Apaguei o tweet original (desculpa, galera) por motivos de
Não é só a da marca de cueca. É QUALQUER UMA com elastano, Lycra, Spandex na composição.
Se você se sente protegido com máscara de tecido, sinto informar que é uma falsa sensação. Para proteger suficientemente o usuário, a máscara precisa de um FILTRO. Tecidos comuns não são bons filtros.
A diferença de uma máscara PFF2/N95 para uma de tecido caseira ou uma com filtro de TNT, coador de café, papel toalha etc. é que o meio filtrante da máscara PFF2 tem uma CARGA ELETROSTÁTICA que atrai e aprisiona as partículas do vírus.
Isso é IMPOSSÍVEL de replicar com soluções caseiras.
Pode passar no teste da vela, do desodorante... não é suficiente.
E o tratamento antiviral? TODO TRATAMENTO ANTIVIRAL DEMORA PRA MATAR O VÍRUS. Geralmente uns 15 minutos. Até lá você já inalou uma BOIADA de vírus.
Fizeram até um teste em laboratório: aplicar estática em máscaras de tecido caseiras, daquele jeito que a gente brinca de dar choque, esfregando a mão e tal. Aumentou de ~10% pra ~20% a eficiência. Uma máscara PFF2 é de 95% pra cima.
Existem tecidos no mercado com esse efeito eletrostático? Sim, como o chiffon de seda natural. São caros e trabalhosos de usar. Não vale a pena. Tem máscara PFF2 à venda por 2 reais.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Moderna e Pfizer também não se saem bem contra a proteína S da variante B.1351 em estudos de neutralização (in vitro, não são dados do mundo real. Mas igualmente preocupante...)
25 casos confirmados de P.1 em São Paulo, 16 autóctones. e continuamos vacinando pessoas com a Covishield.
a variante já está em circulação geral, já "escapou" de Manaus, e provavelmente faz tempo. seguir usando a Covishield nesse cenário é fazer o trabalho de pressão de seleção pelo vírus, só isso.
com a questão da eficácia em idosos ainda em aberto mas o vírus predominantemente ancestral/WT, ainda seria defensável usá-la em jovens.
Desde JUNHO DE 2020 tem evidências bastante contundentes de que asma NÃO AUMENTA O RISCO, quer em crianças, quer em adultos.
Sim, mesmo asma grave.
Seu filho tem asma? Grave? Não tenha medo de mandar pra escola.
"Ah mas ali no meio tem remédios de asma, o risco é maior" no caso é pelo que eles indicam: doença descompensada/refratária. Não pela asma em si, nem pelos remédios.
Pequeno sinal de aumento de mortalidade com HCQ (RR = 1,19) e interferonas (RR = 1,16) mas não foi significativo.
Muitos poréns e limitações:
- Só hospitalizados (claro)
- Não teve interferona nasal/nebulizada
- Lopinavir só oral, então sedados/curarizados não receberam (mas o impacto esperado era mínimo mesmo)