“A pandemia completou um ano, e o Brasil já ultrapassou o total de 11 milhões de casos e 270 mil mortes. É um Rio Grande do Sul inteiro de doentes. Em óbitos, a população inteira de cidades como Volta Redonda (RJ), Barueri (SP), Juazeiro do Norte (CE).
blogs.oglobo.globo.com/opiniao/post/n…
“Não há brasileiro que não tenha perdido ou consolado alguém enlutado pela Covid-19. Não há brasileiro que não tenha experimentado ou acompanhado o medo de quem recebeu diagnóstico positivo.
“Não há no país quem não tenha ficado sem trabalho, renda ou não saiba de gente em dificuldades financeiras. Não há brasileiro que não tenha doado ou recebido uma cesta de alimentos, um kit de higiene, uma quantia em dinheiro, um galão de água, um prato de comida.
“A devastação ultrapassou as piores previsões, e o Brasil encerra 12 meses de pandemia no pior momento em total de casos e mortes. UTIs estão em nível crítico de ocupação em 25 das 27 capitais, mapeou a Fiocruz. Faltam vacinas.
“Há pelo menos 13 milhões de desempregados no país; no Rio de Janeiro, 1,5 milhão. A FGV Social estima em 27,2 milhões o número de brasileiros na pobreza. A fome avança; os preços dos alimentos subiram 19% desde março de 2020; o auxílio emergencial foi interrompido.
“A vulnerabilidade social disparou a ponto de as organizações da sociedade civil reativarem ações humanitárias do ano passado, com menos recursos, ativistas exauridos, tal como os profissionais de saúde.
“O Brasil é um país em frangalhos, entristecido, enlutado. E o culpado é Jair. Bolsonaro, presidente da República, um mês e meio após a decretação da pandemia, num simbólico 22 de abril, liderou uma reunião ministerial em que anunciou a intenção de armar a população —e armou.
“Dois ministros da Saúde foram trocados. O general Eduardo Pazuello, no cargo há dez dos 12 meses de pandemia, está 100% envolvido na tragédia, que mata um brasileiro por minuto neste março e fez do país ameaça global pelo espalhamento de variantes do vírus.
“Perdemos um ano esperando que Palácio do Planalto e Ministério da Saúde assumissem o protagonismo devido no enfrentamento à crise sanitária. Erramos na estratégia, porque governo não há.
“Governadores articulam o Pacto Nacional em Defesa da Vida e da Saúde, que não prescinde de cientistas, empresariado e movimento social. Até aqui, 21 das 27 autoridades estaduais se comprometeram. O governador em exercício do RJ está entre os seis que não assinaram o documento
“O presidente da República e seu entorno só apareceram de máscara e viralizaram imagens de apoio à vacina depois que o ex-presidente Lula, sentenças anuladas pelo ministro Fachin, fez discurso atacando a gestão do adversário na pandemia e antecipando a campanha de 2022.
“Foi Lula quem ensinou a Bolsonaro a importância do contraditório, algo que o capitão sempre repeliu em seu governo. Pelo fato político inesperado, tomara o Brasil se convença de que a vida mora na democracia. Ditadores, autocratas, incompetentes produzem morte.”

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Flávia Oliveira

Flávia Oliveira Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @flaviaol

12 Mar
Oh, Meghan!
😭😭😭😭😭
@julianaborges_1 Minhas lágrimas na sua conta. Muitas camadas de dores.
E a Oprah é absolutamente impressionante. Ela se envolve, mas não deixa de perguntar. Uma entrevistadora cirúrgica. E o desenho: duas pretas conversando; depois o marido. É muito impressionante a estratégia.
Read 5 tweets
9 Mar
💵 Os liberais do mercado financeiro sempre rejeitaram o modelo econômico do PT. O então candidato Lula, todos lembram, divulgou a Carta ao Povo Brasileiro em 2002 se comprometendo com superávit primário, metas de inflação e câmbio flutuante. E assim o fez quando assumiu em 2003.
💵A flutuação dos ativos aconteceu (e acontecerá) em rigorosamente todas as eleições com a esquerda em vantagem. Havia preocupação, por exemplo, com a vantagem inicial de Bernie Senders nas primárias democratas nos EUA.
💵Isso é do jogo de forças da democracia. Pode e deve ser considerado. Não pode e não deve ser superdimensionado porque, ao contrário do que parece, tem a ver com crença, não com racionalidade.
Read 9 tweets
8 Mar
👇🏾É decisão que, confirmada, livra Sérgio Moro da acusação de suspeição na condenação do ex-presidente Lula no caso do triplex do Guarujá.
👇🏾A decisão do ministro Edson Fachin livra Sergio Moro da suspeição, denúncia agravada pelas gravações do caso Vaza Jato. Anula também a condenação do ex-presidente Lula no caso do Sítio de Atibaia pela juíza Gabriela Hardt, sucessora de Moro na 13° Vara Federal de Curitiba.
👇🏾Na origem, o caso do triplex do Guarujá fazia parte de investigação do MP-SP sobre a Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo. A juíza de SP transferiu o processo para o Paraná, com Moro, porque o MPF viu ligação com o escândalo de corrupção da Petrobras.
Read 6 tweets
7 Mar
👇🏾Os governadores precisam mesmo assumir o leme dessa barca desgovernada, deixar claro para a população que o governo federal acabou. O Planalto abriu mão de governar.
www1.folha.uol.com.br/colunas/painel…
👇🏾Não há possibilidade de diálogo com o governo federal. O ano de tragédia escancarou isso. Entidades médicas, organizações da sociedade civil, movimento social devem fortalecer essa aliança dos governadores. Propor e cobrar soluções deles. A vida dos brasileiros depende disso.
👇🏾Quando lançou, há duas semanas, a mobilização pelo auxílio emergencial e pela vacinação em massa, a @coalizaonegra se dirigiu também às assembleias legislativas e às câmaras municipais. As autoridades locais têm de assumir a defesa da população brasileira.
Read 14 tweets
12 Jan
🚗🚙Uma questão importante na decisão da Ford é entender por que a montadora fez do Brasil plataforma de produção de veículos de baixa demanda: EcoSport, Ka, Troller. Perdeu muitas posições no ranking nacional nos últimos anos. oglobo.globo.com/economia/ford-…
🚙🚗”A montadora fechou o ano passado com 7,1% de participação no mercado, índice que vinha em queda. Ficou no quinto lugar em vendas de carros de passeio e veículos comerciais leves, atrás de GM (17,35%), Volks (16,8%), Fiat (16,5%) e Hyundai (8,6%).”
www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/0…
🚗🚙No comunicado em inglês sobre a reestruturação, a Ford anunciou intenção de lançar veículos “conectados e elétricos” para atender a demanda por veículos “mais limpos e seguros no futuro”. O Brasil está atrasadíssimo nessa agenda.
Read 9 tweets
6 Jan
🇺🇸🇺🇸🇺🇸O nome é golpe.
🇺🇸🇺🇸🇺🇸O discurso golpista de Trump começou antes mesmo das eleições, quando o presidente lançou dúvidas sobre a votação por correio. Continuou nos dias seguintes ao pleito, quando chegou a ter discurso em rede nacional interrompido por emissoras de TV.
🇺🇸🇺🇸🇺🇸O presidente não reconheceu a vitória maiúscula de Joe Biden em total de votos e no colégio eleitoral. Agiu de todas as formas para deslegitimar e anular judicialmente o resultado das urnas. Insuflou a reação popular. O desfecho não poderia ser outro.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!