1. O ENEM inicialmente seria em novembro de 2020. O exame foi adiado após muita pressão da sociedade
2. O MEC fez uma consulta aos estudantes, que eram majoritariamente favoráveis ao adiamento da prova para maio de 2021.
3. O ENEM foi marcado para os dias 17 e 24 janeiro de 2021. Ninguém sabia como a pandemia estaria, mas tínhamos a esperança que já estivesse totalmente controlada.
4. Não está. O Brasil já passa das 200 mil mortes, cidades como Manaus vivem novamente o caos, o número de casos aumenta, assim como o número de internações e de mortes.
5. O ENEM de 2020 teve 5,8 milhões de inscritos distribuidos em 14 mil pontos de aplicação e 205 mil salas de aplicação, uma média de 28,3 estudantes por sala, segundo o Inep.
6. Milhões de estudantes sairão de suas casas, de carro, ônibus, barco, bicicleta, moto, a pé, para uma escola e vão ficar 5 horas sentados em uma sala com 28 estudantes em dois domingos.
7. Não é o mesmo que ir ao bar, à praia, em uma festa na casa da família. É uma aglomeração em massa em todo território nacional por muitas horas.
8. Cientistas que têm estudado a disseminação do coronavírus são unânimes: a) os locais fechados são os mais arriscados; b) quanto maior o tempo de exposição ao vírus, maior o risco.
9. Um estudo feito a partir de dados genéticos mostrou que um único evento em Boston foi responsável por cerca de 20 mil casos. (oglobo.globo.com/sociedade/dado…).
10. Milhões de estudantes vão participar dos dois dias da prova e ficarão 10 horas em uma sala fechada com outras 28 pessoas.
11. Máscara e higienização, as medidas tomadas pelo Inep, ajudam, mas não são suficientes para garantir segurança por dez horas em um local fechado. Por isso, os secretários de saúde pediram ao MEC o adiamento do ENEM.
12. Como vamos atender os estudantes que não puderam fazer a prova porque seu município não permitiu? Ou estão com sintomas? Ou tiveram contato com gente com covid-19? Ou estão contaminadas? O INEP não garante.
13. Estamos todos cansados e ansiosos. Os estudantes têm se preparado para o exame, muitos querem fazer a prova logo, conseguir uma vaga na universidade e seguir seus sonhos. Já passei por isso, sei bem como é.
14. É um momento muito importante para os jovens, para os professores, para as escolas, para as universidades, que dependem do ENEM para iniciar o semestre. Não é uma decisão fácil.
15. No entanto, na atual situação da pandemia, a melhor decisão é adiar o ENEM.
16. (última) O Brasil começará a vacinar em breve. O SUS tem condições de vacinar um grande número de pessoas de maneira muito rápida. Fazemos isso todos os anos em enormes campanhas de vacinação. Só precisa ter vacina, seringas e agulhas. Falta pouco, assim esperamos.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh