Na faculdade de Eng.Florestal sempre tive curiosidade de saber mais sobre as árvores que são consideradas sagradas pelos diferentes povos tradicionais aqui do Brasil e o último episódio do @Mundo_Freak me deixou com vontade de fazer uma THREAD mostrando algumas, segue o fio:
A moringa (Moringa oleifera) definitivamente não é a árvore mais bonita e chamativa que você encontrará na floresta, entretanto, se você se deparar com ela, você tirou a sorte grande!
Essa árvore é cultuada em algumas regiões da África e da Ásia devido a suas múltiplas possibilidades de usos. Suas folhas, raízes e frutos apresentam valores nutricionais absurdamente altos e suas sementes podem ser usadas para diminuir a turbidez da água.
A Sumaúma (Ceiba pentandra) é uma das maiores árvores do Brasil, com cerca de 60 metros de altura e troncos com dois metros de diâmetro.
Segundo as crenças de algumas tribos indígenas da região amazônica, assim como as mães costumam sempre olhar por suas crias, a samaúma, por sua grandiosidade, “enxerga” toda a floresta por cima.
Ainda por essa tradição, na base da árvore existe um portal invisível aos olhos humanos que liga o nosso universo ao universo dos seres divinos, que protegem a floresta e os animais, como um “espírito materno”.
O "Pau Santo" ou "Palo Santo",, trata-se de pequenos paus de madeira de uma árvore, a Bursera Graveolens, à qual se atribuem propriedades medicinais e excecionais qualidades energéticas. Tem cerca de 18 metros de altura e uma copa feita de folhas pequenas, verde-escuras.
Começou por ser usado pelas tribos Incas, que queimavam esta madeira e, com o fumo que dela se libertava, defumavam pessoas, objetos e espaços para os purificarem.
Copaiba (Copaifera langsdorffii): Os Índios Puri-Coroados que viviam na região da Zona da Mata central do estado de MG extraiam o óleo dessa árvore para usar como cicatrizante.
Apesar de ser cultuada principalmente por suas propriedades medicinais, também há relatos do uso do óleo durante as guerras indígenas quando o mesmo era passado no corpo com o intuito de deixá-lo escorregadio e se safar de uma emboscada.
Algumas outras árvores cultuadas por aqui: Jatobá, Angico vermelho, Cajueiro, Camboatá, Mulungu e Guapuruvu. Fim da thread.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh