O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial é uma referência ao "Massacre de Sharpeville " (21 de março de 1960), quando 69 pessoas morreram por ataques policiais durante uma manifestação contra a "Lei do Passe" na cidade de Joanesburgo (África do Sul).  A polícia abre fogo e a multidão foge. A polícia pode se
Você saberia distinguir entre o que é preconceito racial, discriminação racial e o racismo? Apesar de haver uma grande discussão a respeito desses termos, suas aplicações e diferenças, vamos apresentar algumas definições que podem servir para uma primeira aproximação ao tema. 👇
Preconceito racial: No livro Racismo Estrutural, importante obra sobre o assunto, Silvio Almeida define como: “o juízo baseado em estereótipos acerca de indivíduos que pertençam a um determinado grupo racializado, e que pode ou não resultar em práticas discriminatórias”.
Discriminação racial: Segundo o Estatuto da Igualdade Racial de 2010, “é a manifestação do preconceito, por meio de um comportamento, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional. É toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada nessas características (...)
(...) que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada.
Racismo: Por fim, o surgimento do racismo, da forma como o conhecemos atualmente, remete a colonização europeia ao redor do mundo, como forma de justificar a dominação branca com base numa suposta inferioridade dos povos nativos da América, (...)
(...) África, Ásia, Oceania e do Oriente Médio. Ganha impulso com as teorias raciais defendidas por cientistas e políticos no século XIX. No Brasil, a instauração da escravização e da sistemática violência contra os povos indígenas e africanos contribuiu fortemente (...)
(...) para a incorporação dessas ideias por parte das instituições e pela sociedade como um todo. Segundo a concepção racista, se considera natural que exista uma hierarquia entre as pessoas na sociedade baseado em sua aparência ou origem.
No Brasil, um dos grandes obstáculos ao combate do racismo é a negação de que tal problema existiria no país. Por isso, é importante reconhecer o racismo como um problema atual, existente em diversos âmbitos da sociedade, e que está na base da reprodução das desigualdades (...)
(...) e da vulneração de direitos das populações negras e indígenas. Nesse sentido, o combate às práticas de discriminação racial é tão importante como as políticas que visam atuar sobre a reprodução das desigualdades sociais baseadas em raça.
📸 Ian Berry | Magnum Photos. (Registro do massacre de Sharpeville | 21 de março de 1960) A polícia abre fogo e a multidão foge. #CulturaEmCasa #MuseumFromHome #CulturaSP #MaisCultura #PraCegoVer | Imagem com texto alternativo.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Museu da Imigração

Museu da Imigração Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @museu_imigracao

19 Mar
Como sequência da ocupação "Cientistas sociais e o Coronavírus", em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), a publicação de hoje no #BlogdoCPPR conta com o texto de Parry Scott. Imagem retangular, colorida...
Parry é antropólogo e professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia na Universidade Federal de Pernambuco, e Coordenador do Núcleo de Família, Gênero e Sexualidade (FAGES).
Scott aborda em seu artigo os temas relacionados às mobilidades familiares nas epidemias do Zika e do Coronavírus. Confira o conteúdo 👉 ttps://bit.ly/311XQ97
Read 4 tweets
19 Mar
No próximo dia 26 (sexta-feira), às 17h, realizaremos, em uma parceria com o Ministério Público do Trabalho, UNICAMP, Núcleo de Estudos de População e Observatório das Migrações em São Paulo. Arte retangular, com fundo ...
Em uma roda de conversa, no canal do YouTube do MI, um grupo de mulheres irá compartilhar experiências e pontos de vista sobre os processos de deslocamento, desafios e projetos migratórios.
A mediação será de Catarina von Zuben, que fará perguntas sobre as vivências das convidadas Maha Mamo, primeira apátrida a receber a nacionalidade brasileira, Alba Gonzales, venezuelana, Prudence Kalambay Libonza, congolesa, Nathanael Pericles, haitiana e Isabel Torres, peruana.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!