Raias Voadoras Acrobatas?!
Vem conhecer sobre Mobula spp., as raias voadoras, o mistério sobre os seus saltos e o que isso tem a ver com o som!

Segue a #BioThreadBr que é só pirueta nota 10 pra fora d'água!

📹: BBC One
Primeiro vamos conhecer as estrelas desse espetáculo, as raias do gênero Mobula! Pois é, são várias espécies dentro desse grupo que fazem esses saltos para fora d'água. Hoje são 11 espécies válidas, 2 delas sendo as famosas raias Mantas!!

📸: Duncan Murrell Image
Conhecidas como raias-diabo ou raias voadoras, são pelágicas (nadam na coluna d'água), se alimentam de plâncton, e ainda pouco conhecidas pela falta de estudos sobre elas! As exceções são M. alfredi e M. birostris, muito conhecidas (raias manta, que antes tinham grupo próprio)
Outra característica curiosa sobre elas é que a maioria das espécies não tem ferrão! As que tem ferrão, ele é recoberto por uma camada de pele, e a única espécie com ferrão livre (que pode causar incidentes) é a Mobula mobular (foto abaixo)!!

📸: Patrik Neckman Image
As 11 espécies de Mobula (família Mobulidae) ocorrem por todos os oceanos do mundo (incluindo o Brasil), podendo rolar grandes migrações pelos oceanos! E no México há registros de um dos maiores dos seus espetáculos: seus saltos e acrobacias fora da água!! Image
Mas pq esses saltos são tão espetaculares e meio misteriosos? Bom, esse hábito de saltar não é muito registrado dentro do grupo das raias e pela dificuldade de estudá-las, pouco se sabe dos motivos de fazerem isso, mas já temos algumas hipóteses...

📸: ISTOCKRENACAL1 Image
1. Limpeza:
Muitos animais marinhos grandes sofrem com a presença de parasitas ou outros animais oportunistas que costumam grudar neles para se alimentarem dos restos de comida. Rêmoras são grandes exemplos desses animais que ficam fixados em tubarões, raias e até baleias!
Para se livrarem disso, já é conhecido que baleias usam seus saltos para fora d'água na tentativa de soltar esses animais de seus corpos! Quem sabe com as raias não rola a mesma coisa?!
2. Diversão:
A opção mais difícil de ser testada pela ciência, mas não deve ser descartada tão fácil assim... Muitos animais já foram flagrados brincando ou fazendo algo que deixasse feliz, então pq não cogitar isso das raias saltando para fora da água?
3. Flerte:
Uma coisa que foi vista nos registros desses saltos foi que os machos costumam pular muito mais que as fêmeas! Isso trouxe a dúvida "e se isso não for para se mostrar para as fêmeas?"
Afinal de contas, para saltar você fica desprotegido dos seus predadores (precisa mergulhar fundo para ir alto) e quanto mais alto e mais cambalhotas, mais vigor tem aquele macho!

📸: Sergey Uryadniko Image
4. Comunicação Sonora:
Isso mesmo! Alguns cientistas suspeitam que esses saltos possam ser usados para as raias se comunicarem a distância através das vibrações sonoras que são provocadas quando caem de volta na água!
Considerando que até hoje não foi registrado nenhuma tipo de som produzido pelas raias de maneira direta (vocal, estridulação), usar o peso do corpo contra a superfície da água parece uma ótima forma de se comunciar à distâncias que a visão e outros sentidos não chegam...
O som provocado poderia ser a alguns quilômetros de distância dependendo da quantidade de raias saltando juntas, já que a água facilita a propagação do som! Isso ajudaria raias perdidas a localizarem o grupo ou até mesmo para chamar mais raias que possam estar por perto!
A tática de atrair mais raias para o grupo serviria tanto para maior sucesso no acasalamento, como para maior facilidade na captura de alimento (uma ação coordenada entre todas)!
Foi visto também que antes de começarem as ações para se alimentarem (depois dos movimentos sincronizados) algumas raias costumam saltar da água, e logo em seguida, o "ataque" começa! Com isso, podemos imaginar que os saltos e o barulho da queda sejam o sinal de "hora do rango"!
Lembrando que ainda faltam estudos para comprovarem realmente uma ou mais dessas opções, mas até lá, devemos proteger esse espetáculo da natureza! Desde a década de 80 muitas espécies de Mobula se tornaram alvo da pesca e sofreram grande queda populacional...

📸: Mika Sandtoes Image
Por isso, leis sobre a pesca desses animais e dados de pesca incidental são importantíssimos já que ainda sabemos muito pouco deles!! Um grande abraço subaquático e até a próxima!
Referências:
- Phylogeny of the manta and devilrays (Chondrichthyes: mobulidae), with an updated taxonomic arrangement for the family
- spotmydive.com/en/marine-life…
- scubadiverlife.com/mobula-rays-ju…
- fishbase.se/summary/2588

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pedro F | Bioacústico 🔊

Pedro F | Bioacústico 🔊 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!