Faz quase 3 anos que saí daqui desse sindicato para me entregar na Polícia Federal.
Muitos foram contra. Sabiam que estavam prendendo um inocente.
Como eu tinha clareza das mentiras contadas sobre mim, tomei a decisão de provar minha inocência de dentro da prisão.
Eu tinha tanta consciência da certeza que esse dia chegaria. E ele chegou.
Quando decidi marcar essa entrevista, muita gente se preocupou com meu humor.
Se tem um cidadão com razão de estar magoado com as chibatadas que recebeu sou eu. Mas não estou.
Sei o que minha família passou. Que a Marisa morreu. Poderia estar magoado. Mas não estou.
A dor que sinto não é nada diante da dor que sofrem hoje milhões de brasileiros.
A dor que eu sinto não é nada perto do que sentem os familiares das quase 270 mil vítimas do coronavírus.
A dor que eu sinto não é nada perto do que estão passando os profissionais de saúde.
Os trabalhadores do SUS, que teve seu papel tão criticado ao longo desse anos.
Queria agradecer a solidariedade de companheiros como o presidente da Argentina @alferdez. Ele foi uma das pessoas que acreditaram em mim.
Em plena campanha eleitoral ele foi a Curitiba me visitar. E foi eleito. Por isso serei sempre muito grato a ele e ao povo argentino.
Quero agradecer ao Papa Francisco (@Pontifex_pt) que quando eu estava preso fez questão de me enviar uma carta.
E por me receber no Vaticano assim que deixei a prisão para uma conversa sobre o combate à fome e à desigualdade.
A prefeita de Paris @Anne_Hidalgo, que também em plena campanha eleitoral, teve coragem de me homenagear com o título de cidadão de Paris, em um gesto de solidariedade, acreditando na minha inocência. E ela foi eleita.
Quero agradecer tantos líderes como Pepe Mujica, @BernieSanders, @evoespueblo... Martinho da Vila, Chico Buarque, Raduan Nassar, Noam Chomsky, Fernando Morais, Martin Schultz, Massimo d'Alema e tantos outros.
Quero agradecer sobretudo ao pessoal da Vigília Lula Livre.
Eles ficaram debaixo de chuva, de sol e até de bala durante 580 dias.
Aquilo foi uma das coisas mais extraordinárias que eu já vi na minha vida. E fez a prisão não ser tão ruim.
Ontem assistimos um jornal nacional épico. Quem viu nem acreditou... Pela primeira vez a verdade prevaleceu.
E a verdade dita não pela boca do PT, mas pelos ministros @gilmarmendes e Ricardo Lewandowski.
Espero que esse seja o padrão da Rede Globo daqui em diante.
E aproveito aqui pra registrar e agradecer também a coragem dos meus advogados @czmartins e @ValeskaZanin.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Pensei muito sobre o que dizer pra vocês aqui hoje. Precisamos falar sobre a situação do povo brasileiro, que não merecia estar passando pelo que estamos vivendo.
Ontem esse vírus matou quase 2 mil pessoas.
Quero avisar que semana que vem vou tomar minha vacina. E vou fazer propaganda da vacina. Todos tem que tomar.
Quero pedir a vocês: não sigam nenhuma decisão imbecil do presidente da República. Tomem vacina.
Esse presidente falava que o covid era coisa de "marica". Que era uma "gripezinha"...
Esse não pode ser o papel de um presidente da República num país civilizado.
1 - Lula retornou nesta quarta-feira (20) ao Brasil após 30 dias de viagem a Cuba. Lula estava na ilha desde 21 de dezembro, para participar do início das gravações de um documentário sobre a América Latina, produzido e dirigido pelo cineasta norte-americano Oliver Stone.
2 - Seguindo as recomendações da OMS para viagens internacionais, o ex-presidente, sua mulher Janja, e os sete integrantes de sua comitiva foram submetidos a exames de diagnóstico da Covid19 no Brasil, antes de viajar, e na data da chegada a Cuba, em 21 de dezembro.
3 - O teste de RT-PCR, obedecendo os protocolos cubanos para detectar infecções trazidas de outros países, foi repetido dia 26 de dezembro.
1 - Acompanho com angústia, preocupação e indignação a situação do povo de Manaus. Ainda mais porque quando fui presidente da República sempre respondemos rapidamente com ações do governo federal a qualquer calamidade.
2 - Manaus vive uma tragédia humana sem precedentes em sua história, pré-anunciada pelo colapso do sistema de saúde já no início desta pandemia.
3 - Quero aqui saudar e agradecer os artistas que se mobilizaram, inclusive com doações. Os governadores, sobretudo do Nordeste e do Norte, que abriram leitos para acolher pacientes de Manaus que esperavam por vagas e oxigênio nos hospitais.
1 - A extrema direita de Bolsonaro foi a grande derrotada nessas eleições. O fortalecimento da esquerda e de seus valores humanistas e de justiça social, mostra que reconstruir um outro Brasil, mais fraterno e solidário, é possível.
2 - Mesmo com os desafios impostos pela pandemia, o PT esteve nas ruas dialogando com o povo e debatendo um projeto de sociedade mais humana e menos desigual. Sairemos desse processo eleitoral fortalecidos e com nossa disposição de luta renovada pelo povo brasileiro.
3 - Parabéns aos nossos candidatos e candidatas e a nossa aguerrida militância que percorreu o país em tempos tão desafiadores. E aos nossos companheiros de outros partidos que apresentaram excelentes resultados lutando o bom combate, sem agressões e com respeito ao nosso PT.
1 - No futuro, as faculdades de jornalismo poderão estudar a reportagem do Fantástico (@showdavida) deste domingo, sobre o tema da desigualdade social no Brasil nas últimas décadas, como um exemplo de censura política. #equipeLula
2 - Há de se reconhecer o esforço da @RedeGlobo em fazer o PT desaparecer e recontar a história do Brasil. A invisibilidade e falta de voz impostas ao maior partido de oposição no país é uma insistente tentativa de colocar as lutas sociais na clandestinidade. #equipeLula
3 - Um erro pelo qual as organizações Globo disseram estar arrependidas em 2013, ao pedir desculpas pela posição vexatória em 1964. Mas essa é a tradição do maior monopólio de mídia do país. A democracia é bem vinda apenas fora de nossas fronteiras. #equipeLula
Nos últimos meses uma tristeza infinita vem apertando meu coração. O Brasil está vivendo um dos piores períodos de sua história. Estamos entregues a um governo que não dá valor à vida e banaliza a morte.
Um governo insensível, irresponsável e incompetente, que desrespeitou as normas da OMS e converteu o Coronavírus em uma arma de destruição em massa.
O mais grave de tudo isso é que Bolsonaro aproveita o sofrimento coletivo para, sorrateiramente, cometer um crime de lesa-pátria. Um crime politicamente imprescritível, o maior crime que um governante pode cometer contra seu país e seu povo: abrir mão da soberania nacional.