No BBB dessa semana vimos o Arthur Bananão falar para Gil: SEJA HOMEM!
Frase bastante marcante, ainda mais se buscarmos analisar pela ótica das ciências humanas, não acham?
Da pra ser mais homem? Quem é mais homem do que o outro? Mas homem não era genética dele? Ué... +
Então vamos lá. Existe a crença do senso comum que só nasce homem e mulher, e segundo essa ideia, a tese de “ser mais homem” é impossível de ser real. O que na verdade foi dito: haja como um macho padrão tradicional que nem o personagem que eu interpreto, o HETERO TOP!!!
Se a sexualidade é uma forma externa de expressão do comportamento, então você precisa lembrar: SOMOS SERES BIOPSICOSOCIAIS. Que? Explica Lumena! Somos elaborados não só pela biologia do corpo, mas pela questão social e pelas mentalidades. Ou seja: existem ideias na nossa mente.
Mesmo antes de nascer, há um planejamento sobre o modo “homem” de ser. Cores, gostos, comportamentos... nega-se ao jovem todo tipo de comportamento que possa ser associado ao feminino. Pq isso? Existe uma INTOLERÂNCIA forte à feminilidade. Explica aí vai cara...
Criamos o tipo avesso ao feminino na sociedade. Até mesmo na comunidade LGBTQIA+ existe o preconceito no comportamento afeminado. Então o que ensinamos: o perfil Masculinah!
O corpo, expressões faciais, falas, piadas, gestos. Tudo tem que parecer bruto, rústico, impenetrável.
Então pega a trajetória: até o século XVIII havia o chamado “Monismo sexual”. Que??? A crença de que a mulher era uma forma imperfeita do homem. Ela é o meu oposto, meu inverso. A versão beta. Mas isso muda com o avanço da ciência na virada do século 18 para o 19...
Vamos ter a teoria do “Dimorfismo sexual”, ou o Dualismo de gênero. Agora vamos afirmar que cada um tem um “papel social” de acordo com sua biologia. Homens fazem naturalmente coisas de homens e mulheres tbm. Certo? Errado. Isso é ensinado. Haha.
Se fosse real, não seria...
necessário reforçar comportamentos que supostamente são naturais. Ou seja: o que definimos como “jeito de homem” na verdade é um papel social elaborado culturalmente e associado ao sujeito. Daí a ideia de que temos que ser silenciosos, frios, calculistas e exalar testosterona.
Esse comportamento mata, e mata homens e mulheres. Nós somos os que mais apertam os gatilhos contra elas e contra nós mesmos. Somos os nossos próprios algozes quando nós perdemos no personagem frágil e delicado do macho/ homem forte que tudo vence, que tudo ganha.
É lamentável.
Por fim: somos mais de 80% dos casos de Alextimia. Um caso clínico de quando não se consegue expressar sentimentos. Isso talvez também se deve ao ensinamento que recebemos sobre a virilidade confundida com papel de homem na sociedade.
Até a próxima! Compartilha aí!

👊💜💪🏻

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Prof.FernandoCosta

Prof.FernandoCosta Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!