Update COVID-19🦠

Novo confinamento à vista. Fechar ou não fechar as escolas?

Muito complexa esta pergunta. Muitas variáveis em jogo.
Por um lado o risco das crianças: sobre isso, o NEJM publicou recentemente um estudo do Karolinska Institutet sueco. 
1/
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Entre MAR-JUN 2020, 15 crianças com COVID-19 ou MIS-C foram tratadas em UCI na Suécia (0,77 por 100.000 crianças nessa faixa etária). 4 das crianças tinham doenças de base. Nenhuma das crianças morreu dentro de dois meses após o período de tratamento intensivo.

2/
Não houve risco acrescido de maior incidência de infecção nos professores.

No entanto, este estudo não avalia uma variável chave: a transmissão no domicílio e qual o efeito do encerramento das escolas na transmissão comunitária.

3/
Um outro estudo recente, publicado na revista Pediatrics

analisou a incidência e transmissão secundária de SARS-CoV-2 nas escolas e concluiu não haver aumento de casos em adultos por manter as escolas a funcionar.

4/

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Ainda em pré-print, revisão sistemática que tenta olhar justamente para o efeito de fechar escolas na transmissão comunitária.

Evidência: “sem efeito” ou "potencial efeito protector”.
Nota: elevada heterogeneidade nos estudos incluídos.

5/
medrxiv.org/content/10.110…
No entanto, as dinâmicas e circulação sociais e familiares em torno da escola são complexas. Talvez por isso, o artigo recente da Science atribui ao encerramento de escolas e universidades elevado impacto na transmissibilidade do vírus.

6/
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Em relação à nova variante, dados públicos ingleses revelam que esta é, de facto, mais transmissível, mas não se confirma que essa transmissão se verifique particularmente nas crianças.

7/
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Agora, estamos com uma situação epidemiológica complicada. O Rt está elevado e prevê uma situação ainda mais complicada.
Conclusão: decisão complexa e nada fácil pois os efeitos colaterais são consideráveis. A ser tomada deve ser encarada como parte de uma estratégia maior de tentar reduzir ao máximo contactos, limitada no tempo e com uma estratégia de saída igualmente planeada e comunicada.

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