Os acontecimentos dos últimos dias foram muito esclarecedores: o Brasil terá vacina, mas aos trancos e barrancos e em quantidade e velocidade insuficientes. Se tudo der certo, só teremos todo o público-alvo imunizado entre abril e junho do ano que vem.

noticias.uol.com.br/saude/ultimas-…
Isso significa que, para a maioria das pessoas, 2021 vai ser como 2020: restrições, medo, dificuldades no trabalho e luto. Então, a sociedade precisa se perguntar: dá para aceitar mais um período tão longo e duro sem que o País faça ao menos o básico para proteger a população?
Se não dá para contar com os governos, o que fazer? O caso da reposição de Oxigênio em Manaus é eloquente .  Enquanto os governos batiam cabeça e escreviam press releases, as pessoas se mexiam e se organizavam e improvisavam para cobrir aquela carência.

agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/…
Outra inspiração é o caso do Quirguistão, onde o sistema de atenção do estado colapsou e a sociedade se propôs a ocupar os espaços. Até as celebridades esportivas se voluntariaram e foram à TV convocar a população a fazer o mesmo:  nytimes.com/aponline/2020/…
Nós, da sociedade civil, não pode tomar decisões cruciais, como fechar fronteiras ou impor fechamento deste ou daquele tipo de atividade. Mas podemos atuar em outras áreas abandonadas pelos governos.
A mais óbvia, para mim, é a comunicação. Em situações como a pandemia, em que o comportamento da população é um fator crítico para o controle da situação, uma comunicação capaz de mobilizar as pessoas é um aliado gigante.
Os esforços dos divulgadores científicos são maravilhosos, mas não dá para jogar para eles TODA a responsabilidade de informar a população. Precisamos também de uma comunicação de MASSA, com estratégias de segmentação, conceito criativo e técnicas de mobilização.
Aliás, esse é um jogador que está faltando: chamamos os epidemiologistas para falar sobre o vírus, os economistas para tratar do auxílio emergencial, os pedagogos para discutir a reabertura de escolas, mas onde estão os especialistas em comunicação?
A população está mal informada e isso faz muita diferença. Tem gente ainda tomando banho de álcool gel quando encosta numa parede ou fazendo mutirão para escovar a rua, sem saber que o grande risco é pelo ar. 

g1.globo.com/am/amazonas/no…
Cadê as grandes mentes criativas e os grandes RPs do País para emprestar suas habilidades à causa? Tem muita coisa que pode ser feita. Pra começar, por que não explicar melhor como acontece a transmissão e como tomar os riscos inevitáveis de forma racional?
Daqui em diante, essa thread se propõe a criar uma rede de cooperação, bem organizada, que tenha a ambição de suprir a carência do estado e reduzir a disseminação da epidemia por meio da sensibilização, orientação e mobilização das pessoas EM ESCALA.
Alguns exemplos de ações que poderiam ser promovidas: Que tal colocar a @TaschnerNatalia para explicar aos jovens enquanto joga Among Us com o @felipeneto ? Milhões seriam impactados de uma vez. E depois usar na mesma linha um influenciador que fale com idosos e outros grupos?
Outra possibilidade: furar a bolha e falar diretamente com os nichos que mais negam a ciência. Palavras são tijolos que constroem muros ou pontes. Tentar ganhar debate, partidarizar, e apontar o dedo levantam muros. Mobilização a gente faz com pontes. Vide o Boulos nas eleições.
Que tal também tentar estudar a eficácia das mensagens? Me parece que #FiqueEmCasa é escutado como uma ordem autoritária e fora da realidade pelas pessoas a essa altura. Mas dizer "troque o shopping pelo parque" talvez tenha mais receptividade.  Na Alemanha, o mote é #SejaHerói.
E por que não usar as habilidades e hábitos dos brasileiros a nosso favor? Por exemplo, criar a Central de Memes contra o Corona, para traduzir as mensagens para uma linguagem que seja mais escutada e disseminada pelas pessoas.
Também podemos criar badges e selos para as pessoas mostrarem que fazem parte desse movimento. Por que não ter embaixadores locais espalhados pelo Brasil? As pessoas querem fazer algo e não sabem como.
Eu pensei nisso tudo enquanto cuidava de um bebê alucinado. Uma equipe dedicada pode muito mais. E não é tão difícil tirar do papel. Precisa de uma agência Pro Bono e um comitê científico.  Ainda dá para ter contribuições solidárias dos melhores infografistas, fotógrafos etc.
Não acho que demora até empresas quererem participar também.  Times de responsabilidade social estão planejando uso do orçamento 2021. Tem algum tema mais importante do que pandemia no momento?
Então vamos lá: vou marcar um monte de gente que acho que poderia ajudar e que eu admiro. Ninguém tem obrigação de assumir mais esse compromisso. Mas quem sabe surge alguém ou alguma conexão que faça a coisa andar?
Também podem ajudar as organizações sociais, como o @todospelasaude
Marquem aqui quem vocês acharem que pode ajudar!
Ajuda, @barbato !

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Otavio Maia

Otavio Maia Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!