A um dia de completar 3 anos de Rússia aconteceu um fato insólito. Fui multado como pedestre por atravessar no farol vermelho. Sem nem perceber que havia cometido tal infração. Caminhava pelo Centro de Moscou quando isso aconteceu.
Vinha caminhando distraído e olhando o celular e nem notei o sinal vermelho em uma rua lateral de uma grande avenida. Era tão pouco movimentada, que haviam umas grades. Mas para meu azar estava lá um carro da polícia.
O oficial me parou e pediu meus documentos. Mostreim e ele perguntou de onde eu era. Disse que era brasileiro. Ele perguntou se no Brasil era proibido atravessar no vermelho e eu disse que sim. Ele disse que então iria me multar.
Com toda educação, pediu para eu entrar na viatura enquanto preenchia o formulário com meus dados que seria impresso numa impressora ali mesmo no carro.
E aproveitando a situação, ele quis bater papo. Me perguntou o que eu faço aqui, elogiou meu russo. Estava curioso.
Disse que ouviu que o Brasil era perigoso, falou das favelas e me perguntou se era realmente perigoso e como era para um policial. Se havia muitas drogas, tráfico.

Contei que sim há lugares muito perigosos que é melhor nem se arriscar.
Disse que muitas vezes o policial chega com uma pistola e o bandido com um AK 47 e metia bala. E que inclusive derrubam helicópteros a tiros.

Ele ficou assustado e falou que então um policial deveria ganhar muito bem.
Eu disse que era uma profissão de muito risco e ele ficou meio assustado. Reafirmou que um policial deveria ganhar bem. Eu disse que não. Que na média são salários baixos. Tudo isso enquanto ele pegava meus dados.
E neste momento diversas pessoas cruzavam no vermelho o mesmo farol que eu furei.
Perguntei se ele não iria multar os outros também. Ele disse que ia terminar com meus dados e iria atrás dos outros. Dei risada. Ele levou na boa.
Ele entregou a multa e disse que por minha reação eu nunca havia sido multado aqui. Eu disse que não e ele me explicou como fazer para pagar. Por um aplicativo de celular. Me disse que a multa era de 500 rublos (uns 35 reais), mas teria 50% de desconto se pagasse em 20 dias.
Agradeci pela dica e educação.
Ele agradeceu também e disse para eu voltar quando quisesse.
Disse que não pretendia ser multado de novo e assim segui meu caminho.
Vale destacar que eu estava na faixa de pedestres. O cruzamento eram em duas fases e o semáforo que eu podia ver estava longe, ao fim da segunda fase.
O azar foi o carro da patrulha estar bem ali naquele momento.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Fábio Aleixo

Fábio Aleixo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @fabiopaleixo

18 Feb
Único time russo ainda vivo em alguma competição europeia, o Krasnodar recebe o Dínamo Zagreb nesta quinta-feira pela ida do 1/16 avos de final da Liga Europa. Image
Assim estava Krasnodar e seu belíssimo estádio na tarde de quarta-feira. Image
Aos 15 minutos, Dínamo Zagreb faz 1 a 0 no Krasnodar fora de casa na ida do 1/16 avos de final da Liga Europa.
Read 7 tweets
19 Jun 20
Parada desde o dia 16 de março, a Liga Russa🇷🇺 volta hoje às 12h (de Brasília) com o duelo entre Krylya Sovetov e Akhmat Grozny. E também com um escândalo do jogo entre Sochi e Rostov, que não deve acontecer.
Pelo que se diz, Sochi e Rostov vão jogar hoje a partir das 14h (de Brasília). Rostov chgaria a Sochi 3 horse antes do jogo e mandaria a campo seu time sub-17. Isso porque o time principal está em quarentena por 6 casos de coronavírus.
Agora a TNS Energo, patrocinadora principal do Rostov, lança um abaixo-assinado online que às 15h locais será enviado ao Sochi pedindo o adiamento do jogo. Fica mais cômico a cada minuto que passa.
instagram.com/p/CBm_Jzqozak/…
Read 43 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!