Nascida na Polônia em 5 de março de 1871, Rosa Luxemburgo se tornaria uma das principais teóricas e militantes da história do marxismo.
📌 ACOMPANHE O FIO 👇🏾
Suas contribuições ao marxismo viriam em múltiplas esferas: polemizando no interior da Social Democracia Alemã contra o revisionismo, contribuindo com a renovação do pensamento teórico, analisando o movimento de desenvolvimento do imperialismo e cumprindo destacado papel na 👇🏾
reorganização do movimento comunista europeu e mundial após a traição dos principais dirigentes e organizações vinculados à Internacional Socialista.
👇🏾
Rosa Luxemburgo foi assassinada em janeiro de 1919, junto com Karl Liebknecht, pelas forças do governo alemão, que contava com a colaboração da Social Democracia Alemã, cuja traição já havia sido denunciada por ela.
👇🏾
Sua precoce morte não impediu que sua vida e obra servissem de exemplo e guia para comunistas e socialistas de todo o mundo.
Nas palavras de Lênin, ela era a “a águia polonesa”.
🔴 SAIBA MAIS SOBRE A VIDA E A OBRA DESSA GRANDE CAMARADA 👇🏾
📌 1) "Rosa Luxemburgo: há todo um novo mundo a construir", da Fundação Dinarco Reis (FDR) 👉🏾 pcb.org.br/portal2/21993/…
👇🏾
📌 2) "Rosa Luxemburgo, uma vida dedicada à luta da classe trabalhadora", da Intersindical - Instrumento de luta e organização da classe trabalhadora 👉🏾 pcb.org.br/portal2/21943/…
Uma cidade asfixiada: neste momento, a cidade de Manaus (AM) vive sua pior crise desde o início da pandemia de COVID-19.
📌 ACOMPANHE O FIO 👇🏾
Desde dezembro a rede privada de hospitais já anunciava a falta de vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em janeiro a situação rapidamente se agravou e vivemos dias de verdadeiro desespero.
👇🏾
Primeiro acabaram os leitos de UTI, depois os leitos comuns, chegando ao cúmulo de os atendimentos de urgência fecharem as portas.
Ao tomar posse, as primeiras medidas do prefeito David Almeida foram no sentido de abrir vagas no cemitério pois o cenário estava dado.
No começo desse ano, em 3 de janeiro, o núcleo Centro-Sul de São Paulo (SP) da UJC esteve presente em Heliópolis para a entrega de cestas básicas em conjunto com a Associação de Moradores Vidas Unidas (AMVU).
👇🏾
A campanha marcou o primeiro contato entre a Vidas Unidas e o núcleo, onde pudemos discutir brevemente sobre a história e situação atual de Heliópolis, que constantemente sofre ameaças de reintegração de posse por parte da Universidade de São Paulo (USP).
👇🏾
A discussão foi positiva e indica a possibilidade de mais ações conjuntas.
Neste momento em que vivemos, vemos a necessidade de tarefas que incentivem a solidariedade de classe.
Neste momento de imensa dificuldade e dor, nós da Comissão Executiva Nacional, em nome da Coordenação Nacional da UJC, enviamos nossas mais sinceras condolências aos camaradas Gabriela Marreco e Thiago Camargos pelo falecimento de seu filho Gregório.
👇🏾
Os camaradas Gabriela e Thiago são militantes exemplares da nossa organização, tendo sido parte de direções do Partido Comunista Brasileiro (PCB - @PCBpartidao) e de sua juventude e seus coletivos partidários.
👇🏾
Ambos camaradas também desempenharam, no difícil ano de 2020, tarefas eleitorais pelo Partido e representaram nossa linha política com toda a firmeza revolucionária que um comunista sabe ter.
“Na última segunda-feira (11) fomos surpreendidos com a notícia do encerramento das atividades da Ford em Camaçari (Região Metropolitana de Salvador).
👇🏾
Sabemos que a política neoliberal de desmonte das indústrias em território nacional não é novidade e já está em plena marcha há pelo menos três décadas.
👇🏾
No entanto, salta aos olhos a inépcia do poder público em estabelecer qualquer tipo de pressão ou enfrentamento ao fechamento unilateral das atividades da Ford em nosso estado.”
Em 13 de janeiro de 1999, há 22 anos atrás, perdíamos o camarada Nelson Werneck Sodré, militar e historiador ligado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB - @PCBpartidao) e um dos grandes pensadores brasileiros.
👇🏾
Desenvolveu uma densa análise buscando compreender o processo do desenvolvimento e da formação brasileira.
👇🏾
Numa tentativa de liquidação do Partidão no início dos anos 1990, o camarada Sodré declarou: "Apesar das perplexidades que me acometeram, diante de mudanças tão profundas, restam-me algumas certezas: continuo a crer no Socialismo e a ser Marxista!"
“Os comunistas rejeitam dissimular as suas perspectivas e propósitos. Declaram abertamente que os seus fins só podem ser alcançados pelo derrube violento de toda a ordem social até aqui. 👇🏾
Podem as classes dominantes tremer ante uma revolução comunista! Nela os proletários nada têm a perder a não ser as suas cadeias. Têm um mundo a ganhar.”
👇🏾
🎨 Arte do camarada Paulo Araújo (@_pavlochenko), militante da União da Juventude Comunista (UJC) em Maceió (AL), encomendada pela camarada Júlia Morgado, militante do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM).