O confinamento de sexta à segunda tem sido adotado em algumas cidades para frear a alta transmissão da Covid-19. Convidamos @schrarstzhaupt, da @analise_covid19 para analisar a eficácia dessa medida com a gente.
Segue para entender!
1/10) O objetivo do lockdown (confinamento) é cortar a transmissão pela raiz. Se ninguém pode sair de casa, o vírus não tem como circular. A estratégia é chata, mas eficaz. Para que dê certo, contudo, é preciso que seja seguida à risca.
2/10) Além de restringir o deslocamento de pessoas, a duração do lockdown é importante. O tempo de incubação do vírus é de quatro a seis dias, em média. Isso significa que alguém que foi infectado hoje, uma sexta, atingiria seu pico de transmissão provavelmente na terça...
3/10) ... Justamente o período em que voltaria às suas atividades normais depois do confinamento rápido. Além disso, há o risco de transmitir o vírus antes disso, em casa, aos familiares, que por sua vez dariam início aos próprios ciclos de contágio.
4/10) A grande sacada é considerar que todo mundo está infectado, e manter o isolamento até que a maioria dos ciclos de contágio, que duram 15 dias, terminem. Isso exige um tempo mínimo, já que cada pessoa está em uma etapa do processo.
5/10) No Reino Unido, foram necessários 4 meses para de fato controlar a primeira onda. É o que @schrastzahaupt explica nesse vídeo. Ao relaxar medidas, novos surtos. O país está saindo de seu 3º confinamento, todos eficazes em frear o contágio.
6/10) Nesse período, o ideal é fazer restrições severas de atividades. Se, por acaso, o sujeito vai ao banco rapidamente, e ali é infectado, dá inicío a um novo ciclo de contágio. Por isso o lockdown no começo de um surto é mais curto e eficaz: há menos ciclos para interromper.
7/10) Se mal feito, o lockdown não funciona, e ainda prejudica a reputação de um dos poucos métodos realmente eficazes em barrar o Sars-Cov-2. E vale dizer que não basta assinar um decreto se reuniões particulares continuam acontecendo. A sociedade toda deve se engajar.
8/10) Outra estratégia que está sendo empregada em alguns locais é o toque de recolher à noite. Questionado por muitos, ele de fato não é o mundo ideal, mas até tem seu valor sob algumas condições, como destaca o médico @dadourado.
9/10) O lockdown é impopular e gera impactos negativos na mente. Mas é inevitável frente ao risco iminente de um colapso, que ameaça a vida não só de quem contrai Covid-19, mas de toda a população. Dá para agir antes de ser necessário implementar um lockdown generalizado...
10/10) ... Uma das maneiras é ampliar o acesso a testagem, que permite intervenções precoces. Outra é vacinar mais gente. Enquanto isso não acontece, distanciamento social, uso de máscaras e higiene constante das mãos seguem sendo fundamentais.