Já escutei algumas vezes q é mais fácil fazer um aplicativo bom em tecnologias #Nativas do q #Web, q da muito mais trabalho fazer algo realmente bom na Web... Obviamente eu discordo, mas não por defender a Web por paixão a qualquer custo, vc vai ver, vem comigo nessa tread!
Começando pelo óbvio: tecnologias nativas tem sim um acesso melhor a hardware, mais API's p fazer mais coisas, muitas vezes tem IDE's melhor por serem mais focados. Mas na minha opinião, na maior parte das aplicações padrões de mercado, nada disso realmente faz grande diferença.
O q eu acho q faz a diferença sim, q faz com q tantas empresas por aí tenham ótimos apps mobile, mas péssimas experiências na Web, ao meu ver, é apenas uma coisa: foco. Eles tem times mobile nativo focados, especializados em suas plataformas, mas o mesmo não acontece para Web.
Vem comigo: na maioria das vezes, quando se trata de desenvolvimento nativo, quem sabe Android não faz app para IOS e vice versa, e mesmo quando faz apps para essas duas plataformas, ou usam flutter, react native ou etc, quase nunca essas mesmas pessoas trabalham com backend.
Agora e na Web? Quantas empresas vc conhece q tem times de desenvolvimento nativo focado, mas para Web é tudo Full Stack? É bem mais raro ver médias ou grandes empresas c cultura de desenvolvimento Frontend Web sério focado!
Não estou dizendo q Full Stack não existe ou seja danoso por si só, para vários times e projetos pode ser bem vantajoso ter pessoas q sabem dar seus pulos se virando em várias coisas. Mas na maioria das vezes, esses profissionais Full Stack conhecem muito mais de back do q front.
Agora se vc quer ter a mesma experiência na Web q vc está dando no nativo, não adianta se enganar e achar q o time Full Stack, normalmente muito mais focado no backend, vai fazer a mágica acontecer do nada no front web, sendo q em contra partida no mobile vc tem um time focado.
Desenvolvimento Frontend, nativo ou web, é difícil, é trabalhoso, com prós e contras muito específicos de cada plataforma, mas se você tiver profissionais focados, vc vai sim conseguir ter aplicativos bons tanto na Web quanto Nativo no mesmo esforço, na maior parte dos casos.
Claro q tem excessão para tudo q eu falei aqui, o q não nega o argumento principal para a maior parte dos casos. Mas se vc discorda, comenta aí (respeitosamente)! Tá aberto o debate! 😃

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with William Grasel 🇧🇷🏴

William Grasel 🇧🇷🏴 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @willgmbr

15 Sep 19
Já ouviu falar de #monepo? Existem muitos mitos a respeito desse tema, nessa tread eu espero quebrar vários deles:
Monorepo é a ideia de manter em um único repositório diversos projetos, normalmente interdependentes, mas não necessariamente.
Monorepo não é uma coisa do passado, diversas das maiores empresas de tecnologia usam essa técnica e diversas novas ferramentas Open Source estão surgindo para dessas mesmas empresas.
Read 17 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!