas pq na Europa e Ásia começam a valer restrições a carros a combustão. Porém, no Brasil, há pco avanço nessa área.
E qdo se fala de pouco avanço na produção de carros elétricos, falamos tb na infraestrutura q esses veículos necessitam. Nenhum dos últimos 5 governos se mexeu em direção a isso. Ou seja, o BR fica cada vez mais pra trás no novo mercado automobilístico.
Outro fator é a pressão de sindicatos brasileiros. As conhecidas greves mensais e imposições colocadas por eles junto a montadoras tb ajudaram a empurrar a Ford para o colo dos hermanos.
O fato é q a Ford reduzirá a produção em toda a América Latina.Argentina deve proporcionar menores custos à montadora. Pode tb ter oferecido algum benefício à montadora.E como o mercado de elétricos é ainda peq na América do Sul,possivelmente usará a Argentina como mercado teste.
Resumindo, a saída da Ford é uma tentativa da montadora em sobreviver, ainda que com menor estrutura, na América Latina enquanto tenta resolver sua crise mundial, mas está bem longe disso. E a culpa de não ficarem no Brasil é dos CUSTOS, e não somente desse ou daquele político.
E quando falo de CUSTOS, me refiro a CLT, Sindicatos, Impostos, Taxas e tb a famosa corrupção que sempre dá as caras por aqui. Isso se soma à baixa qualificação do trabalhador brasileiro, q muitas multinacionais citam, e formam o Custo Brasil.
Se for para citar culpados, há vários: os políticos do Brasil, q empurram com a barriga as reformas necessárias, a CLT, Sindicatos, o trabalhador pco qualificado, os govs estaduais dos locais onde havia fábricas e o Gov Federal,q até agora pco fez p/reduzir impostos e burocracia.
Portanto, antes de culpar pela saída da Ford do BR esse ou aquele político q vc odeia, busque + informações. Tente entender a fundo o q está ocorrendo. Assim vc não vira massa de manobra de outros politiqueiros.E tb não espalha fake news. Já chega o q fazem qdo o assunto é covid!
Corrigindo o tweet anterior: greves ANUAIS q ocorrem meses antes da negociação do dissídio salarial, e não greves mensais. Desculpe pela falha.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ricardo Inforzato

Ricardo Inforzato Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!