THREAD ESPECIAL - 🎈BELÉM 405 ANOS🥭🎂🥳🎉🎈

A Importância e Representatividade da "Aldeia Cabana de Cultura Amazônica - David Miguel"

O Espaço Cultural e Sambódromo da Cidade de Belém do Pará completou no último dia 01 de Janeiro 21 anos de muitas histórias e resistência. (+)
A Aldeia Cabana foi inaugurada com o o objetivo de ser um lugar onde houvessem muitas manifestações culturais e maior e principal delas é "O Desfile das Escolas de Samba de Belém", ideia implantada na primeira gestão do @EdmilsonPSOL na prefeitura de Belém. (+)
A ideia foi que tivéssemos um sambódromo para realização dos desfiles de carnaval, pois até então não era mais viável que os desfiles das escolas de Belém continuassem a serem realizados na Av. Presidente Vargas por conta das árvores, a estrutura do espaço e etc. (+)
Como havia o projeto da Macrodrenagem da Bacia do Una que estava em andamento junto com o de Urbanização e Asfaltamento da Av. Pedro Miranda, o projeto da Aldeia Cabana acabou se tornando realidade e ainda sendo ponto principal e turístico do Bairro do Samba e do Amor. (+)
Segundo que vizinhos me contaram a obra durou um pouco mais de 2 anos 1997-1999. Sendo inaugurada no dia 01 de Janeiro de 2000, já totalmente pronta para o primeiro Carnaval de Belém com Sambódromo. Curiosidade: A 1° Escola de Samba a estrear o sambódromo foi o Rancho. (+)
O Nome "Aldeia Cabana de Cultura Amazônica - David Miguel" foi uma homenagem há grandes atos socio-culturais nossos, um a Cabanagem (por isso o termo Cabana) e outro David Miguel grande sambista paraense que chegou a residir no Bairro da Pedreira. (+)
Na década 2000 (2001-2010) foi palco principal para grandes eventos de nossa cidade passando por Desfiles de Carnaval, Quadra Junina, Bienal de Música, Projetos Sociais "Aldeia Criança", Ballet Folclórico, Movimentos Artísticos e Culturais praticamente todo o final de semana. (+)
O Projeto "Aldeia Criança" foi um projeto no qual ajudava as crianças e adolescentes das redondezas da Aldeia Cabana a que tivessem acesso a cultura, esporte e lazer nas horas vagas. Lembro que pra fazer parte do Projeto tinha que estar devidamente matriculado na escola. (+)
Bienal de Música que aconteceu ainda nos anos 2000 foi um dos grandes eventos que aconteceram na Aldeia Cabana. Lembro que minha família chegou a me levar nesse evento onde teve Zeca Baleiro e entre outros artistas da MPB se apresentando gratuitamente ao público. (+)
Tiveram vários showmícios nessa época, artistas como a extinta Banda Calypso, Zezé di Camargo e Luciano, Fábio Jr. já chegaram a se apresentar na Aldeia Cabana para conseguir votos para "tais" políticos aí. (+)
O evento de maior impacto que já aconteceu na Aldeia Amazônica nos anos 2000, sem dúvidas foram as micaretas a maior delas foi o Parafolia até 2006 fez história e marcou uma geração. Artistas como Ivete Sangalo, Bell Marques, Cláudia Leitte, Jammil e uma noites, Tatau.. (+)
Harmonia do Samba, É o tchan, Rouge, Bro'z, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Terra Samba, Timbalada, Durval Lélis, Ricardo Chaves, Eliana e Carla Perez fizeram história na maior micareta do Norte do País quando era realizada na Aldeia Cabana. (+)
Em 2002 teve uma pequena Edição do Carnabelém na Aldeia Cabana onde a Banda do Wlad puxou o Trio elétrico Açaí pela extensão toda da Aldeia Cabana e Av. Pedro Miranda até a Doca (outro momento que marcou uma geração). (+)
Em 2006 e 2007 a Aldeia Cabana foi palco para os concursos se Quadrilhas da FUMBEL, época que o concurso chegou a ter um número grande de quadrilhas disputando o título e tiveram que dividir o concurso em dois lugares Praça Waldemar Henrique e Aldeia Cabana. (+)
Em 2007-2010 a Aldeia Cabana foi palco para os Desfiles da Semana da Pátria tanto do Dia da Raça como o da Parada Militar. Saudades de quando estudava no Colégio Estadual Lauro Sodré. (+)
Fora que nesse mesmo período também a Aldeia Cabana sediou vários concursos de Bandas e Fanfarras do Estado. Melhor época onde os alunos tinham incentivo do estado para manter seus projetos e aulas de música para entrar nas Bandas e Fanfarras de cada instituição. (+)
Logo após essa década fantástica que foi os anos 2000, chegaram os anos de 2010 e muita coisa mudou para Aldeia Cabana. Um deles foi o remanejamento de vários eventos para outros lugares da cidade e restando apenas O Desfile das Escolas de Samba de Belém que acontecem até hj. (+)
Por falta de investimentos e descaso da antiga gestão da prefeitura de Belém, alguns patrimônios e espaços culturais como a Aldeia Cabana ficaram esquecidos e abandonados. A última reforma e revitalização feita na Aldeia Cabana foi em 2009. Onde mexeram na estrutura original (+)
... e nas cores das arquibancadas e da apoteose da Aldeia Cabana. Onde pintaram as arquibancadas em tom cinza e as barras de laranja e a parte central de Azul e Laranja as cores da atual gestão da prefeitura na época. Que anos depois foi alterado novamente suas cores ... (+)
Em 2017-2019 houveram problemas estruturais aparecendo frequentemente nas estruturas do Complexo Aldeia Cabana. Inclusive o maior deles foram o lixo nas passarelas "arcos da aldeia" e um acidente de carro que na ocasião destruiu um dos pilares das arquibancadas. (+)
Depois se um ano de 2017 super difícil e no qual NÃO HOUVE A REALIZAÇÃO dos Desfiles das Escolas de Samba de Belém, e logo em seguida foi remanejado para Av. Marechal Hermes em 2018. No final de 2018 até a metade de 2019 a Aldeia Cabana passou por uma reforma geral.. (+)
Depois de quase 10 anos sem ter visto uma reforma. Descaso foi denunciado várias vezes pela mídia e meios de comunicação. Com isso nessa última reforma que fizeram a mudança praticamente total do Projeto inicial que era um Complexo de Cultura, esporte e lazer. (+)
Então assim chegamos em 2021 e vimos que esse espaço possuí apenas 21 anos e têm muita história pra contar. Já participei de várias coisas nesse lugar pelo qual tenho muito zelo, amor e carinho. Essa foi uma forma de homenagear um espaço tão rico e esquecido de nossa cidade (+)
Fica aqui meu agradecimento a você que gostou e leu até o final essa thread. Se gostou dê RT, fav e caso puder compartilhe sua experiência ou história que você venha vivido nesse lugar que amo tanto que é o nosso Sambódromo a Aldeia Cabana. É isto gente, até a próxima bjs! ❤️✌🏽

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with O Encantado da Pedreira

O Encantado da Pedreira Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @2i_ian

11 Jan
⚠️ ADOTE UM AMIGO ⚠️

Essa filhote foi encontrada pela minha mana @dyd_oliveira numa lotérica na Pedro Miranda agora a tarde, daí com pena ela deu abrigo. Apelidamos de "Mimosa" e infelizmente não temos condições de ficar com ela e precisamos de ajuda!

Dêem RT e comentem aqui 👇🏽
Para mais informações entre em contato comigo pela DM.

Agradeço desde já cada um que deixou seu comentário, fav e RT. Que a Nazinha abençoe todos vocês! 🙏🏽❤️
Read 5 tweets
7 Jan
⚠️ ATENÇÃO FUTUROS CALOUROS DA MAIOR DO NORTE ⚠️

• Agora vamos falar sobre como funciona o Sistema de Cotas - UFPA

A Universidade Federal do Pará publicou na última Segunda-feira dia 04/01 o Edital do PS 21’ no qual foram divulgadas as 7.355 vagas para mais de 196 cursos ..(+) Thread PS 21’ UFPA SISTEMA ...
em mais de 19 municípios do estado. O Processo Seletivo da UFPA é um dos mais concorridos e esperados pra quem irá fazer o vestibular. As inscrições estão previstas para começar às 8h do dia 11/01 próxima Segunda-feira e se encerram às 17h do dia 05/02. (Fonte: Portal - UFPA) (+) Image
Primeiramente para participar do PS 21’ UFPA vc tem q estar devidamente inscrito e ter feito as provas do ENEM 2020/2021 que serão realizados agora nos dias 17 e 24 de Janeiro. (+) Image
Read 16 tweets
28 Dec 20
⚠️ APARIÇÃO DE ENCANTADOS NO PARQUE DO UTINGA - Thread ⚠️

No dia 02/11/2020 estava com uma vontade insana de ir pedalar no Utinga, porém zero companhias para ir comigo. Uma amiga do trabalho me chamou para irmos lá isso por volta de 11h como moramos perto de lá, então fomos (+)
Chegando lá ela queria demais ir conhecer as trilhas, olhos d'água, igarapés e rios que existem por lá. Obviamente que topei e começamos a pedalar. Assim que começamos a pedalar pelo parque logo no primeiro corredor assim que passa o EcoBike sempre peço licença (+)
Pois ali sinto uma energia muito forte e ar puro de floresta e mata virgem (fico até com tontura as vezes) pela minha mediunidade ser aflorada d+ sinto isso facilmente. Seguimos tranquilamente pedalando, rindo, conversando e etc. Quando chegamos no final onde tem a rotatória (+)
Read 27 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!