Porto Alegre precisa de um lockdown(efetivo) urgente? Thread escrita com o @schrarstzhaupt e a coloboração do grupo @analise_covid19 .
- Sobre o aumento no número novos de casos: A redução do isolamento social que hoje está entre 35% e 39%, combinado com as novas variantes em circulação na cidade levaram a um aumento de casos sem precedentes desde o início da pandemia;
- Aumento no número de internações: Ao analisar o tempo médio de internação em UTI, agregado pela data do óbito, percebemos que este tempo vem aumentando, o que acaba ocupando mais a UTI por mais tempo.
Este fato, associado a um aumento de positivos (veremos no próximo gráfico), preocupa demais, já que indica sobrecarga cada vez maior no sistema de saúde, o que por si só leva a um aumento de mortalidade, independente de qualquer outro fator.
Sobre aumento na testagem e aumento dos positivos: O momento de alerta já passou a situação é crítica, aumento na testagem acompanhado de aumento de exames positivos mostram claramente uma situação de surto de Covid-19 na cidade.
Não tem outra saída a não ser aumento das taxas de isolamento social, cuidados redobrados com a higiene e proteger o máximo possível os grupos de risco. Pessoas, não tem UTI, não tem opção, não tem depois a gente vê, não tem saída.
- Sobre UTI's no limite: Nos últimos dias, de 01/03 a 05/03 o número de UTI's ocupadas por Covid passou de 509 para 688 um aumento de mais de 36% em apenas 4 dias. Por isso, fique em casa, se cuide, cuide da sua família, a economia é movida por pessoas e precisamos delas vivas.
Fique em casa, se cuide, cuide da sua família, a economia é movida por pessoas e precisamos delas vivas.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh