Ronaldo Lemos (林纳德) Profile picture
Feb 1, 2021 12 tweets 3 min read Read on X
O @oatila me perguntou sobre o que fazer em vista do vazamento de dados que afetou praticamente todas as pessoas do país. Há sim algumas das medidas que dá para tomar para se precaver de danos maiores. Segue a thread.
A primeira delas é se informar. Saber que o vazamento aconteceu e informar a outras pessoas sobre isso também. Essa informação coletiva é uma vacina que permite que as pessoas desconfiem de atividades suspeitas e sempre reconfirmem quando algo estranho acontecer.
Ainda no quesito informação, vale dar uma olhada no site fuivazado.com.br que criou uma boa estimativa do que vazou de cada pessoa. No entanto, vale considerar que todas suas informações estão expostas e se precaver tendo por base essa premissa.
Vale conversar também com todos os parentes próximos, explicando que os dados de todos foram vazados. Muitos tipos de ataque acontecem indiretamente, através de parentes. Nesse sentido, tomar todo cuidado com mensagens de Whatsapp, e-mails e outras.
O vazamento abre também no Brasil um nicho de mercado para empresas como a Delete Me (joindeleteme.com). Essas empresas cobram uma mensalidade para ficar pedindo para deletar os dados de usuários dos cadastros existentes. Fazer isso sozinho dá muito trabalho.
Vale também se proteger por meio da LGPD, a lei cria uma série de direitos, como pedir a retificação de dados, o direito de pedir a exclusão de dados e o direito de pedir para saber o que cada empresa tem de dados sobre você. Mas, de novo, fazer isso sozinho dá muito trabalho.
Como medidas institucionais, vale pedir para a ANPD para que atue. Esse é o batismo de fogo dessa nova autoridade, que acaba de ser criada. A forma como a ANPD vai atuar com relação ao vazamento do fim do mundo vai ser importante para entender o futuro da entidade.
Além disso, a Lei do Cadastro Positivo também tem problemas. No meu artigo da @folha analiso essa questão. Voltar a lei para o formato de opt in – e não de opt out – como é hoje previne vazamentos futuros como esse.
Outra medida é pedir para melhorar as formas de autenticação que são usadas hoje. Por exemplo, aquelas perguntas que atendentes de telemarketing fazem para autenticar um usuário, como idade, nome dos pais, endereço etc hoje não valem mais nada. Esses dados são todos públicos.
Um caminho que defendo é a criação de uma identidade digital no Brasil, de preferência a mais próxima possível de uma identidade auto-soberana, que permita que as pessoas gerenciem seus dados diretamente.
Até lá, infelizmente, a maioria das pessoas terá de ligar o modo “paranoia” de forma constante, uma vez que a partir da agora vários tipos de ataques e golpes poderão acontecer bom base nessa quantidade de dados vazados.
Sobre site, vale ler essa boa matéria do @UOL explicando o que é e falando sobre o desenvolvedor do site uol.com.br/tilt/noticias/…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ronaldo Lemos (林纳德)

Ronaldo Lemos (林纳德) Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @lemos_ronaldo

Apr 18
Estamos lançando hoje o Conselho de Inteligência Artificial e Sociedade (CIAS), com a missão de organizar uma ampla consulta pública nacional para responder: o que queremos da IA? Toda a regulação deve vir dessa resposta. A participação é aberta.
noticias.uol.com.br/cotidiano/ulti…
EUA, Taiwan e Europa fizeram processos participativos para fazer suas leis de IA. O Brasil também fez isso com o Marco Civil. Agora é a hora da sociedade retomar seu papel no debate sobre esse tema fundamental. Aguardamos sua participação pelo site oquequeremosdaia.com.br
A inteligência artificial é uma tecnologia que afeta a vida de todas as pessoas. Por essa razão a sociedade precisa ser ouvida amplamente. Não pode haver regulamentação sem participação. A consulta ocorrerá online e também off-line.
Read 10 tweets
Dec 12, 2023
O Pão de Açúcar é um simbolo do Rio e do Brasil🇧🇷. No entanto, a empresa que opera o bondinho não quer que você tire fotos dele. Ela está notificando quem posta fotos desse cartão postal de todos nós. Recebemos uma dessas notificações e conto tudo. Segue o 🧵 Image
Fizemos um artigo explicando tudo. Segue o link abaixo para quem quiser entender todos os detalhes. Mas como tem gente que tem preguiça de clicar (sim, essas pessoas existem), conto aqui um pouco do que aconteceu.
feed.itsrio.org/empresa-do-bon…
Tudo começou quando o @ITSriodejaneiro postou uma foto do Pão de Açúcar no instagram chamando pesquisadores do mundo todo para trabalharem no Brasil. Fazemos isso todo ano e tanto o programa como o próprio ITS é sem fins lucrativos. Essa é a foto que a gente postou. Image
Read 10 tweets
Oct 19, 2023
Viajei pela região amazônica🌳🐆. Fiz uma série de 6 episódios mostrando tudo. Fui atrás de tecnologia na Amazônia e também de tecnologias amazônicas. A região está em transformação e muitas visões não correspondem à realidade. Este fio reúne um pouco do que vi por lá. Segue🧶 Image
É chocante a chegada da internet pelo Starlink na região. Até lugares mais remotos estão sendo conectados pelos satélites. Presenciei no Rio Solimões barcos sendo carregados com 200 caixas de Starlink com destino aos ribeirinhos e povos indígenas. As antenas estão em toda parte! Image
Uma viagem de barco de Manaus a São Gabriel da Cachoeira leva cerca de 24 horas pelo Rio Negro no serviço expresso. Antes os passageiros ficavam desconectados. Agora todo barco tem Starlink e o pessoal pode viajar assitindo Netflix e em contato com as famílias, ao custo de R$10. Image
Read 13 tweets
Jul 26, 2023
Viajei para vários países na África🇲🇿. Estive em Moçambique, Quênia e Tanzânia. Fiz uma série de 8 episódios mostrando tudo. O continente está em transformação e muitas visões que circulam não correspondem à realidade. Este fio reúne um pouco do que vi por lá. Segue🧶 Image
O continente africano está sendo tranformado por três fatores: juventude (média de idade da população de 19 anos), conectividade e mudança climática, com a transição para energia limpa, inclusive solar. Quem acha que Wakanda não existe vai se surpreender.
Nairobi é uma cidade vibrante. Lá fica a chamada Silicon Savana, a Savana do Silício, com várias startups sobretudo no setor financeiro. Além disso é cheia de matatus, ônibus super-incrementados que tornam o tranporte público uma festa, com wi-fi e música.
Read 10 tweets
Jul 25, 2023
Viajei por mais de 20 cidades da China 🇨🇳. Estive em Xangai, Shenzen e Qindao. Fiz uma série de 8 episódios mostrando tudo. O país oriental está em transformação e muitas visões que circulam não correspondem à realidade. Este fio reúne um pouco do que vi por lá. Segue🧶 Image
A China tinha cidades com péssima qualidade do ar quando se industrializou. Hoje há uma política de reduzir a poluição, inclusive sonora. Shenzhen é um exemplo. O uso massivo de carros e ônibus elétricos limpou o ar da cidade e acabou com o barulho.
Os aplicativos usados pelos chineses são diferentes dos ocidentais. Em vez de Google, Amazon, Twitter lá é Baidu, Taobao e Weibo. Além disso há o fenômeno dos superapps, aplicativos que querem fazer tudo. Dá para ver tudo nesse episódio.
Read 10 tweets
May 10, 2023
O Ministro Alexandre de Moraes acertou em muitas posturas com relação ao combate à desordem informacional no Brasil. Hoje ele errou gravemente ao mandar suspender o Telegram. Primeiro porque está banalizando o bloqueio de sites no país, medida gravíssima e excepcional. Segue o🧵
Diferente do outro caso em que o Telegram foi suspenso por descumprir ordem judicial, desta vez a plataforma está sendo suspensa por algo que falou e por ter enviado uma mensagem para todos seus usuários no Brasil. A mensagem do Telegram é ruim e mal-feita. Mas ela não é ilícita.
Suspender plataformas não é algo que pode ser banalizado. É uma medida absolutamente drástica, que interfere nos direitos de dezenas de milhões de pessoas. É uma medida grave que precisa ser fundamentada em lei, necessária e proporcional à gravidade do que está sendo combatido.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(